27.9 C
Betim
domingo, 28 abril 2024

O que é um aquífero

É toda formação geológica subterrânea capaz de armazenar água e que possua permeabilidade que permita sua movimentação sob condições de pressões hidrostáticas diferenciais.

A formação do aquífero se deve à percolação de água através das camadas porosas da superfície da crosta através dos solos e das rochas até encontrar uma camada impermeável onde se acumula formando um depósito dinâmico que pode fluir ou ascender à superfície.

Essa mobilidade de um aquífero é que vai então permitir a formação de nascentes, ressurgências, ou afloramentos que darão origem a depósitos superficiais, como lagos ou lagoas ou corpos fluviais, os rios.

Segundo a forma de armazenamento os aquíferos podem ser:

1. Livres ou freáticos: são aqueles mais próximos da superfície estando sob influência da pressão atmosférica, estando portanto este lençol freático disponível para descarga superficial. A circulação da água é mais intensa.

2. Confinados ou artesianos: são aqueles localizados a grande profundidade, entre duas camadas geológicas impermeáveis, que pode se rocha ou argila, estando sujeitas a uma pressão maior do que a atmosférica. A circulação da água é menos intensa.

Conforme o tipo de rocha um aquífero pode ser:

1. Poroso: São aqueles encontrados em terrenos sedimentares, onde a circulação da água se faz através e entre os poros das camadas de granulometria variada, como os siltes, as areias, e as argilas. São os aquíferos de maior e mais rápida recarga, e também dos mais vulneráveis ás modificações ambientais e à contaminação.

2. Fraturado ou de fissura: Formados por rochas ígneas, metamórficas ou cristalinas, duras e maciças, onde a circulação se faz través de falhas, fissuras, fraturas ou fendas originadas pelos movimentos tectônicos.

3. Cárstico: São aquíferos associados a rochas calcáreas ou carbonáticas onde a circulação ocorre através dos vazios ou galerias ocasionados pela dissolução do carbonato dessas rochas. Formam verdadeiros rios subterrâneos, podendo se precipitar em insurgências, verdadeiros sumidouros onde a água se infiltra repentinamente ou aflorar em ressurgências, quando a água ascende à superfície, ambos os casos através de aberturas na rocha.

 

Jefferson Alvarenga

Jefferson Alvarenga

Jefferson Alvarenga é criador e editor do Site Biota do Futuro. Biólogo, Pós Graduado em Gestão da Saúde Ambiental e em Imunologia e Microbiologia. Apaixonado por educação, pesquisa e por divulgação científica.
Como citar este conteúdo: ALVARENGA, Jefferson. O que é um aquífero. Biota do Futuro [S.I]. Betim, Minas Gerais, 19 de outubro de 2015. Notícias. Disponível em https://www.biotadofuturo.com.br/o-que-e-um-aquifero/. Acesso em: 28/04/2024.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

News Letter
Inscreva-se e receba nossas atualizações