Pesquisar

Angiospermas – Parte 1

Continuando o assunto sobre evolução das plantas, vamos conhecer as ANGIOSPERMAS, plantas vasculares com sementes, mas com uma inovação em relação às demais, a saber a presença de flores.

A FLOR é onde se desenvolve a semente e nesta o embrião. Nesse grupo de plantas a semente não é mais nua. Ela fica guardada em um recipiente, o fruto. O fruto é o resultado final do desenvolvimento da flor.

As angiospermas compõem o maior grupo de organismos fotossintetizantes do planeta. São extremamente diversas e por compartilharem características únicas, são derivadas de um único ancestral comum.

Em termos de tamanho podem ter desde 1 milímetro, como as lentilhas d` água, e até ultrapassar os 100 metros de altura e os 20 metros de diâmetro. Além disso, podem viver nos mais diversos ambientes.

Compreendem inúmeras linhagens evolutivas algumas com poucos membros. Duas classes que se destacam por englobar o maior número de espécies, as monocotiledôneas e as eudicotiledôneas.

A maioria das angiospermas é de vida livre. Mas existem algumas espécies que são parasitas, possuindo haustórios que são órgãos de absorção de seiva de seus hospedeiros e outras espécies que são saprófitas, pois obtêm seu alimento a partir de matéria orgânica degradada.

O termo angiosperma deriva do grego onde, “angeion” siginifica recipiente e “sperm” significa semente. Então nesse grupo de plantas os óvulos se desenvolvem em sementes após a fecundação e os ovários em frutos que abrigam as sementes.

Os frutos, por suas características de cores, sabores e valor nutritivo se constituem nos mais espetaculares, atrativos e eficientes elementos de dispersão das sementes por vários grupos de animais que deles se alimentam Isso faz das plantas com flores aquelas de maior sucesso ecológico em todos os habitats da terra.

As flores são magníficos instrumentos que favorecem a diversidade biológica das plantas pelas grandes possibilidades de trocas gênicas, resultado da polinização cruzada entre diversos organismos da mesma espécie.

As plantas com flores utilizam-se de estratégias maravilhosas para atrair os polinizadores de diversos tipos, como a cor, o perfume, o néctar e a morfologia das mesmas.

No próximo post sobre o assunto, vamos conhecer os detalhes da anatomia e fisiologia da flor e como ocorre a fecundação em angiospermas. Não deixe de acompanhar.

* O conteúdo do site é produzido a partir de fatos concretos e de conhecimento baseado em evidências. Novas informações e ou avanços da ciência podem ensejar atualizações e aprimoramentos. Encontrou algum equívoco? Reporte-nos! *


Foto de Jefferson Alvarenga

Jefferson Alvarenga

Jefferson Alvarenga é criador e editor do Site Biota do Futuro. Biólogo, Pós Graduado em Gestão da Saúde Ambiental e em Imunologia e Microbiologia. Apaixonado por educação, pesquisa e por divulgação científica.

Como citar este conteúdo: ALVARENGA, Jefferson. Angiospermas – Parte 1. Biota do Futuro. Betim, 2 de maio de 2015. Disponível em: https://www.biotadofuturo.com.br/angiospermas-parte-1/. Acesso em 02/05/2025 às 08:17 h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

News Letter

Inscreva-se e receba nossas atualizações