Coral gigantesco é registrado por cientistas nas ilhas Salomão

PUBLICIDADE


O enorme animal foi descoberto por uma equipe de exploradores em uma expedição científica às Ilhas Salomão.

Exploradores marinhos da National Geographic registraram o maior coral já documentado até agora, com aproximadamente 34 metros de comprimento por 32 metros de largura.

Os integrantes da equipe científica da National Geographic apontaram um local próximo ao arquipélago Três Irmãs, na província de Makira-Ulawa como o ponto exato onde o coral foi encontrado.

O explorador Enric Sala, do programa Pristine Seas, liderou a descoberta e comparou o feito a encontrar a árvore mais alta do mundo apontou matéria publicada em O Antagonista.

O programa Pristine Seas da National Geographic visa conservar áreas marinhas ainda intocadas.

Os corais são organismos essenciais à biodiversidade e à sustentação da vida nos ecossistemas marinhos. Eles se constituem no habitat para inumeráveis espécies, oferecendo abrigo e forrageamento.

Variadas interações ecológicas importantes tornam os ambientes onde os corais se desenvolvem em delicados bioindicadores do equilibrio ambiental nesses ecossistemas.

Um coral com as dimensões deste, encontrado pelos pesquisadores, pode ter uma idade avançada. Estudos subsequentes podem fornecer dados valiosos sobre as condições oceânicas ao longo dos anos em que o mesmo se desenvolveu.

Sob a ótica relacionada ao impacto das mudanças climáticas nos oceanos, a descoberta pode incentivar políticas de proteção mais rigorosas, tanto local quanto globalmente.

A necessidade urgente de preservar locais essenciais para a vida em todos os ambientes da Terra faz parte da preocupação dos organismos governamentais em todo o planeta.

Os ambientes marinhos em especial têm enfrentado ameaças crescentes envolvendo poluição, aquecimento das águas, acidificação e exploração de recursos sem um manejo que seja minimamente sustentável e ambientalmente responsável.

A raridade deste achado convoca a todos a uma reflexão, mas principalmente a uma ação imediata e específica, a fim de salvaguardar este e outros tesouros da biologia em prol da atual e das futuras gerações.

Imagem da Capa – Corais – Foto de Francesco Ungaro – pexels.com – Disponível em:: https://www.pexels.com/pt-br/foto/cardume-de-peixes-na-agua-3189106/ – Imagem apenas ilustrativa 

* O conteúdo do site é produzido a partir de fatos concretos e de conhecimento baseado em evidências. Novas informações e ou avanços da ciência podem ensejar atualizações e aprimoramentos. Encontrou algum equívoco? Reporte-nos! *
Foto de Jefferson Alvarenga

Jefferson Alvarenga

Jefferson Alvarenga é criador e editor do Site Biota do Futuro. Biólogo, Pós Graduado em Gestão da Saúde Ambiental e em Imunologia e Microbiologia. Apaixonado por educação, pesquisa e por divulgação científica.

Como citar este conteúdo: ALVARENGA, Jefferson. Coral gigantesco é registrado por cientistas nas ilhas Salomão. Biota do Futuro. Betim, 13 de agosto de 2025. Disponível em: https://www.biotadofuturo.com.br/coral-gigantesco-e-registrado-por-cientistas-nas-ilhas-salomao/. Acesso em 11/01/2026 às 05:57 h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News Letter

Inscreva-se e receba nossas atualizações

    Nasa encontra ingredientes essenciais à vida em amostras obtidas do asteróide Bennu
    28 mar

    Nasa encontra ingredientes essenciais à vida em amostras obtidas do asteróide Bennu

    Existem váriass teorias sobre o surgimento da vida na Terra.

    Amazônia é responsável por 10% do plástico despejado nos oceanos, aponta estudo
    30 set

    Amazônia é responsável por 10% do plástico despejado nos oceanos, aponta estudo

    A Amazônia é a maior bacia hidrográfica do planeta e possui o segundo rio mais poluído por plástico do mundo – Informou a Fiocruz Amazônia.

    Como surgiram os átomos? Será que eles continuam se formando?
    05 maio

    Como surgiram os átomos? Será que eles continuam se formando?

    Hoje vamos falar um pouquinho sobre a origem dos átomos.

    Neurônios evitam usar glicose para economizar energia e proteger o cérebro, diz estudo
    28 jul

    Neurônios evitam usar glicose para economizar energia e proteger o cérebro, diz estudo

    O cérebro é um órgão excepcionalmente exigente em aporte de

    Em cerca de 250 Milhões de anos surgirá um novo supercontinente dizem cientistas
    22 fev

    Em cerca de 250 Milhões de anos surgirá um novo supercontinente dizem cientistas

    A estrutura da Terra é composta por crosta, manto superior,

    O que é carbono azul?
    08 mar

    O que é carbono azul?

    Carbono azul é o termo utilizado para descrever o CO2

    Biologia vegetal
    08 dez

    Biologia vegetal

    AS ANGIOSPERMAS O nome deriva do grego “angeion“, vaso, recipiente