26.2 C
Betim
quinta-feira, 28 março 2024

Espécie ou espécime?

Muitas pessoas confundem os dois vocábulos, que são totalmente diferentes.

Espécie é uma palavra que aponta para uma coletividade, um conjunto, com características parecidas que distingue grupos de seres. Espécime entretanto, se refere a um elemento isolado, único, separado de um coletivo.

Em Biologia embora o conceito seja controverso, ESPÉCIE designa um conjunto de indivíduos morfologicamente semelhantes entre si e com seus progenitores e que se entrecruzam gerando descendentes férteis. É a categoria taxonômica abaixo do gênero.

Já a palavra ESPÉCIME é usada para se referir a um indivíduo específico de uma determinada espécie que pode por exemplo estar sendo usado para estudos. Pode ser usado também o termo “especimen”.

Os seres humanos fazem parte da espécie Homo sapiens. Entretanto, um indivíduo específico, você por exemplo, que está lendo este post, constitui um espécime.

Na foto, vê-se a representação de um espécime de peixe palhaço.

Jefferson Alvarenga

Jefferson Alvarenga

Jefferson Alvarenga é criador e editor do Site Biota do Futuro. Biólogo, Pós Graduado em Gestão da Saúde Ambiental e em Imunologia e Microbiologia. Apaixonado por educação, pesquisa e por divulgação científica.
Como citar este conteúdo: ALVARENGA, Jefferson. Espécie ou espécime? Biota do Futuro [S.I]. Betim, Minas Gerais, 01 de maio de 2015. Notícias. Disponível em https://www.biotadofuturo.com.br/especie-ou-especime/. Acesso em: 28/03/2024.

3 COMENTÁRIOS

    • Oi Sérgio, obrigado por participar com o seu comentário! É muito gratificante saber que nosso trabalho está sendo útil para o crescimento dos nossos leitores. Sempre que necessitar, estamos à disposição! Grande abraço!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

News Letter
Inscreva-se e receba nossas atualizações