21.1 C
Betim
sexta-feira, 3 maio 2024

Regulação Gênica: por que os genes ligam ou desligam?

Os genes são intervalos do DNA responsáveis por expressar instruções informacionais que promovem a síntese de proteínas que constituem as diversas estruturas dos seres vivos.

Entretanto se as informações genéticas fossem continuamente expressas pelas células, o material que ela sintetizasse, produziria um excedente que não seria vantajoso, pois que seria desnecessário, se acumularia e demandaria um consumo energético muito grande.

Para que isso não ocorra as células possuem mecanismos que permitem que alguns genes sejam ligados ou desligados a fim de que sejam ativados somente quando necessário, atendendo a necessidades específicas das células em determinado tempo, em função do seu desenvolvimento ou em resposta a reações e adaptações por causa de alterações ambientais importantes. Esses genes que são ligados e desligados conforme as necessidades específicas das células são chamados GENES REGULADOS.

Mas existem também o GENES CONSTITUTIVOS que permanecem sempre ligados integrando a maior parte do genoma, pois controlam a construção e a manutenção da estrutura geral e do metabolismo central de um organismo, independente de condições ambientais.

A forma e o momento em que os genes são ativados ou desativados pelas células é chamado de REGULAÇÃO GÊNICA e acontece de forma diferente em procariotos e eucariotos em qualquer momento do metabolismo das células embora seja mais comum durante a transcrição e são dirigidos por fatores específicos.

Os FATORES DE TRANSCRIÇÃO são proteínas específicas que se ligam a regiões reguladoras, onde são ativadas por sinais que controlam o momento em que a informação do DNA de um gene é transcrita ou seja é transferida para o mRNA.

Os fatores de transcrição são ativados por sinais ambientais e se ligam a regiões reguladoras dos genes e promovem a transcrição das informações que eles carregam conforme as necessidades demandadas pela célula ou organismo.

Bibliografia

GRANATO, Laís Moreira. Por que os genes ligam e desligam? Descascando a Ciência [S.I]. 2018, São Paulo. Blogs Unicamp.

Disponível em: https://www.blogs.unicamp.br/descascandoaciencia/2018/06/28/por-que-os-genes-ligam-e-desligam/. acesso em 26/04/2019 às 15:20 h.

Jefferson Alvarenga

Jefferson Alvarenga

Jefferson Alvarenga é criador e editor do Site Biota do Futuro. Biólogo, Pós Graduado em Gestão da Saúde Ambiental e em Imunologia e Microbiologia. Apaixonado por educação, pesquisa e por divulgação científica.
Como citar este conteúdo: ALVARENGA, Jefferson. Regulação Gênica: por que os genes ligam ou desligam? Biota do Futuro [S.I]. Betim, Minas Gerais, 26 de abril de 2019. Notícias. Disponível em https://www.biotadofuturo.com.br/regulacao-genica-por-que-os-genes-ligam-ou-desligam/. Acesso em: 03/05/2024.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

News Letter
Inscreva-se e receba nossas atualizações