21.8 C
Betim
segunda-feira, 29 abril 2024

Betim contra a dengue: defensivo de UBV Leve passa a ser aplicado semanalmente

A Prefeitura de Betim tem contado com uma importante ferramenta nas ações de combate à proliferação do Aedes aegypti – mosquito transmissor da dengue e de outras arboviroses. 

É o inseticida de Ultra Baixo Volume Leve, o “UBV Leve”, que vem sendo aplicado por meio de bomba costal motorizada pelas equipes de combate a endemias nas áreas de maior incidência de casos da doença na cidade e que, neste mês, passa a ter cronograma de aplicação semanal, conforme análise epidemiológica. 

Nesta semana, os agentes percorrerão os bairros Vila das flores, Bom Retiro e Bom Repouso, com início dos trabalhos já nesta segunda-feira (11). 

Em janeiro e fevereiro, a aplicação do UBV Leve foi realizada durante os mutirões, mas, neste mês, para intensificar as ações, o trabalho ampliou a frequência. A aplicação já foi realizada nos bairros Teresópolis, Capelinha, Petrovale, Paulo Camilo, Vianópolis, Citrolândia, Icaivera, São Luis, São Caetano, Recreio dos Caiçaras e Boa Esperança. 

Outros locais que também receberam, nas últimas semanas, o tratamento perifocal com a aplicação do UBV Leve foram os chamados pontos estratégicos. São áreas com maior potencial de infestação, com grande quantidade de materiais que podem acumular água parada e que são difíceis de eliminar, como ferros-velhos, depósitos de sucatas e recicláveis, borracharias, cemitérios e imóveis de acumuladores. 

Aplicação de defensivo químico contra o Aesdes aegypti em Betim

“O UBV Leve atinge o Aedes aegypti em sua fase adulta, quando a fêmea pica e transmite a doença. Mas é importante ressaltar que o inseticida não tem efeito contra o ovo e as larvas do mosquito, por isso é importante que as pessoas continuem a verificar todo o espaço de seu imóvel com atenção para eliminar qualquer recipiente que possa conter água parada”, explica o biólogo do Centro de Controle de Zoonoses e Endemias de Betim, Sergio Chumbinho. 

Cabe reforçar que a população deve colaborar com o trabalho dos agentes de combate a endemias, permitindo a entrada dos mesmos à residência para vistoria técnica e aplicação do inseticida, que é pulverizado em áreas externas, como garagem e quintal. Os agentes trabalham uniformizados e identificados com crachá. 

*Informações Prefeitura de Betim – Secretaria Comunicação – Saiba mais AQUI.

Jefferson Alvarenga

Jefferson Alvarenga

Jefferson Alvarenga é criador e editor do Site Biota do Futuro. Biólogo, Pós Graduado em Gestão da Saúde Ambiental e em Imunologia e Microbiologia. Apaixonado por educação, pesquisa e por divulgação científica.
Como citar este conteúdo: ALVARENGA, Jefferson. Betim contra a dengue: defensivo de UBV Leve passa a ser aplicado semanalmente. Biota do Futuro [S.I]. Betim, Minas Gerais, 12 de março de 2024. Notícias. Disponível em https://www.biotadofuturo.com.br/betim-contra-a-dengue-defensivo-de-ubv-leve-passa-a-ser-aplicado-semanalmente/. Acesso em: 29/04/2024.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

News Letter
Inscreva-se e receba nossas atualizações