27.8 C
Betim
sábado, 4 maio 2024

Habitantes subterrâneos

Os animais que vivem nos ambientes subterrâneos, em grutas e cavernas, revelam enigmáticos e delicados processos evolutivos que permitiram sua adaptação a ambientes inóspitos com condições extremas de vida.

Essas criaturas são dotadas de características que as tornam únicas, por viverem muito bem nestes ecossistemas, às vezes em total escuridão.

A fauna das grutas e cavernas pode ser composta de animais TROGLOXENOS, bem adaptados às cavernas, como os morcegos, mas que dependem da vida no ambiente exterior para algumas atividades.

Os animais TROGLÓFILOS que vivem exclusivamente dentro das grutas, porém apresentam representantes fora delas, com os quais inclusive podem se reproduzir.

E os animais TROGLÓBIOS, mais especializados, sem olhos e sem pigmentação, que dependem totalmente dos ambientes sob a superfície para viver.

As fotos mostram um morcego trogloxeno, uma aranha troglófila e um bagre cego, troglóbio.

Jefferson Alvarenga

Jefferson Alvarenga

Jefferson Alvarenga é criador e editor do Site Biota do Futuro. Biólogo, Pós Graduado em Gestão da Saúde Ambiental e em Imunologia e Microbiologia. Apaixonado por educação, pesquisa e por divulgação científica.
Como citar este conteúdo: ALVARENGA, Jefferson. Habitantes subterrâneos. Biota do Futuro [S.I]. Betim, Minas Gerais, 01 de abril de 2016. Notícias. Disponível em https://www.biotadofuturo.com.br/habitantes-subterraneos/. Acesso em: 04/05/2024.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

News Letter
Inscreva-se e receba nossas atualizações