O que é rejeito e o que é uma barragem de rejeito?

Para entendermos bem os problemas provenientes do extravasamento e rompimento das barragens de Santarém e Fundão da Planta de Mineração Germano, de propriedade da Samarco e associadas em Mariana, Minas Gerais é preciso conhecer alguns tópicos relevantes.

Mineral e minério são a mesma coisa?  Não. De forma alguma. Vamos conhecer o que os diferencia conceitualmente.

MINERAL é o elemento ou composto químico cuja gênese remete a processos inorgânicos e são formados ao longo do tempo geológico pelas atividades geofísicas presentes na crosta terrestre.

MINÉRIO é o mineral ou associação de minerais com valor econômico.

JAZIDAS são depósitos de minerais contendo minério.  LAVRA é a atividade de retirada do minério da jazida através de processos e técnicas de MINERAÇÂO.

A lavra retira o minério em sua forma bruta, associado a outros minerais sem valor econômico.

As atividades mineradoras utilizam sistemas de lavra e beneficiamento que envolvem processos mecânicos ou químicos ou os dois em associação.

O objetivo do BENEFICIAMENTO é a separação do mineral útil e melhoria de sua qualidade final, para os trabalhos de manufatura de bens destinados ao conforto humano.

Como resultado da lavra e do beneficiamento ocorre a geração de resíduo, imprestável, sem valor econômico sendo também muitas vezes tóxico e poluente.

Toda atividade mineradora envolve grandes quantidades de energia nos processos produtivos, sendo altamente modificadoras do meio ambiente e das paisagens naturais e enormemente impactantes.

Todo resíduo oriundo das atividades humanas de produção e consumo constituem um problema para a sociedade e para o meio ambiente envolvendo busca de soluções para sua correta destinação e deposição sem implicar em risco ambiental e para a saúde.

Os redíduos de mineração podem ser de dois tipos: estéreis e rejeitos.

Os ESTÉREIS são materiais que estão associados ao minério sem valor econômico produzidos pela LAVRA que é a retirada do minério da jazida.

Os ESTÉREIS são resíduos particulados, resultantes das atividades de mineração. São materiais granulosos que normalmente são dispostos em pilhas e podem voltar para os locais de lavra para recomposição das alterações físicas no terreno como o fechamento de túneis ou reaterro de locais escavados para serem tratados e receberem recomposição vegetal ou paisagística.

O REJEITO é o material resultante das atividades extrativas da mineração que envolve processos de BENEFICIAMENTO do minério. Os REJEITOS são materiais finos com altos índices de toxidade, contendo partículas dissolvidas  e em suspensão em meio aquoso formando lamas ou podem ser sólidos e particulados de granulometria fina.

Para o beneficiamento do minério de ferro são utilizados processos de deslamagem envolvendo água e produtos químicos. Grandes quantidades de materiais finos como siltes e argilas de elevada compressibilidade e plasticidade e metais pesados e reagentes químicos fazem parte deste material.

Os siltes e as argilas são de difícil sedimentação e são hidrofílicos ou seja possuem cargas elétricas que interagem com as moléculas polares de água sendo portanto muito expansivos e adquirindo grande volumetria.

Uma BARRAGEM DE REJEITO é uma construção de terra e outras obras, que para ser implantada precisa atender a critérios estruturais baseados em estudos de geotecnia, de hidrologia e de segurança ambiental.

As condições topográficas e geológicas do terreno precisam ser apropriadas e é preciso avaliar os possíveis impactos sociais e os riscos ao meio ambiente.

A finalidade da barragem de rejeitos é armazenar com segurança os subprodutos da atividade mineradora caracterizados como resíduos em forma de rejeito.

Também o planejamento e o projeto de uma barragem para deposição de rejeitos deve atender a critérios de segurança estrutural para evitar cisalhamentos e fissuras ou outros problemas que possam causar vazamentos ou rompimentos.

Além disso, deve atender a critérios e estudos que visem a preservação dos mananciais subterrâneos e superficiais contra possíveis contaminações por infiltração ou percolação.

É bom lembrar que juridicamente o estéril e o rejeito são de propriedade dos titulares da concessão de mineração e por eles respondem administrativa, civil e penalmente, quanto aos problemas sociais e ambientais que venham a causar.

 Bibliografia

FREIRE, Willian e LARA Daniela. Considerações jurídicas sobre o estéril e o rejeito na mineração. Willian Freire Advogados e Associados [S.I]. Brasília, 2014. Disponível em: http://williamfreire.com.br/publicacao/consideracoes-juridicas-sobre-o-esteril-e-o-rejeito-na-mineracao/. Acesso em 12/11/2015 às 08:45 horas.

SANTOS, Djanira Alexandra Monteiro dos, ET AL. Técnicas para a disposição de rejeitos de minério de ferro. Livrozilla [S.I]. Disponível em https://bit.ly/2SkoRyZ. Acesso em 12/11/2105 às 09:36 horas.

* O conteúdo do site é produzido a partir de fatos concretos e de conhecimento baseado em evidências. Novas informações e ou avanços da ciência podem ensejar atualizações e aprimoramentos. Encontrou algum equívoco? Reporte-nos! *
Foto de Jefferson Alvarenga

Jefferson Alvarenga

Jefferson Alvarenga é criador e editor do Site Biota do Futuro. Biólogo, Pós Graduado em Gestão da Saúde Ambiental e em Imunologia e Microbiologia. Apaixonado por educação, pesquisa e por divulgação científica.

Como citar este conteúdo: ALVARENGA, Jefferson. O que é rejeito e o que é uma barragem de rejeito?. Biota do Futuro. Betim, 12 de novembro de 2015. Disponível em: https://www.biotadofuturo.com.br/o-que-e-rejeito-e-o-que-e-uma-barragem-de-rejeito/. Acesso em 19/01/2026 às 19:47 h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News Letter

Inscreva-se e receba nossas atualizações

    Como surgiram os átomos? Será que eles continuam se formando?
    05 maio

    Como surgiram os átomos? Será que eles continuam se formando?

    Hoje vamos falar um pouquinho sobre a origem dos átomos.

    Amazônia se tornou a maior emissora de gases de efeito estufa do mundo em 2024
    02 nov

    Amazônia se tornou a maior emissora de gases de efeito estufa do mundo em 2024

    Os dados são do Serviço de Monitoramento Atmosférico Copernicus -

    Câmeras do Rover Curiosity da Nasa registram a Terra vista da superfície de Marte
    13 set

    Câmeras do Rover Curiosity da Nasa registram a Terra vista da superfície de Marte

    A foto capturada pelas lentes da Mastcam a bordo do robô mostra nosso planeta como um pontinho no céu noturno de Marte

    O que é carbono azul?
    08 mar

    O que é carbono azul?

    Carbono azul é o termo utilizado para descrever o CO2

    Evolução da vida: o antepassado comum de todos os seres vivos da Terra 
    16 jan

    Evolução da vida: o antepassado comum de todos os seres vivos da Terra 

    Análises genéticas e evolutivas sugerem que o ambiente em que LUCA se desenvolveu pode ter sido um local não tão extremamente quente