Regulação Gênica: por que os genes ligam ou desligam?

Os genes são intervalos do DNA responsáveis por expressar instruções informacionais que promovem a síntese de proteínas que constituem as diversas estruturas dos seres vivos.

Entretanto se as informações genéticas fossem continuamente expressas pelas células, o material que ela sintetizasse, produziria um excedente que não seria vantajoso, pois que seria desnecessário, se acumularia e demandaria um consumo energético muito grande.

Para que isso não ocorra as células possuem mecanismos que permitem que alguns genes sejam ligados ou desligados a fim de que sejam ativados somente quando necessário, atendendo a necessidades específicas das células em determinado tempo, em função do seu desenvolvimento ou em resposta a reações e adaptações por causa de alterações ambientais importantes. Esses genes que são ligados e desligados conforme as necessidades específicas das células são chamados GENES REGULADOS.

Mas existem também o GENES CONSTITUTIVOS que permanecem sempre ligados integrando a maior parte do genoma, pois controlam a construção e a manutenção da estrutura geral e do metabolismo central de um organismo, independente de condições ambientais.

A forma e o momento em que os genes são ativados ou desativados pelas células é chamado de REGULAÇÃO GÊNICA e acontece de forma diferente em procariotos e eucariotos em qualquer momento do metabolismo das células embora seja mais comum durante a transcrição e são dirigidos por fatores específicos.

Os FATORES DE TRANSCRIÇÃO são proteínas específicas que se ligam a regiões reguladoras, onde são ativadas por sinais que controlam o momento em que a informação do DNA de um gene é transcrita ou seja é transferida para o mRNA.

Os fatores de transcrição são ativados por sinais ambientais e se ligam a regiões reguladoras dos genes e promovem a transcrição das informações que eles carregam conforme as necessidades demandadas pela célula ou organismo.

Bibliografia

GRANATO, Laís Moreira. Por que os genes ligam e desligam? Descascando a Ciência [S.I]. 2018, São Paulo. Blogs Unicamp.

Disponível em: https://www.blogs.unicamp.br/descascandoaciencia/2018/06/28/por-que-os-genes-ligam-e-desligam/. acesso em 26/04/2019 às 15:20 h.

* O conteúdo do site é produzido a partir de fatos concretos e de conhecimento baseado em evidências. Novas informações e ou avanços da ciência podem ensejar atualizações e aprimoramentos. Encontrou algum equívoco? Reporte-nos! *
Foto de Jefferson Alvarenga

Jefferson Alvarenga

Jefferson Alvarenga é criador e editor do Site Biota do Futuro. Biólogo, Pós Graduado em Gestão da Saúde Ambiental e em Imunologia e Microbiologia. Apaixonado por educação, pesquisa e por divulgação científica.

Como citar este conteúdo: ALVARENGA, Jefferson. Regulação Gênica: por que os genes ligam ou desligam?. Biota do Futuro. Betim, 26 de abril de 2019. Disponível em: https://www.biotadofuturo.com.br/regulacao-genica-por-que-os-genes-ligam-ou-desligam/. Acesso em 19/01/2026 às 17:32 h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News Letter

Inscreva-se e receba nossas atualizações

    Como surgiram os átomos? Será que eles continuam se formando?
    05 maio

    Como surgiram os átomos? Será que eles continuam se formando?

    Hoje vamos falar um pouquinho sobre a origem dos átomos.

    Incêndios florestais no Brasil, fumaça aumentará e chegará no extremo sul da américa latina
    09 set

    Incêndios florestais no Brasil, fumaça aumentará e chegará no extremo sul da américa latina

    Buenos Aires e Montevideo também também serão atingidos pela fumaça

    Brasil ultrapassa 1 milhão de casos de Dengue em 2025
    23 abr

    Brasil ultrapassa 1 milhão de casos de Dengue em 2025

    É alarmante, o número de possíveis casos de Dengue já

    Telescópio com a maior câmera do mundo registra imagens incríveis do universo
    28 jun

    Telescópio com a maior câmera do mundo registra imagens incríveis do universo

    Imagens impressionantes do universo, cenas de tirar o fôlego. Um