24.9 C
Betim
quinta-feira, 16 maio 2024

Programa de Internação Domiciliar Ortopédico é sucesso em Betim

Criado em agosto de 2023 pela Prefeitura de Betim para trazer mais conforto e qualidade na assistência aos pacientes que aguardam por cirurgia ortopédica e, dessa forma, otimizar a ocupação dos leitos de enfermaria do Hospital Público Regional (HPRB), o Programa de Internação Domiciliar Ortopédico (PID Ortopédico) já atendeu 104 pacientes em três meses de implantação. 

Em agosto, foram admitidos no programa 19 pacientes de Betim e quatro de Mateus Leme. Em setembro, foram 35 pacientes, todos de Betim. Em outubro, 44 pacientes de Betim e dois de Mateus Leme. Desses, 101 já foram encaminhados para  atendimento cirúrgico e receberam alta do programa. Atualmente, quatro pessoas estão sendo atendidas pelo PID Ortopédico e aguardam em casa pela realização do procedimento com o suporte dos profissionais da saúde. 

Para ser admitido pelo PID Ortopédico, o paciente deve estar internado no HPRB aguardando por cirurgia ortopédica, apresentar condições clínicas estáveis e passar por avaliação criteriosa de médicos clínicos e ortopedistas. Outros fatores sociais também são considerados para a desospitalização, como a possibilidade de manter um cuidador (familiar ou amigo) em casa e a estrutura do domicílio, que deve permitir a segurança do paciente que tem limitações motoras. 

Estando apto, o paciente é liberado para aguardar o procedimento em casa e já sai do hospital com a cirurgia agendada. Em casa, esse paciente é acompanhado diariamente pela equipe multiprofissional do PID, composta por um médico ortopedista, um médico clínico geral, um enfermeiro, um assistente social e seis técnicos de enfermagem. Em média, o tempo de espera em domicílio até o retorno para a realização do procedimento é de cerca de sete dias. 

“O PID Ortopédico está sendo uma experiência muito exitosa, que nos permitiu melhorar o atendimento do Hospital Regional, liberando leitos para atendimentos mais urgentes e com mais agilidade. Além disso, possibilita uma assistência mais humanizada, diminuindo o tempo de permanência em internação e os riscos de infecção”, explica o secretário de Assistência à Saúde, Joanilson Guimarães. 

O instrutor de autoescola Fábio Márcio Barcelos dos Santos, 41 anos, foi acompanhado pelo PID Ortopédico por cerca de uma semana até a realização da cirurgia no último sábado (4) e ficou muito satisfeito com o atendimento recebido. Para ele, aguardar pelo procedimento em casa, com o apoio da família, foi muito melhor do que ficar internado no hospital. “Acho muito plausível esse programa. Fui beneficiado, tomei os remédios certinho, com muita responsabilidade, fiz o repouso necessário. As meninas (equipe de atendimento domiciliar) foram uma gracinha e estiveram comigo todos os dias. O programa é muito bom e só tenho a agradecer”, afirmou. 

*Informações Prefeitura de Betim – Secretaria Comunicação – Saiba mais AQUI.

Jefferson Alvarenga

Jefferson Alvarenga

Jefferson Alvarenga é criador e editor do Site Biota do Futuro. Biólogo, Pós Graduado em Gestão da Saúde Ambiental e em Imunologia e Microbiologia. Apaixonado por educação, pesquisa e por divulgação científica.
Como citar este conteúdo: ALVARENGA, Jefferson. Programa de Internação Domiciliar Ortopédico é sucesso em Betim. Biota do Futuro [S.I]. Betim, Minas Gerais, 13 de novembro de 2023. Notícias. Disponível em https://www.biotadofuturo.com.br/programa-de-internacao-domiciliar-ortopedico-e-sucesso-em-betim/. Acesso em: 16/05/2024.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

News Letter
Inscreva-se e receba nossas atualizações