22.8 C
Betim
sexta-feira, 29 março 2024

Mitocôndria, herança essencialmente materna

Você sabia que as mitocôndrias, organelas celulares responsáveis pela produção de energia para as células são uma herança exclusivamente materna?

Vamos conhecer algumas teorias a respeito?

Pois é, uma das teorias relata que no momento da fecundação, quando o espermatozóide atinge o interior do óvulo, o mesmo contribui para formação do zigoto apenas com o núcleo e o o centríolo.

A maioria das mitocôndrias do espermatozóide ficam de fora, com a cauda que fica para trás quando o mesmo adentra ao ovócito.

As poucas mitocôndrias do espermatozóide que passam são absorvidas pelo citoplasma do óvulo onde se desintegram.

Outra teoria sugere que a maioria das mitocôndrias do espermatozóide estaria localizada na peça intermediária entre a cabeça e a cauda do mesmo, que adentra junto com a cabeça no óvulo, onde as organelas produtoras de energia provenientes do espermatozóide são eliminadas por enzimas do citoplasma do gameta feminino.

Entretanto pesquisas recentes, publicadas na Revista Science dão conta de que um gene, o CPS – 6, presente no DNA mitocondrial do próprio espermatozóide é ativado ao entrar no óvulo e seria o responsável por desencadear o processo responsável pela degradação de todas as mitocôndrias paternas, inclusive seu DNA.

Uma enzima é codificada pelo gene CPS – 6 fazendo a membrana mitocondrial paterna ser digerida no início da fecundação, dando início ao processo de eliminação das mitocôndrias paternas, que é levado à termo no citoplasma do óvulo com o auxílio de outras enzimas proteolíticas presentes no citoplasma do gameta feminino.

Os pesquisadores da Universidade do Colorado – USA, chegaram a esta conclusão ao acompanhar passo a passo a fecundação num verme nematoda, o Caenorhabditis elegans.

Agora outras pesquisas serão feitas para detalhar e confirmar se o mesmo processo acontece em todas as outras espécies.

Representação esquemática de uma mitocôndria com suas cristas internas. Imagem: pixabay.com

De qualquer forma, é certo que o DNA mitocondrial paterno nunca pode ser encontrado nas células eucarióticas animais, indicando sua origem exclusivamente materna.

Então após a concepção, que envolve a fusão do pró núcleo masculino com o pró núcleo feminino no processo chamado ANFIMIXIA, apenas as mitocôndrias do óvulo permanecem.

Os estudos atuais sugerem que por algum motivo que ainda precisa ser investigado e conhecido, a degeneração das mitocôndrias paternas é um fenômeno essencial para o perfeito e correto desenvolvimento do embrião do novo ser em formação.

Bibliografia

JUNQUEIRA, Luiz C.; CARNEIRO, José. Biologia Celular e Molecular. 8ª ed. Rio de Janeiro. Guanabara Koogan S.A, 2005. 332 p.

Revista Nature – www.nature.com

ONDE PESQUISAMOS – Clique e saiba. Todos os direitos reservados – © Copyright 2015/2017 – Biota do Futuro.

Jefferson Alvarenga

Jefferson Alvarenga

Jefferson Alvarenga é criador e editor do Site Biota do Futuro. Biólogo, Pós Graduado em Gestão da Saúde Ambiental e em Imunologia e Microbiologia. Apaixonado por educação, pesquisa e por divulgação científica.
Como citar este conteúdo: ALVARENGA, Jefferson. Mitocôndria, herança essencialmente materna. Biota do Futuro [S.I]. Betim, Minas Gerais, 09 de fevereiro de 2017. Notícias. Disponível em https://www.biotadofuturo.com.br/mitocondria-heranca-materna/. Acesso em: 29/03/2024.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

News Letter
Inscreva-se e receba nossas atualizações