Cavernas do Brasil serão mapeadas para preservar a memória arqueológica e paleobiológica do país

O território brasileiro abriga cavernas com altíssimo valor arqueológico, cultural e científico.

Mapear esse patrimônio é crucial para a conservação de vestígios antigos da presença humana em tempos remotos no nosso país bem como a preservação sítios paleobiológicos de relevante interesse.

O Brasil possui um Plano de Ação Nacional para Conservação do Patrimônio Espeleológico Brasileiro (PAN Cavernas do Brasil).

O PAN Cavernas do Brasil é coordenado pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas, (Cecav) do ICMBIO – Instituto Chico Mendes para a Conservação da Biodiversidade.

Agora, uma ação prevista no âmbito de pesquisa e conservação de cavernas brasileiras, pretende registrar as cavidades naturais subterrâneas do nosso país que apresentem atributos históricos, culturais e religiosos e orientar o uso sustentável desses ambientes naturais para fins de estudos.

O conhecimento sobre esses locais é urgente e estratégico para a memória nacional, a ciência e a valorização do nosso território.

Preliminarmente, cavernas localizadas no estado de Goiás que apresentam registros rupestres e sepultamentos humanos de cerca de 12 mil anos, vão integrar a fase piloto de um projeto que prevê um amplo estudo e sistematização de todo o vasto acervo espelológico do Basil.

Um Grupo de Trabalho (GT), envolvendo as cinco regiões do país, desenvolverá os trabalhos, coordenados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico (Iphan) e pelo do Centro Nacional de Arqueologia (CNA).

Como resultado o GT pretente elaborar um manual de boas práticas, para orientar o uso responsável das cavernas por turistas, guias, prefeituras e comunidades, e um fluxograma, que aprimorará a ação pública ao estabelecer procedimentos entre Iphan e ICMBio na avaliação dos atributos históricos-culturais das regiões que abrigam cavernas naturais no Brasil.

Segundo o arqueólogo do Iphan e articulador da ação no PAN Cavernas do Brasil, Danilo Curado, “O Brasil abriga cavernas de grande valor arqueológico e cultural, como as do Parque Nacional da Serra da Capivara (PI), Cavernas do Peruaçu (MG), Vale do Ribeira (SP), Serra do Ramalho (BA) e Serranópolis (GO)”.

Esses locais são “constantemente ameaçadas por vandalismo, turismo desordenado, mineração e pressões fundiárias” entre outros problemas – informou Danilo.

O plano PAN Cavernas tem 43 ações distribuídas em quatro grandes objetivos: prevenir, reduzir e mitigar os impactos e danos causados por atividades humanas nas cavernas e nos seres vivos que dependem delas.

O plano tem ações para serem desenvolvidas durante cinco anos e também busca proteger 169 espécies ameaçadas de extinção – Informou o ICMBIO.

Imagem da capa -Pintura rupestre no Parque Nacional Cavernas do Peruaçu – Foto – Maurício Andrade – ICMBio

* O conteúdo do site é produzido a partir de fatos concretos e de conhecimento baseado em evidências. Novas informações e ou avanços da ciência podem ensejar atualizações e aprimoramentos. Encontrou algum equívoco? Reporte-nos! *
Foto de Jefferson Alvarenga

Jefferson Alvarenga

Jefferson Alvarenga é criador e editor do Site Biota do Futuro. Biólogo, Pós Graduado em Gestão da Saúde Ambiental e em Imunologia e Microbiologia. Apaixonado por educação, pesquisa e por divulgação científica.

Como citar este conteúdo: ALVARENGA, Jefferson. Cavernas do Brasil serão mapeadas para preservar a memória arqueológica e paleobiológica do país. Biota do Futuro. Betim, 16 de setembro de 2025. Disponível em: https://www.biotadofuturo.com.br/cavernas-do-brasil-serao-mapeadas-para-preservar-a-memoria-arqueologica-e-paleobiologica-do-pais/. Acesso em 18/11/2025 às 19:01 h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News Letter

Inscreva-se e receba nossas atualizações

    Pesquisadores descobrem planta fóssil de 350 milhões de anos
    03 maio

    Pesquisadores descobrem planta fóssil de 350 milhões de anos

    Trata-se da Sanfordiacaulis densifolia, uma planta possivelmente precursora das samambaias

    O que é o ProLegis da Câmara Municipal de Betim?
    17 set

    O que é o ProLegis da Câmara Municipal de Betim?

    O ProLegis da Câmara Municipal de Betim é um sistema digital utilizado para gerenciar e disponibilizar os processos legislativos da cidade

    Cientistas testam medicamento que faz dente nascer de novo
    12 jul

    Cientistas testam medicamento que faz dente nascer de novo

    Um medicamento, desenvolvido por cientistas japoneses, pode revolucionar o tratamento

    Fitoplâncton e zooplâncton, o que é? Qual sua importância na natureza?
    24 out

    Fitoplâncton e zooplâncton, o que é? Qual sua importância na natureza?

    A primeira coisa que você precisa saber é que trantam-se

    Amazônia se tornou a maior emissora de gases de efeito estufa do mundo em 2024
    02 nov

    Amazônia se tornou a maior emissora de gases de efeito estufa do mundo em 2024

    Os dados são do Serviço de Monitoramento Atmosférico Copernicus -

    Novo planeta em zona habitável é descoberto no sistema estelar mais próximo da Terra
    16 ago

    Novo planeta em zona habitável é descoberto no sistema estelar mais próximo da Terra

    Um novo planeta, localizado na zona habitável de sua estrela,