Conceitos da termodinâmica nos sistemas biológicos

PUBLICIDADE


O sol é a principal fonte de energia para o acontecimento da vida na Terra.

Todos os processos biológicos levados a termo pelos seres vivos são atividades que acontecem proporcionadas pela realização de TRABALHO.

Para realizar trabalho é necessário ENERGIA. Energia é um conceito que em física indica a capacidade de realizar trabalho. Mas trabalho também pode gerar energia.

Em física, trabalho é definido como o deslocamento de uma força. FORÇA é um agente que pode provocar deformações ou alterar o estado de repouso ou de movimento de um objeto. A força surge da interação entre dois corpos.

Forças só existem nos campos. Então todo trabalho acontece ao nível dos campos.

CAMPO é o local ou região no espaço onde a energia interage com os corpos gerando forças. A energia atua gerando forças que provocam deformações, deslocamentos ou qualquer alteração produzindo trabalho.

Segundo a teoria dos campos, os corpos interagem com os campos e não diretamente entre si. A matéria não atua diretamente molécula com molécula, mas cada molécula ou átomo interage com o campo de outra.

Existem três tipos de campos, o CAMPO GRAVITACIONAL ( G ), o CAMPO ELETROMAGNÉTICO ( EM ) e o CAMPO NUCLEAR ( N ).

Todo trabalho é de natureza física. A atividade biológica dos biossistemas é o resultado do trabalho em função de um consumo de energia.

Todo sistema que realiza trabalho tem um decréscimo ou perda de energia ou seja a energia é degradada perdendo sua qualidade  na forma de desprendimento de calor. Nenhuma transformação de energia é 100% eficiente.

Os seres ao realizarem o trabalho que faz funcionar os seus processos biológicos, utilizam, transportam, trocam ou transformam energia que ao final é transformada em energia térmica.

As transformações e trocas energéticas que acontecem entre os sistemas vivos e o meio ambiente e vice versa, são regidos pelos postulados da TERMODINÂMICA.

A termodinâmica tem como objeto de estudo todas as transformações ou processos que ocorrem no universo envolvendo a produção de calor.

A ENTALPIA ( H ) é um princípio da termodinâmica que estabelece a quantidade de energia presente em um sistema.

Esse princípio nos informa que a energia não pode ser criada nem destruída e sim transformada.

Os seres vivos se empenham em manter um equilíbrio interno ou HOMEOSTASE em todas as suas estruturas, mantendo a sua energia interna, ou seja, a sua entalpia constante.

A realização de trabalho requer gasto de energia, o que faz variar a entalpia ( ∆H ), considerando o sistema antes e depois da realização do trabalho.

Toda a energia utilizada na biosfera é proveniente da radiação eletromagnética da luz solar. Os organismos vivos obtêm esta energia através da nutrição.

Os seres autotróficos produzem seu próprio alimento transformando a energia do sol em energia contida nos compostos de carbono hidratados que fabricam.

Os heterotróficos obtêm a energia do sol transformada pelos AUTOTRÓFICOS se alimentando diretamente deles ou indiretamente de outros seres heterotróficos.

A quantidade de energia de um sistema é medida pela variação de entalpia após se analisar as alterações que ocorrem antes e depois das transformações ou trocas que propiciam a realização de trabalho sendo, portanto, uma medida da alteração do conteúdo de calor antes e depois de uma reação.

A variação de entalpia ∆H informa então, a quantidade de calor trocado pelos sistemas.

Os seres vivos são sistemas termodinâmicos abertos, ou seja, são capazes de realizar trocas de energia com o meio externo.

Outro princípio importante da termodinâmica que define o funcionamento da vida é a ENTROPIA ( S ).

O trabalho é o que mantém os sistemas biológicos funcionando equilibradamente de forma ordenada e cíclica. Se a energia capaz de realizar trabalho decresce, então os sistemas se desequilibram, os processos vitais entram em desordem, podendo chegar ao colapso, ou seja, causando a morte dos seres vivos.

A entropia é a energia que não é mais capaz de realizar trabalho. É a energia que não mais é suficiente para ser EFICIENTE para sustentar a ordem interna, capaz de garantir o funcionamento dos processos biológicos em sua normalidade pela contínua realização de trabalho.

A entropia define o grau de indisponibilidade da energia em um sistema. Menos energia disponível, significa vulnerabilidade do sistema.

A entropia é uma medida da desordem, do desequilíbrio na natureza. Quando a entropia é alta o sistema se desorganiza por existir uma grande quantidade de energia não disponível.

Quando a entropia é baixa, a quantidade de energia não disponível é pequena e o sistema realiza trabalho de forma ordenada e equilibrada, atributos necessários à manutenção da vida pelos sistemas biológicos.

O que é ENERGIA LIVRE ∆G? A energia livre de Gibbs é a quantidade de energia capaz de realizar trabalho, sob condições de temperatura e pressão constantes.

A fórmula a seguir define esta grandeza física. ∆G= ∆H – T∆S onde, ∆H é a variação de entalpia. T é a temperatura absoluta em graus Kelvin ( ºK= ºC + 273 ). ∆S é a variação de entropia.

Portanto, os conceitos de entalpia e de entropia estão relacionados aos processos biológicos de sustentação da vida e com a eficiência energética dos seres vivos.

Bibliografia

HENEINE, Ibrahim Felipe. Biofísica Básica. São Paulo. Atheneu, 2006. 391 p.

JUNQUEIRA, Luiz C.; CARNEIRO, José. Biologia Celular e Molecular. 8ªed. Rio de Janeiro. Guanabara Koogan S.A, 2005. 332 p.

CHAMPE, Pamela C.; HARVEY, Richard A.; FERRIER, Denise R. Bioquímica Ilustrada. 3ª ed. Porto Alegre. Artmed, 2006. 534p.

STORER, TRACI  I. et al. Zoologia Geral. 6ª ed. São Paulo. Companhia Editora Nacional, 2007. 816 p.

* O conteúdo do site é produzido a partir de fatos concretos e de conhecimento baseado em evidências. Novas informações e ou avanços da ciência podem ensejar atualizações e aprimoramentos. Encontrou algum equívoco? Reporte-nos! *
Foto de Jefferson Alvarenga

Jefferson Alvarenga

Jefferson Alvarenga é criador e editor do Site Biota do Futuro. Biólogo, Pós Graduado em Gestão da Saúde Ambiental e em Imunologia e Microbiologia. Apaixonado por educação, pesquisa e por divulgação científica.

Como citar este conteúdo: ALVARENGA, Jefferson. Conceitos da termodinâmica nos sistemas biológicos. Biota do Futuro. Betim, 13 de novembro de 2016. Disponível em: https://www.biotadofuturo.com.br/conceitos-da-termodinamica-nos-sistemas-biologicos/. Acesso em 05/12/2025 às 06:26 h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News Letter

Inscreva-se e receba nossas atualizações

    Cientistas testam tratamentos contra Alzheimer, resultados são promissores
    24 jul

    Cientistas testam tratamentos contra Alzheimer, resultados são promissores

    O Alzheimer é uma condição neuro degenerativa, ocasionada pelo acúmulo

    Biologia vegetal
    08 dez

    Biologia vegetal

    AS ANGIOSPERMAS O nome deriva do grego “angeion“, vaso, recipiente

    Fumaça dos incêndios no Brasil atingiu o sul do continente africano
    08 nov

    Fumaça dos incêndios no Brasil atingiu o sul do continente africano

    A informação veio do Serviço de Monitoramento Atmosférico Copernicus -

    Brasil cai no ranking das democracias, diz The Economist
    20 jun

    Brasil cai no ranking das democracias, diz The Economist

    Um levantamento feito pelo jornal Britânico The Economist aponta que

    Nasa anuncia descoberta de água na superfície da Lua
    29 out

    Nasa anuncia descoberta de água na superfície da Lua

    O Observatório Estratosférico de Astronomia Infravermelha da NASA (SOFIA) detectou

    Nova espécie de invertebrado com 20 braços é descoberta na Antártida dizem cientistas
    12 maio

    Nova espécie de invertebrado com 20 braços é descoberta na Antártida dizem cientistas

    Uma nova espécie marinha, um animal invertebrado habitando o Oceano