Uma iniciativa inédita – um projeto piloto para a formação de bombeiros mirins – será lançado na próxima sexta-feira dia 13/06, no CRAS Alterosas I, pela Prefeitura de Betim.
Conhecimentos altamente relevantes envolvendo teoria e prática em primeiros socorros, combate a incêndios, segurança no lar e educação ambiental, serão ofertados em um Curso de Bombeiro Aprendiz Mirim, que atenderá inicialmente 33 crianças e adolescentes, de seis a 16 anos, com início das aulas em 16/06, segunda-feira.
O foco é a formação de jovens conscientes social e ambientalmente, capazes de disseminar a cultura da segurança, preparados para agir em situações emergenciais, de forma solidária e responsável.
Segundo a Prefeitura, o curso será gratuito. Com um conteúdo pedagógico, dinâmico e interdisciplinar, o curso abordará aspectos fundamentais para a formação dos agentes mirins preparados para identificar e atuar em situações de risco, além de promover a cultura de autoproteção e preservação da vida.

“Durante as aulas, os alunos terão acesso a conteúdos sobre prevenção e combate a incêndios, uso correto de extintores, noções de primeiros socorros, segurança no lar e nas ruas, educação ambiental com foco nos 3 Rs (reduzir, reutilizar e reciclar), além de técnicas de rapel, nós e amarrações, identificação de riscos em espaços confinados e cuidados com animais peçonhentos” – Informou o Portal de Notícias do Município.
A vice-prefeita e Secretária de Assistência Social, Cleusa Lara destacou ao Portal da Prefeitura que o objetivo é realizar “uma formação que deixará marcas para toda a vida” nos estudantes que participarão do projeto.
O curso é uma parceria entre a Prefeitura de Betim, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, e da Escola Técnica Plenarius.
Durante o mesmo, os participantes terão também atividades integrativas como visita ao quartel do Corpo de Bombeiros, aula na ambulância e simulações de salvamento e evacuação.
A formação dos Bombeiros Mirins acontecerá em dois turnos: das 14h às 15h30 e das 15h às 16h30, com duração de 11 meses. Ao final, em uma cerimônia oficial de formatura, com a presença das famílias, serão entregues certificados aos alunos.
Nessa fase inicial o projeto contemplará exclusivamente alunos do Cras Alterosas I.
Com Informações da Prefeitura Municipal de Betim – Superintendência de Imprensa – SECOM – Divulgação
Imagem do Texto -Projeto Bombeiro Mirin – Imagem PMB – Divulgação – Disponível em: https://www.betim.mg.gov.br/fotos/35b313da3f07737d3995573cf0802536.jpg