29.4 C
Betim
quinta-feira, 25 abril 2024

O que é clorose?

É uma FITOPATOLOGIA, ou seja, uma patologia ou doença própria dos vegetais, caracterizada por disfunções no pigmento verde denominado clorofila presente nos cloroplastos das células destes organismos.

Pode ser causada principalmente pela carência de nutrientes diretamente envolvidos no funcionamento dessa molécula responsável pelo processo de fotossíntese dos vegetais.

A FOTOSSÍNTESE é o processo pelo qual as plantas transformam a energia luminosa do sol em energia química, armazenando-a nas ligações entre os átomos das moléculas dos compostos hidratados de carbono, mais conhecidos como açúcares ou carboidratos.

A CLOROSE pode ser o resultado da deficiência  de nutrientes diversos necessários para o pleno desenvolvimento das plantas por participarem ativamente no seu metabolismo.

Os nutrientes são absorvidos na forma de minerais do solo em sua forma iônica, ou seja na forma de ânions (mais eletronegativos) ou cátions  (menos eletronegativos).

Os minerais normalmente se encontram adsorvidos na água do solo, que é captada pelas raízes das plantas.

Os MINERAIS essenciais são: nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio, enxofre, boro, cloro, ferro, manganésio, zinco, cobre, molibidênio e níquel.

Além disso, os nutrientes podem ser de natureza NÃO MINERAL como o carbono, o hidrogênio e o oxigênio que são captados do meio ambiente na forma de GASES através de estruturas especiais denominadas ESTÔMATOS.

Alguns elementos podem ainda ser benéficos ao pleno desenvolvimento de algumas plantas, porém não são essenciais a todas elas por não fazerem parte diretamente nos seus processos vitais. São eles: sílica, sódio, cobalto e selênio.

Os minerais essenciais podem ser agrupados em duas categorias conforme a quantidade em que são necessários nos tecidos da planta.

Os MACRONUTRIENTES, são necessários em grandes concentrações, têm função estrutural e fazem parte das moléculas essenciais dos vegetais são eles o nitrogênio (N), o fósforo (P), o potássio (K), o cálcio (Ca), o magnésio (Mg), e o enxofre (S) .

Os MICRONUTRIENTES estão presentes em baixas concentrações, têm função reguladora e compõem a estrutura das enzimas. São eles o cloro (Cl), o ferro (Fe), o boro (B), o manganês (Mn), o zinco (Zn),  o cobre (Cu)e o molibdênio (Mo).

A clorose se apresenta em diversas formas nas plantas dependendo do nutriente que está com quantidades deficientes e conforme a sua função na fisiologia da planta.

Caracteriza-se por amarelecimento das folhas entre as nervuras, apresentação de manchas cloróticas, bordas com tons de verde esmaecido, acometendo as folhas mais velhas e em casos mais graves também as folhas jovens.

A planta morre, pois a clorofila não consegue desempenhar suas funções de produção de carboidratos essenciais para o seu metabolismo energético.

Entretanto esse é apenas um dos problemas da deficiência de minerais, havendo outros de menor ou maior gravidade conforme o caso.

ONDE PESQUISAMOS – Clique e saiba. Todos os direitos reservados – © Copyright 2015/2016 – Biota do Futuro.

Jefferson Alvarenga

Jefferson Alvarenga

Jefferson Alvarenga é criador e editor do Site Biota do Futuro. Biólogo, Pós Graduado em Gestão da Saúde Ambiental e em Imunologia e Microbiologia. Apaixonado por educação, pesquisa e por divulgação científica.
Como citar este conteúdo: ALVARENGA, Jefferson. O que é clorose? Biota do Futuro [S.I]. Betim, Minas Gerais, 27 de outubro de 2016. Notícias. Disponível em https://www.biotadofuturo.com.br/o-que-e-clorose/. Acesso em: 25/04/2024.

2 COMENTÁRIOS

  1. Como eu faço para corrigir a clorose??? Algumas plantas minha estão com as folhas todas amareladas e não é q vai cair, não e é a tal clorose. Como posso reverter esse problema, para q as folhas fiquem verdinhas?? Acho q eu q causei o problema depois de adubações.

    • Márcia, obrigado pela sua participação em nosso Site! Ficamos muito honrados em tê-la conosco. Mas o problema em suas plantinhas pode ser clorose por deficiência de algum nutriente embora você tenha feito adubações.

      Talvez a adubação pode não ter sido a ideal para as especificidades da espécie. Mas também pode ser outro problema. As vezes o que parece clorose pode ser um ataque por fungos, vírus, falta de luz suficiente para a fotossíntese… é preciso avaliar a situação como um todo.

      Sugerimos você procurar um especialista em uma loja de produtos agrícolas, levando uma amostra das folhas e o nome da espécie pois o profissional mais habilitado para um diagnóstico correto é o agrônomo. Obrigado por tudo! E continue conosco! Grande abraço!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

News Letter
Inscreva-se e receba nossas atualizações