Imagem da Terra em infravermelho destaca crescimento das plantas

0
55
IMAGEM DA TERRA EM INFRA VERMELHO DESTACA CRESCIMENTO DE PLANTAS - FOTO - NASA

A foto obtida do espaço que ilustra este post mostra bem nítido em vermelho o norte do Brasil com sua densa floresta amazônica. Como assim? A floresta não é verde? Calma, vamos explicar!

Esta é a Terra vista do espaço fotografada pelo sistema de imagem dupla através da lente GRANDE ANGULAR, da câmera instalada a bordo da NAVE Messenger para exploração do planeta Mercúrio.

A foto foi obtida em 2005, um anos após o lançamento da espaçonave em 3 de agosto de 2004 em uma manobra da nave para corrigir seu rumo em relação à órbita da Terra, onde testou seus instrumentos tirando esta foto do seu planeta natal.

A Câmera de grande angular da MESSENGER registrava imagens em 11 comprimentos de ondas diferentes inclusive os comprimentos da luz visível e o infra vermelho.

Ao combinar as bandas de luz vermelha, azul e verde e substituindo-as pelo infravermelho a câmera da Messenger obtém assim imagens mais nítidas que aquelas em cores naturais, pois a nossa atmosfera dispersa menos a luz nos comprimentos de onda do infravermelho.

Assim, a foto mostra o norte do continente sul americano com a grande floresta tropical aparecendo em vermelho brilhante.

Estas imagens em infravermelho sendo mais nítidas revelam maiores detalhes sendo muito usadas por biólogos e ecologistas para análise das condições gerais das plantas de grandes áreas fitogeográficas.

Quanto mais as plantas aparecem nas imagens em cores próximas do infravermelho, caracterizam áreas cobertas por vegetação saudável. Se o vermelho aparece muito brilhante revela região de floresta densa e em crescimento.

Vários parâmetros além desses podem ser conhecidos, embasando estudos que podem ser aplicados em políticas governamentais para proteção de áreas de florestas naturais importantes visando a proteção da imensa biodiversidade que que elas abrigam, bem como os corpos d’ água a elas associados.

Bibliografia

Fonte das informações:
https://www.nasa.gov/content/false-color-image-of-earth-highlights-plant-growth

Foto:
https://www.nasa.gov/sites/default/files/styles/full_width_feature/public/earthinfrared_mes_2005214_lrg.jpg?itok=0vVfKeyN

ONDE PESQUISAMOS – Clique e saiba. Todos os direitos reservados – © Copyright 2015/2017 – Biota do Futuro.

Deixe uma resposta