Pesquisadores imprimem córnea humana em 3D de forma inédita

PUBLICIDADE


Em um esforço científico sem precedentes, cientistas do Reino Unido, anunciaram em artigo a ser publicado em Agosto de 2018, pela revista Experimental Eye Research, terem obtido sucesso com a bioimpressão de uma córnea humana em 3D.

“A bioimpressão 3D é uma tecnologia emergente que pode ser aproveitada para a fabricação de tecido biológico para aplicações clínicas”, cita o artigo.

Segundo os cientistas do Instituto de Medicina Genética da Universidade de New Castle, foram utilizadas células tronco de um doador saudável, que foram combinadas com alginato e colágeno contento queratócitos da córnea encapsulados, para criar uma “biotinta”, uma solução com alta viabilidade celular que pode ser impressa.

Utilizando uma bioimpressora 3D, a córnea experimental surgiu como uma estrutura de anéis circulares concêntricos, resultado da extrusão da “tinta” biológica.

Em seguida o material obtido foi colocado em um meio de cultura para se desenvolver e formar a córnea propriamente dita.

Os trabalhos foram liderados pelo docente Che Connon, titular da cadeira de Engenharia de Tecidos da referida universidade britânica.

O Professor Che J. Connon explicou que o hidrogel de cultura exclusivo resultado das pesquisas, mantém as células tronco vivas, agregando propriedades de rigidez e plasticidade suficientes para manter a forma, com capacidade de serem ejetadas com sucesso pela impressora.

As pesquisas demonstraram que é possível “imprimir” córneas com medidas específicas dos olhos de cada paciente em particular, o que pode tornar o tratamento personalizado e exlcusivo para a anatomia do olho de cada caso examinado.

A bioimpressão demorou apenas cerca de 10 minutos e segundo a equipe de pesquisadores, o experimento ainda precisará passar por inúmeros testes durante vários anos até que a córnea humana assim obtida possa ser utilizada em transplantes de forma a beneficiar milhares de pessoas afetadas por cegueira proveniente de lesão neste tecido do olho.

Cerca de 10 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem com lesões na córnea causadas pelo tracoma uma doença infecciosa ocular cujo agente etiológico é a bactéria Chlamydia trachomatis.

Outras 5 milhões de pessoas aguardam tratamento por apresentarem cegueira causada por queimaduras, lacerações, escoriações ou outras doenças.

A técnica apresentou baixo custo e representa um enorme avanço para o futuro próximo, trazendo esperanças promissoras para o tratamento da cegueira em todo o mundo.

Bibliografia

Abigail Isaacson ,Stephen Swioklo ,Che J. Connon. Experimental Eye Research. Bioimpressão 3D de um estroma da córnea equivalente. Volume 173, Agosto de 2018. Páginas 188-193 – Volume impresso em andamento.

Science Direct. Bioimpressão 3D de um estroma da córnea equivalente. Disponível online em 30 de Maio de 2018 em:

https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0014483518302124 – Acesso em 06/06/2018.

* O conteúdo do site é produzido a partir de fatos concretos e de conhecimento baseado em evidências. Novas informações e ou avanços da ciência podem ensejar atualizações e aprimoramentos. Encontrou algum equívoco? Reporte-nos! *
Foto de Jefferson Alvarenga

Jefferson Alvarenga

Jefferson Alvarenga é criador e editor do Site Biota do Futuro. Biólogo, Pós Graduado em Gestão da Saúde Ambiental e em Imunologia e Microbiologia. Apaixonado por educação, pesquisa e por divulgação científica.

Como citar este conteúdo: ALVARENGA, Jefferson. Pesquisadores imprimem córnea humana em 3D de forma inédita. Biota do Futuro. Betim, 6 de junho de 2018. Disponível em: https://www.biotadofuturo.com.br/pesquisadores-imprimem-cornea-humana-em-3d-de-forma-inedita/. Acesso em 05/12/2025 às 08:24 h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News Letter

Inscreva-se e receba nossas atualizações

    Brasil lidera o ranking dos países com a maior desigualdade do mundo
    24 jun

    Brasil lidera o ranking dos países com a maior desigualdade do mundo

    Um relatório do Banco UBS da Suiça, aponta que o

    Em cerca de 250 Milhões de anos surgirá um novo supercontinente dizem cientistas
    22 fev

    Em cerca de 250 Milhões de anos surgirá um novo supercontinente dizem cientistas

    A estrutura da Terra é composta por crosta, manto superior,

    Desmatamento na Amazônia voltou a crescer em janeiro de 2025, diz Imazon
    27 fev

    Desmatamento na Amazônia voltou a crescer em janeiro de 2025, diz Imazon

    O desmatamento na amazônia legal brasileira voltou a crescer assustadoramente

    Vida espelhada, o que é e por que os biólogos a temem?
    23 dez

    Vida espelhada, o que é e por que os biólogos a temem?

    Muitas biomoléculas na natureza apresentam quiralidade, isto é, uma propriedade

    Onças-pintadas do Pantanal são as maiores do Brasil, saiba por que
    24 nov

    Onças-pintadas do Pantanal são as maiores do Brasil, saiba por que

    As onças-pintadas são animais incríveis, predadores de topo da cadeia alimentar com uma estupenda capacidade de se camuflar na natureza

    O que é carbono azul?
    08 mar

    O que é carbono azul?

    Carbono azul é o termo utilizado para descrever o CO2

    O que é o lunistício? Como ele acontece e com que periodicidade?
    21 jun

    O que é o lunistício? Como ele acontece e com que periodicidade?

    Em determinadas épocas a Lua passa mais tempo brilhando no

    O que é albinismo, leucismo e melanismo? Quais as diferenças entre essas três manifestações fenotípicas?
    12 dez

    O que é albinismo, leucismo e melanismo? Quais as diferenças entre essas três manifestações fenotípicas?

    Todas essas três condições estão relacionadas à causas genéticas, tratando-se