O que são corredores de biodiversidade?


Antes de responder a essa pergunta precisamos conhecer o conceito de BIODIVERSIDADE.

Biodiversidade é a diversidade da vida, compreendida por sua variedade de espécies, com seres de múltiplas formas cores e tamanhos, que evoluíram por adaptação às mais variadas condições ambientais durante bilhões de anos e que interagem entre si e com o meio ambiente, modificando-o e dele recebendo influência.

Corredores ecológicos ou CORREDORES DE BIODIVERSIDADE são espaços ambientais, com vegetação natural original preservada, ou espaços semi naturais que formam elos de conexão entre os diversos ecossistemas ou partes de uma mesma região natural separadas ou fragmentadas por causas naturais ou atividades antrópicas.

Eles integram e interligam diversos ambientes, que precisam estar conectados para a preservação, a sobrevivência e a evolução dos diversos organismos vivos.

São importantíssimos para o deslocamento de espécies, atividade necessária para evitar a perda da biodiversidade, na medida em que propicia as trocas gênicas e a dispersão de sementes que favorecem os processos de crescimento e sustentação dos sistemas naturais, a sucessão ecológica, o equilíbrio ambiental e os níveis adequados da densidade populacional dos diversos organismos.

Cada espécie tem uma tarefa específica no planeta e uma posição na cadeia alimentar que faz parte do equilíbrio sistêmico que é sustentado por delicadas interações.

O desaparecimento de uma espécie provoca uma desarmonia e traz prejuízo aos serviços ambientais prestados pelos diversos elementos biológicos como polinização, controle de agentes e vetores patológicos, sequestro de carbono, preservação da microbiota, manutenção dos ciclos biogeoquímicos, do ciclo de nutrientes e dos ciclos climáticos entre outros.



Interromper ou fragmentar ambientes sem conectá-los através dos corredores de biodiversidade pode alterar as condições de sobrevivência, provocar o isolamento reprodutivo e provocar mesmo a extinção de espécies com perdas irreparáveis na economia da natureza.

* O conteúdo do site é produzido a partir de fatos concretos e de conhecimento baseado em evidências. Novas informações e ou avanços da ciência podem ensejar atualizações e aprimoramentos. Encontrou algum equívoco? Reporte-nos! *
Foto de Jefferson Alvarenga

Jefferson Alvarenga

Jefferson Alvarenga é criador e editor do Site Biota do Futuro. Biólogo, Pós Graduado em Gestão da Saúde Ambiental e em Imunologia e Microbiologia. Apaixonado por educação, pesquisa e por divulgação científica.

Como citar este conteúdo: ALVARENGA, Jefferson. O que são corredores de biodiversidade?. Biota do Futuro. Betim, 4 de fevereiro de 2016. Disponível em: https://www.biotadofuturo.com.br/o-que-sao-corredores-de-biodiversidade/. Acesso em 30/01/2026 às 14:32 h.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News Letter

Inscreva-se e receba nossas atualizações

    O que é um báculo e porque os machos da espécie humana não o têm?
    04 jun

    O que é um báculo e porque os machos da espécie humana não o têm?

    O báculo é um osso peniano encontrado em alguns mamíferos,

    Vida sob ameaça: os grandes eventos de extinção da história do nosso planeta
    16 abr

    Vida sob ameaça: os grandes eventos de extinção da história do nosso planeta

    O registro fóssil nos conta sobre evidências de vida antiga

    O que é o lunistício? Como ele acontece e com que periodicidade?
    21 jun

    O que é o lunistício? Como ele acontece e com que periodicidade?

    Em determinadas épocas a Lua passa mais tempo brilhando no

    É possível morrer de rir? Parece estranho, mas pode acontecer
    04 set

    É possível morrer de rir? Parece estranho, mas pode acontecer

    Historicamente, casos de morte por riso foram documentados desde a Grécia Antiga até aos dias mais atuais.

    Quais os únicos mamíferos do mundo que possuem escamas?
    16 jun

    Quais os únicos mamíferos do mundo que possuem escamas?

    Os pangolins são criaturas incríveis e únicas, com adaptações evolutivas

    Estrela com a menor quantidade de metais já descoberta foi formada logo após o Big Bang, dizem astrônomos 
    10 dez

    Estrela com a menor quantidade de metais já descoberta foi formada logo após o Big Bang, dizem astrônomos 

    As estrelas formadas em períodos muito próximos à origem do universo, são quase totalmente desprovidas de elementos pesados