Pesquisar

Mitose e meiose

Algumas das características elementares de todos os seres vivos são o crescimento e a reprodução.

As unidades básicas funcionais que constituem os organismos vivos são as células.

Para crescer os organismos não o fazem pelo aumento de cada célula individualmente, mas sim pela multiplicação das mesmas, que juntas vão formar os tecidos, estes os órgãos, os órgãos formando os aparelhos ou sistemas e todo o conjunto dos corpos dos indivíduos.

Em biologia muitas vezes multiplicação é igual à divisão. Vamos explicar isso.

Os organismos vivos para crescerem ou se reproduzir precisam passar por processos de divisão celular. Difícil? Você vai ver que não.

Existem dois tipos de divisão celular. A divisão cíclica ou MITOSE e a divisão acíclica ou MEIOSE.

A mitose é uma divisão celular EQUACIONAL e a meiose uma divisão REDUCIONAL.

Na mitose, as células se dividem originando células filhas idênticas às originais, sucessivas vezes, obedecendo a um CICLO que reparte o conteúdo celular de forma igualitária com cada nova célula.

Cada célula possui assim o mesmo numero de cromossomos que caracteriza cada espécie.

Na meiose, a divisão celular origina células que apresentam a metade dos cromossomos das células originais, o que proporciona que na fecundação possa haver a fusão dos materiais genéticos das células reprodutivas ou gametas masculinos e femininos para a formação de um novo ser, restaurando a totalidade dos cromossomos que caracteriza cada espécie.

Então, a mitose produz por divisão equacional novas células somáticas que são aquelas que constituem os tecidos, os órgãos e todo o corpo dos seres vivos. Após a divisão mitótica o número de cromossomos permanece o mesmo

Já a meiose produz por divisão reducional células gaméticas, necessárias à perpetuação das espécies através da reprodução sexuada. Após a divisão meiótica o número de cromossomos é reduzido à metade daquele que caracteriza a espécie.

Bibliografia

JUNQUEIRA, Luiz C.; CARNEIRO, José. Biologia Celular e Molecular. 8ª ed. Rio de Janeiro. Guanabara Koogan S.A, 2005. 332 p.

ONDE PESQUISAMOS – Clique e saiba. Todos os direitos reservados – © Copyright 2015/2017 – Biota do Futuro.

* O conteúdo do site é produzido a partir de fatos concretos e de conhecimento baseado em evidências. Novas informações e ou avanços da ciência podem ensejar atualizações e aprimoramentos. Encontrou algum equívoco? Reporte-nos! *


Foto de Jefferson Alvarenga

Jefferson Alvarenga

Jefferson Alvarenga é criador e editor do Site Biota do Futuro. Biólogo, Pós Graduado em Gestão da Saúde Ambiental e em Imunologia e Microbiologia. Apaixonado por educação, pesquisa e por divulgação científica.

Como citar este conteúdo: ALVARENGA, Jefferson. Mitose e meiose. Biota do Futuro. Betim, 19 de janeiro de 2017. Disponível em: https://www.biotadofuturo.com.br/mitose-e-meiose/. Acesso em 02/05/2025 às 08:29 h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

News Letter

Inscreva-se e receba nossas atualizações