21.8 C
Betim
sexta-feira, 26 abril 2024

Maior torre do mundo para pesquisa do clima está na amazônia

Medir com precisão inédita os fluxos amazônicos de calor, água e gás carbônico, e analisar minuciosamente os padrões de ventos, umidade, formação de nuvens e parâmetros meteorológicos são atividades de pesquisa relevantes e indispensáveis  para o entendimento da dinâmica da maior floresta úmida do planeta.

A necessidade de monitorar estes parâmetros com eficiência, motivou uma parceria entre o INPA – Instituto de Pesquisas da Amazônia e o Instituto Max Planck de Química da Alemanha, para a construção de uma torre de 330 metros de altura que foi erguida no coração da amazônia brasileira em São Sebastião do Uatumã.

Equipada com equipamentos científicos de última geração a Amazon Tall Tower Observatory monitorará durante 20 a 30 anos as complexas interações existentes entre a atmosfera e a floresta.

A maior torre de observação climática do mundo realizará o Experimento de Grande escala da Biosfera e Atmosfera da Amazônia, projeto idealizado desde o final da década de 80, do qual fazem parte outras duas torres menores de 80 e 50 metros de altura. E outras ainda podem ser construídas.

A ATTO, conseguirá monitorar dados para o estudo das interações que ocorrem entre a floresta e o clima num raio aproximado de 1000 km de forma bem representativa.

Os estudos permitirão conhecer a fundo todos os processos que envolvem as trocas de massa e energia que ocorrem entre o solo, a copa das árvores e as correntes de ar acima da floresta.

A Torre Alta de Observação da Amazônia (ATTO – Sigla em Ingês) gerará conhecimentos sem precedentes sobre o funcionamento do ecossistema amazônico e sua influência no contexto das mudanças climáticas globais.

Todo o projeto é custeado pelo FINEP – Financiadora de Estudos e Projetos e pelo Governo Alemão. O custo total do projeto deverá ser de cerca de R$ 20 milhões, incluindo os R$ 7,5 milhões gastos na construção da torre, que foi fabricada por uma empresa paranaense de estruturas metálicas.

Após um longo processo de Licenciamento Ambiental, que se seguiu a um complexo trabalho de escolha do local apropriado, somente em 2014 foram iniciadas as obras de fundações da torre, que envolveu um árduo trabalho de implantação e de logística para a materialização do empreendimento que ficou pronto em janeiro de 2015.

A floresta amazônica é um dos ecossistemas mais sensíveis do mundo e sua influência na estabilização climática afeta todo o planeta.

Para entender o que acontecerá com o clima mundial no futuro, é preciso conhecer a fundo os processos físicos, químicos, biológicos e geológicos do bioma de maior biodiversidade do Brasil.

É preciso estudar minuciosamente a radiação solar, o ciclo hidrológico, as partículas de aerossóis e seus efeitos sobre a vegetação e sobre os ciclos de nutrientes na floresta, além de entender os processos de convecção, ligados à formação de nuvens na região.

Bibliografia

http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/2015/03/1596678-cientistas-constroem-torre-maior-do-que-a-eiffel-no-meio-da-amazonia.shtml

http://infograficos.estadao.com.br/public/cidades/torre-amazonia/atto/#

http://www.brasil.gov.br/meio-ambiente/2015/03/inpa-e-max-planck-discutem-projeto-torre-alta-da-amazonia

http://somosverdes.com.br/wp-content/uploads/2015/09/Torre-Atto-SV-1024×672.jpg

ONDE PESQUISAMOS – Clique e saiba. Todos os direitos reservados – © Copyright 2015/2017 – Biota do Futuro

Jefferson Alvarenga

Jefferson Alvarenga

Jefferson Alvarenga é criador e editor do Site Biota do Futuro. Biólogo, Pós Graduado em Gestão da Saúde Ambiental e em Imunologia e Microbiologia. Apaixonado por educação, pesquisa e por divulgação científica.
Como citar este conteúdo: ALVARENGA, Jefferson. Maior torre do mundo para pesquisa do clima está na amazônia. Biota do Futuro [S.I]. Betim, Minas Gerais, 19 de outubro de 2017. Notícias. Disponível em https://www.biotadofuturo.com.br/maior-torre-do-mundo-para-pesquisa-do-clima-esta-na-amazonia/. Acesso em: 26/04/2024.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

News Letter
Inscreva-se e receba nossas atualizações