Segundo dados divulgados pelo MEC em 11/07, o Brasil não conseguiu atingir a meta de alfabetização em 2024.
O índice ficou em 59,2%, portanto, abaixo da meta nacional estabelecida de 60% para crianças no 2º ano do ensino fundamental da rede pública.
Os parâmetros de desempenho para o período foram estabelecidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Os dados foram obtidos após avaliação aplicada entre outubro e novembro, em 42 mil escolas, de 5450 cidades, envolvendo cerca de 2 milhões de alunos.
As avaliações foram conduzidas pelos estados como parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA).
Os estados que tiveram melhor desempenho, todos com índices acima de 70% foram Ceará, Paraná, Minas Gerais, Goiás e Espírito Santo.
Lamentavelmente, muitos estados como Bahia, Sergipe e Rio Grande do Norte tiveram menos da metade das crianças alfabetizadas com índices inferiores a 40%.
Também não alcançaram a meta, com índices entre 40 e 50%, Amazonas, Rodônia, Alagoas, Amapá, Pará e Rio Grande do Sul.
Este último em função das fortes chuvas relacionadas à crise climática ocorrida em 2024.
Segundo o Correio Brasiliense, o índice de alfabetização de São Paulo foi de 58, 1%.
Assim, o estado teve portanto, uma grande melhoria em relação a 2023, quando o índice foi de 51,9%.
A política nacional de Alfabetização estabelece metas progressivas a cada cinco anos e o índice esperado para 2030 é de 80%.
Segundo o IBGE, o problema da alfabetização segue concentrado nos estados do Nordeste, com 5,08 milhões de analfabetos em 2024 – noticiou o Poder 360.
Por fim, os maiores patamares de recuo do analfabetismo no Brasil nos últimos 10 anos aconteceram entre os anos de 2019 e 2022.
Educação Infantil – Foto de Yan Krukau – pexels.com – Disponível em: https://www.pexels.com/pt-br/foto/pintura-pintando-sem-rosto-criatividade-8612988/