30 C
/ MARCA REGISTRADA / Todos os direitos reservados / BETIM - MINAS GERAIS
sexta-feira, 17 novembro, 2017
IMG_20150906_090916502

Foto: Biota do Futuro – Ipê Amarelo

“A terra é um pálido ponto azul” (Carl Sagan) imersa no vasto oceano cósmico. Vista dos confins do universo, não passa de um pontinho tênue na imensidão do espaço.

Possui uma biosfera que sustenta a vida devido a uma conjunção de diversos fatores que em interação, favoreceram ao longo de bilhões de anos o surgimento e evolução dos seres vivos.

Entretanto, o surgimento da espécie humana, trouxe alterações nas paisagens naturais do planeta que modificam e comprometem o delicado equilíbrio dos ecossistemas, ameaçando a sustentação da vida.

Nosso planeta é muito frágil. Precisamos cuidar bem dele a fim de que as atividades antrópicas não afetem de forma irreversível as condições de vida que ele oferece, alterando sua capacidade de suporte e resiliência, colocando em risco a existência da civilização humana e dos outros seres em sua crosta.

Qual a nossa missão para com os outros seres que habitam conosco o planeta? Onde estamos sendo éticos em nossas ações na biosfera? Será que precisamos rever nossos modos de produção e consumo atuais, que estão exaurindo de forma acelerada os recursos naturais? Somos uma ameaça para nós mesmos e os outros entes naturais do nosso globo? Que futuro nós queremos?

O futuro que queremos, precisamos construí-lo agora!