Características dos seres vivos

PUBLICIDADE


Biologia é uma palavra de origem grega onde BIO quer dizer vida e LOGIA (LOGUS) significa estudo.

Assim, biologia é a ciência que estuda a vida em suas variadas manifestações na natureza.

A palavra vida em latim (VITA), pode ser compreendida por um conjunto de características e funções biológicas, capazes de manter os seres orgânicos em constante atividade, constituindo assim os seres vivos ou seja organismos que possuem os atributos que são associados à presença da vida.

Todos os seres vivos possuem algumas características gerais que compartilham entre si e que são comuns a todos eles.

Todos eles possuem uma composição química semelhante formada principalmente pelos átomos de Nitrogênio (N), Oxigênio (O), Carbono (C), Hidrogênio (H), Fósforo (P) e Enxofre (S).

Esses elementos se agrupam para formar moléculas que podem ser orgânicas ou inorgânicas.

As moléculas inorgânicas são os sais minerais e a água. E as moléculas orgânicas são inúmeras sendo as principais as proteínas, os lipídios, os carboidratos, as vitaminas e os ácidos nucleicos.

Todos os seres vivos são constituídos por estruturas fundamentais, as células, que podem ser procariontes ou eucariontes e os organismos podem ser unicelulares ou pluricelulares.

Outra característica importante dos seres vivos é a autopoiese que é a sua capacidade de replicação de suas estruturas e a reprodução que pode ser sexuada com troca de material genético ou assexuada onde não ocorre o intercâmbio de material genético.

Todos os organismos vivos precisam de alimento com o qual suprem suas necessidades de obterem substâncias orgânicas e minerais para o seu metabolismo.

O metabolismo também é uma função comum a todos os seres vivos. O metabolismo é caracterizado pelas transformações que as substâncias sofrem pelo trabalho fisiológico dos organismos para produzir energia ou materiais complexos que fazem parte da construção de suas estruturas.

O metabolismo pode ser anabolismo que é a síntese de biomoléculas complexas a partir de moléculas monoméricas precursoras mais simples ou catabolismo que é degradação, quebra ou lise de moléculas complexas em outras mais simples.

Os seres vivos ainda guardam entre si o crescimento como característica comum, e a evolução através da seleção natural com adaptação, mutação e variabilidade genética que mantém as características mais favoráveis à sua sobrevivência.

A capacidade de perceber e captar os estímulos do meio ambiente e reagir a eles também são características comuns à existência da vida.

Ainda o movimento que advém da característica anterior, é uma atividade inerente a todos os organismos. Movimento não significa propriamente locomoção. Os tipos de movimento podem ser tropismo, tactismo e nastismo.

Todos os atributos que caracterizam a vida são sustentados por atividades bioquímicas, que regulam um ciclo vital, que envolve trocas de materiais e transformações de energia. Assim todos os seres vivos realizam pelo menos um ciclo de trabalho termodinâmico completo.

Os seres vivos também são auto organizadores, apresentam uma simetria e desde os mais simples até os mais complexos obedecem a uma invariância de escala ou seja o seus corpos são compostos de estruturas menores que são similares com o todo e que se repetem.

Por fim, todos os organismos vivos possuem um código que orienta a formação das estruturas que os constitui, o código genético contido nas moléculas de DNA.

ONDE PESQUISAMOS – Clique e saiba. Todos os direitos reservados – © Copyright 2015/2017 – Biota do Futuro.

* O conteúdo do site é produzido a partir de fatos concretos e de conhecimento baseado em evidências. Novas informações e ou avanços da ciência podem ensejar atualizações e aprimoramentos. Encontrou algum equívoco? Reporte-nos! *
Foto de Jefferson Alvarenga

Jefferson Alvarenga

Jefferson Alvarenga é criador e editor do Site Biota do Futuro. Biólogo, Pós Graduado em Gestão da Saúde Ambiental e em Imunologia e Microbiologia. Apaixonado por educação, pesquisa e por divulgação científica.

Como citar este conteúdo: ALVARENGA, Jefferson. Características dos seres vivos. Biota do Futuro. Betim, 18 de agosto de 2017. Disponível em: https://www.biotadofuturo.com.br/caracteristicas-dos-seres-vivos/. Acesso em 05/12/2025 às 08:10 h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News Letter

Inscreva-se e receba nossas atualizações

    Brasil não atinge meta de alfabetização de 2024, revelou avaliação nacional
    16 jul

    Brasil não atinge meta de alfabetização de 2024, revelou avaliação nacional

    Segundo dados divulgados pelo MEC em 11/07, o Brasil não

    Como as lágrimas protegem a visão?
    15 jun

    Como as lágrimas protegem a visão?

    É do senso comum se pensar que as lágrimas são

    Brasil ultrapassa 1 milhão de casos de Dengue em 2025
    23 abr

    Brasil ultrapassa 1 milhão de casos de Dengue em 2025

    É alarmante, o número de possíveis casos de Dengue já

    O que é o “oxigênio negro” do fundo do oceano?
    15 ago

    O que é o “oxigênio negro” do fundo do oceano?

    O oxigênio é um elemento importantíssimo da atmosfera da Terra

    Telescópio James Webb encontra fortes evidências de vida em um planeta fora do Sistema Solar, o K2-18b
    19 abr

    Telescópio James Webb encontra fortes evidências de vida em um planeta fora do Sistema Solar, o K2-18b

    Uma descoberta histórica pode ter sido obtida através da observações

    Peixe fóssil de 80 milhões de anos é descoberto em Minas Gerais
    21 jan

    Peixe fóssil de 80 milhões de anos é descoberto em Minas Gerais

    Uma espécie de peixe fossilizado até então desconhecida da ciência

    Ecologia de comunidades: O que é um ecótono? O que é efeito de borda?
    12 nov

    Ecologia de comunidades: O que é um ecótono? O que é efeito de borda?

    Um ambiente de transição nítido entre dois ou mais biomas