26.2 C
Betim
quinta-feira, 16 maio 2024

Combare à Dengue: pesquisa domiciliar visa identificar focos do Aedes aegypti em Betim

A Prefeitura de Betim dá início, na próxima segunda-feira (16), ao Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti (LIRAa) do mês de outubro. O trabalho de pesquisa, que ocorre até o próximo dia 31, permite o conhecimento do cenário da infestação do mosquito transmissor das arboviroses dengue, chikungunya, zika e febre amarela no município. 

Cerca de 8 mil imóveis de todos os bairros da cidade receberão a visita dos Agentes de Combate a Endemias (ACEs), que irão recolher amostras de larvas de mosquitos para análise. O resultado do LIRAa direcionará as próximas ações de controle e eliminação do Aedes aegypti em Betim. 

De acordo com o Programa Nacional de Controle da Dengue, do Ministério da Saúde, o LIRAa deve ser realizado três vezes ao ano, nos meses de janeiro, março e outubro. O método permite identificar de forma rápida, por meio de amostragem, o percentual de áreas das cidades com maior incidência de focos de larvas do mosquito e os tipos de criadouros predominantes. 

O levantamento realizado em janeiro deste ano mostrou que 96% dos focos do Aedes aegypti estão dentro das casas. O Índice de Infestação Predial (IIP) do município foi de 4,3%, ou seja, a cada 1.000 imóveis pesquisados, 43 apresentavam focos do mosquito. Esse índice foi o segundo mais alto registrado nos últimos dez anos nos meses de janeiro e indicou elevado risco de epidemia para as três doenças em Betim. 

Dados epidemiológicos 
Até setembro de 2023, foram registrados 10.584 casos prováveis de dengue, que incluem os casos confirmados e os em investigação, e um óbito decorrente da doença. Quanto à chikungunya, foram registrados 1.343 casos prováveis e dois óbitos. Não há casos de zika registrados no município em 2023. 

Em 2022, foram confirmados em Betim 268 casos de dengue, 15 de chikungunya e nenhum de zika.  Em 2021, foram 185 casos confirmados de dengue. Nenhum caso de zika e chikungunya foi registrado. 

Ações de Controle
Ao longo do ano, a Prefeitura de Betim realiza diversas ações de prevenção das arboviroses e controle da infestação do Aedes aegypti. Além de campanhas educativas e de reforço nas ações de limpeza urbana, os ACEs realizam visitas domiciliares de rotina para vistoriar os imóveis e orientar a população. 

Com o resultado do LIRAa, a prefeitura intensifica as ações de controle nos bairros que apresentam maior índice de infestação. São realizados mutirões que envolvem equipes do Centro de Controle de Zoonoses e Endemias (CCZE), das Gerências Regionais e da Empresa de Construções, Obras, Serviços, Projetos, Transporte e Trânsito de Betim (Ecos). Os ACEs reforçam as vistorias domiciliares nas áreas mais infestadas. São realizadas ainda ações de mobilização social.

“A prefeitura executa ações de limpeza e eliminação de possíveis criadouros do inseto, mas não consegue combatê-lo sozinha. A maior parte dos recipientes encontrados com larvas é de fácil eliminação e está dentro dos imóveis. Por isso, cabe aos moradores realizar a limpeza em casa, removendo inservíveis e tampando bem os objetos que podem acumular água parada”, destaca a diretora de Vigilância em Saúde do município, Fábia Ariane e Fonseca. 

Para solicitar uma visita dos ACEs ou denunciar locais com foco do Aedes aegypti, os cidadãos podem entrar em contato com o CCZE pelo telefone 3594-5424 ou por mensagem via whatsapp para o número 99928-2277.

Os lotes vagos devem ser mantidos limpos, cercados, roçados e com calçada pelos proprietários. Em caso de irregularidades, denúncias podem ser feitas à Divisão de Fiscalização Ambiental pelo telefone 3512-3163.

*Informações Prefeitura de Betim – Secretaria Comunicação – Saiba mais AQUI.

Jefferson Alvarenga

Jefferson Alvarenga

Jefferson Alvarenga é criador e editor do Site Biota do Futuro. Biólogo, Pós Graduado em Gestão da Saúde Ambiental e em Imunologia e Microbiologia. Apaixonado por educação, pesquisa e por divulgação científica.
Como citar este conteúdo: ALVARENGA, Jefferson. Combare à Dengue: pesquisa domiciliar visa identificar focos do Aedes aegypti em Betim. Biota do Futuro [S.I]. Betim, Minas Gerais, 16 de outubro de 2023. Notícias. Disponível em https://www.biotadofuturo.com.br/combare-a-dengue-pesquisa-domiciliar-visa-identificar-focos-do-aedes-aegypti-em-betim/. Acesso em: 16/05/2024.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

News Letter
Inscreva-se e receba nossas atualizações