Síndrome respiratória aguda grave: Betim decreta Estado de Emergência

PUBLICIDADE


Um cenário epidemiológico preocupante colocou em alerta as autoridades em saúde pública de Betim nas últimas semanas.

Trata-se da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), situação infecciosa que tem afetado principalmente crianças de até 14 anos.

Segundo o boletim InfoGripe, divulgado no dia 3 de abril pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), há aumento expressivo na circulação de vírus respiratórios, com destaque para o vírus sincicial respiratório (VSR) e o rinovírus.

Na região Sudeste do Brasil a situação já vinha chamando a atenção do Sistema de Saúde. O crescimento dos casos de SRAG tem acontecido principalmente nos estados de São Paulo, Espírito Santo e Minas Gerais.

O quadro, especialmente em Betim tem sobrecarregado várias unidades de saúde, com as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Teresópolis, Norte, Alterosas e PTB operando com lotação máxima nos útimos dias.

O número de crianças com quadros respiratórios severos, necessitando intubação, suporte ventilatório e alimentação assistida, vêm crescendo de forma abrupta na cidade.

As unidades de internação pediátrica do Hospital Regional de Betim e do Centro Materno-Infantil, atingiram 100% da capacidade de leitos.

Em toda a região metropolitana os leitos hospitalares têm estado totalmente ocupados, com vários pacientes aguardando transferência, o que torna a situação ainda mais crítica.

Diante disso, o Prefeito de Betim Heron Guimarães, no dia 16/04, quarta-feira da semana passada, colocou o município em Estado de Emergência em Saúde Pública para fins de prevenção e enfrentamento da síndrome respiratória.

A medida foi estabelecida pelo Decreto nº 48.283, publicado no Órgão Oficial do Município, dando ênfase especialmente ao atendimento pediátrico.

O prefeito de Betim, Heron Guimarães está atento: “Estamos adotando todas as medidas necessárias para proteger nossas crianças e garantir o atendimento emergencial à população” – afirmou o chefe do executivo municipal.

“O momento exige atenção, união de esforços e agilidade para conter o avanço da síndrome respiratória em nosso município” – Completou o Prefeito

O Decreto determina que as ações e serviços voltados ao enfrentamento da emergência, terão validade inicial de 120 dias, podendo ser prorrogadas de acordo com a evolução dos indicadores epidemiológicos.

A Secretaria Municipal de Saúde coordenará todas as medidas necessárias.

“Enquanto perdurar a situação de emergência, todas as redes hospitalares que prestam serviços ao SUS Betim devem adotar medidas administrativas imediatas para priorizar a liberação de leitos clínicos, unidades de suporte ventilatório e UTIs pediátricas para atendimento aos casos de SRAG” – Deterrmina o Decreto.

 

Com Informações da Prefeitura Municipal de Betim – Superintendência de Imprensa – SECOM – Divulgação

Imagem da capa – Foto de Pavel Danilyuk – pexels.com – Disponível em: https://www.pexels.com/pt-br/foto/mulher-computador-portatil-laptop-notebook-5998448/ – Imagem apenas ilustrativa

* O conteúdo do site é produzido a partir de fatos concretos e de conhecimento baseado em evidências. Novas informações e ou avanços da ciência podem ensejar atualizações e aprimoramentos. Encontrou algum equívoco? Reporte-nos! *
Foto de Jefferson Alvarenga

Jefferson Alvarenga

Jefferson Alvarenga é criador e editor do Site Biota do Futuro. Biólogo, Pós Graduado em Gestão da Saúde Ambiental e em Imunologia e Microbiologia. Apaixonado por educação, pesquisa e por divulgação científica.

Como citar este conteúdo: ALVARENGA, Jefferson. Síndrome respiratória aguda grave: Betim decreta Estado de Emergência. Biota do Futuro. Betim, 22 de abril de 2025. Disponível em: https://www.biotadofuturo.com.br/sindrome-respiratoria-aguda-grave-betim-decreta-estado-de-emergencia/. Acesso em 11/01/2026 às 17:41 h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News Letter

Inscreva-se e receba nossas atualizações

    Pesquisadores descobrem mecanismo do sistema imunológico até então desconhecido
    23 maio

    Pesquisadores descobrem mecanismo do sistema imunológico até então desconhecido

    Uma pesquisa recente realizada por cientistas israelenses e apoiada pelo

    O que é o lunistício? Como ele acontece e com que periodicidade?
    21 jun

    O que é o lunistício? Como ele acontece e com que periodicidade?

    Em determinadas épocas a Lua passa mais tempo brilhando no

    Fóssil de anfíbio gigante mais antigo que os dinossauros é encontrado no Rio Grande do Sul
    06 maio
    Mapa 3D da pré-história é descoberto na França
    20 jan

    Mapa 3D da pré-história é descoberto na França

    Em estudo publicado no Oxford Journal of Archaeology, pesquisadores do

    Ecologia de comunidades: O que é um ecótono? O que é efeito de borda?
    12 nov

    Ecologia de comunidades: O que é um ecótono? O que é efeito de borda?

    Um ambiente de transição nítido entre dois ou mais biomas

    Registro fóssil de aranha de 308 milhões de anos intriga cientistas
    20 maio

    Registro fóssil de aranha de 308 milhões de anos intriga cientistas

    O fóssil do artrópode datado do Período Carbonífero da Era

    Jequitibá-rosa de 500 anos é encontrado no Rio de Janeiro
    02 nov

    Jequitibá-rosa de 500 anos é encontrado no Rio de Janeiro

    Pesquisadores da Estação Biológica Fiocruz Mata Atlântica (EFMA), estimaram a idade do espécime arbóreo em torno de 500 anos

    Crise humanitária persiste em Terra Yanomami
    22 nov

    Crise humanitária persiste em Terra Yanomami

    A Terra Yanomami é o maior território indígena do Brasil com quase 10 milhões de hectares compreendendo domínios dos estados do Amazonas e Roraima

    Pampa tem a maior perda de vegetação dos últimos 40 anos, diz MapBiomas 
    10 out

    Pampa tem a maior perda de vegetação dos últimos 40 anos, diz MapBiomas 

    O avanço exploratório sobre o Pampa, afetou principalmente a vegetação de campos nativos