Saúde Ocular: Fiocruz premia projeto inovador realizado em Betim

PUBLICIDADE


Um projeto inovador em sáude ocular desenvolvido no município de Betim foi reconhecido pela Fiocruz durante o XXXVIII Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

O evento foi realizado de 15 a 18 de junho no Expominas, em Belo Horizonte.

Betim participou com o Projeto “Prevenção e Cuidado: Implantação do Serviço de Telerretinografia para Usuários Diabéticos”, o qual foi premiado como o melhor trabalho da região Sudeste, na 4ª edição do Prêmio IdeiaSUS, iniciativa da Fiocruz em parceria com o Conasems.

A avaliação para a premiação considerou critérios como relevância, inovação, aplicabilidade, resultados alcançados e apresentação oral.

O projeto de Betim compõe um seleto grupo de cinco experiências reconhecidas nacionalmente entre centenas de práticas inscritas, abordando temas diversos em sáude pública. A conquista é de grande relavância para a cidade.

Premiação do Projeto em Saúde Ocular de Betim durante o Conasems em Belo Horizonte – Foto PMB – Divulgação

A premiação aconteceu durante a 20ª Mostra “Brasil, Aqui Tem SUS” na última terça-feira, dia 17 de junho, em cerimônia que que destacou experiências inovadoras e bem-sucedidas do Sistema Único de Saúde (SUS).

O projeto vencedor é apoiado pelo Núcleo de Telessaúde da Faculdade de Medicina da UFMG (NUTEL).

A parceria com a UFMG, ampliou sobremaneira a oferta de exames para rastreamento da retinopatia diabética, principal causa de cegueira evitável em adultos, com foco em usuários de alto risco.

Segundo matéria publicada no Portal de Notícias da Prefeitura, desde sua implantação, em julho de 2024, a capacidade mensal para realização dos exames específicos, passou de 70 para até 170 pacientes atendidos.

Em 2025 a PUC Betim, integrou a parceria, aumentando a oferta de exames, realizando também até 21 exames por dia.

O serviço é integrado à linha de cuidado de hipertensão e diabetes (HAS/DM). O exame é não invasivo, a captação de imagens é feita por um profissional habilitado e o laudo remoto é emitido por especialistas em até 72 horas.

“Até o momento, mais de 520 exames foram realizados com 34,7% apresentando alterações sugestivas de retinopatia, o que tem permitido a triagem precoce e o encaminhamento prioritário para oftalmologia” – informou o Portal da Prefeitura.

Fabrícia Pugedo, da Secretaria de Saúde de Betim e uma das autoras do trabalho, comemorou, realçando que o compromisso da cidade com a inovação e a promoção do cuidado integral em saúde, foi evidenciado com o reconhecimento pela Fiocruz.

“Ser reconhecida pela Fiocruz entre tantas experiências de excelência nos enche de orgulho. Esse prêmio mostra que o SUS Betim é capaz de transformar desafios em soluções concretas, com projetos que unem inovação, ciência e cuidado com as pessoas. A ampliação da telerretinografia é um marco para a saúde ocular na nossa cidade, e reforça nosso compromisso com um SUS cada vez mais resolutivo, eficiente e humano” – destacou.

As experiências vencedoras do IdeiaSUS, entre as quais está o trabalho desenvolvido em Betim, receberão um troféu e um certificado e também passarão por um acompanhamento técnico da Fiocruz por 12 meses. Um livro e um vídeo documental serão produzidos.

Com Informações da Prefeitura Municipal de Betim – Superintendência de Imprensa – SECOM – Divulgação

Imagem da Capa – Foto de José Antonio Otegui Auzmendi – pexels.com – Disponível em: https://www.pexels.com/pt-br/foto/optometrista-examinando-paciente-com-lampada-de-fenda-32209715/

Imagem do texto: Premiação do Projeto em Saúde Ocular de Betim durante o Conasems em Belo Horizonte – Foto PMB – Divulgação

* O conteúdo do site é produzido a partir de fatos concretos e de conhecimento baseado em evidências. Novas informações e ou avanços da ciência podem ensejar atualizações e aprimoramentos. Encontrou algum equívoco? Reporte-nos! *
Foto de Jefferson Alvarenga

Jefferson Alvarenga

Jefferson Alvarenga é criador e editor do Site Biota do Futuro. Biólogo, Pós Graduado em Gestão da Saúde Ambiental e em Imunologia e Microbiologia. Apaixonado por educação, pesquisa e por divulgação científica.

Como citar este conteúdo: ALVARENGA, Jefferson. Saúde Ocular: Fiocruz premia projeto inovador realizado em Betim. Biota do Futuro. Betim, 26 de junho de 2025. Disponível em: https://www.biotadofuturo.com.br/saude-ocular-fiocruz-premia-projeto-inovador-realizado-em-betim/. Acesso em 11/01/2026 às 17:36 h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News Letter

Inscreva-se e receba nossas atualizações

    Pelo direito de nascer, vida SIM, aborto NÃO!
    23 nov

    Pelo direito de nascer, vida SIM, aborto NÃO!

    O site Biota do Futuro preza pela vida. Defender a

    O que é a floresta do futuro?
    02 dez

    O que é a floresta do futuro?

    As florestas obedecem uma configuração organizada em diferentes camadas arbóreas.

    Mamíferos peçonhentos, existem?
    05 jul

    Mamíferos peçonhentos, existem?

    Por incrível que pareça, a resposta é sim. Embora raros,

    Em cerca de 250 Milhões de anos surgirá um novo supercontinente dizem cientistas
    22 fev

    Em cerca de 250 Milhões de anos surgirá um novo supercontinente dizem cientistas

    A estrutura da Terra é composta por crosta, manto superior,

    Camuflagem e predação
    05 ago

    Camuflagem e predação

    Hoje trazemos para vocês um caso curioso de camuflagem. O

    Mapa 3D da pré-história é descoberto na França
    20 jan

    Mapa 3D da pré-história é descoberto na França

    Em estudo publicado no Oxford Journal of Archaeology, pesquisadores do

    O que é o “oxigênio negro” do fundo do oceano?
    15 ago

    O que é o “oxigênio negro” do fundo do oceano?

    O oxigênio é um elemento importantíssimo da atmosfera da Terra

    Coral gigantesco é registrado por cientistas nas ilhas Salomão
    13 ago

    Coral gigantesco é registrado por cientistas nas ilhas Salomão

    O enorme animal foi descoberto por uma equipe de exploradores