Em uma iniciativa que visa fomentar e incentivar o exercício da cidadania popular, a Câmara Municipal de Betim, promoveu na última terça-feira (04/11) o Programa “Câmara na Rua”.
O evento ocorreu na Praça Tiradentes e teve como foco principal ouvir as demandas da população para subsidiar emendas parlamentares ao orçamento municipal de 2026. Cerca de 600 propostas foram apresentadas pelas pessoas que participaram.
O Programa “Câmara na Rua” foi instituído por meio da Resolução nº 2.869/2025, de autoria da Mesa Diretora e aprovado por unanimidade.
Segundo o Presidente da Câmara Municipal de Betim, Vereador Leo Contador, “o Câmara na Rua, tem por objetivo estreitar ainda mais os laços entre o Poder Legislativo e a população”.
Assista ao VÍDEO do Programa Câmara na Rua
“A construção coletiva é essencial para elaborar um Orçamento verdadeiramente democrático” – realçou o Líder de Governo na Câmara Municipal, o Vereador Tiago Santana.
O parlamentar defendeu também que o percentual do Orçamento destinado à participação popular seja ampliado em 2026.
As sugestões colhidas com os cidadãos durante o evento serão levadas para as bancadas e os blocos partidários com o intuito de incluí-las como Emendas Impositivas ao Orçamento, que já está em tramitação.
Para a Secretária Adjunta de Inclusão, Gabriela Carvalho Santos, “as pautas coletivas precisam do envolvimento efetivo de toda a sociedade”.

O lançamento do Programa Câmara na Rua contou com a participação dos Vereadores Gregório Silva, Adelio Carlos, Paulo Tekim, Marquinho Rodrigues, Angela Maria, Zequinha Romão, Baé da Comunidade, Carlin Amigão, Gilberto Vianópolis, Kenin do G10, Rony Martins, Roberto da Quadra e Dudu Braga.
Segundo a página institucional do Câmara na Rua, “o projeto é um canal aberto de escuta e diálogo entre os vereadores e a população”. “Durante as edições do Câmara na Rua, a população terá acesso a diversos atendimentos e serviços, OUVIDORIA, PROCON, PAPRE e PROCURADORIA DA MULHER entre outros.
“A proposta é simples, mas transformadora: ouvir de perto as ideias, demandas e sugestões dos cidadãos, valorizando cada voz e reforçando que a participação popular é essencial para o desenvolvimento de políticas públicas mais justas, eficientes e alinhadas às reais necessidades da cidade”.
“O projeto reafirma o compromisso da Câmara com a transparência, a escuta ativa e a construção coletiva das decisões públicas”. É um espaço de diálogo aberto, onde a população pode trocar experiências, esclarecer dúvidas, propor melhorias e entender, de forma clara, como funcionam os processos legislativos e orçamentários”.
“É também uma oportunidade para que cada morador apresente suas propostas, participe das escolhas que impactam o futuro de Betim e contribua para transformar ideias em ações reais que beneficiem toda a cidade” – pontuou a publicação.
Um e-book também foi disponibilizado no Site da Câmara com informações e orientações para os cidadãos betinenses ficarem com o “Olho Atento ao Orçamento”. Vale a pena conferir!
Em discurso público vários parlamentares destacaram e reiteraram a importância dessa iniciativa que valoriza os princípios de responsabilidade social e fortalece o compromisso do legislativo municipal de estar sempre atento aos anseios e necessidades da população.
Com informações da Diretoria de Comunicação Institucional – Jornalista Wagner Augusto – Câmara Municipal de Betim – Em colaboração com Em Pauta Notícias.







