Reverter o envelhecimento pode se tornar uma realidade possível, diz pesquisador de Havard

Não é ficção científica – é o que afirmou o Cientista da Havard Medical School, David Sinclair, sobre a possibilidade de reverter o envelhecimeto.

Um avanço que parecia impossível para a ciência pode virar realidade em breve, através do trabalho de Sinclair e seus colegas em seu laboratório em Havard.

O Autor Sênior David Sinclair é professor de genética no Instituto Blavatnik da Harvard Medical School, co-diretor do Centro Paul F. Glenn para Pesquisa em Biologia do Envelhecimento no HMS e especialista em envelhecimento.

Em testes realizados com camundongos e macacos, os cientistas conseguiram ativar determinados fatores genéticos de forma controlada, permitindo restaurar o estado mais juvenil em células e tecidos.

Foi possível reduzir a idade biológica de forma mensurável e melhorar consideravelmente as condições físicas.

Segundo Sinclair os testes em humanos começarão em breve. Uma possível revolução em termos de saúde e longevidade é esperada, uma grande “mudança na medicina preventiva e regenerativa”- revelou;

O principal objetivo é que esses tratamentos sejam acessíveis a toda a população – disse Sinclair.

Em 2020, em estudo envolvendo cientistas do mesmo instituto, também utilizando terapia gênica, reativaram genes presentes apenas em embriões, revertendo cegueira por danos no nervo óptico e outros tipos de condições limitantes da visão em camundongos.

As pesquisas revelaram que o epigenoma desempenha um papel fundamental no envelhecimento. Não é apenas o desgaste celular o único responsável pela senescência.

Um dos fatores do envelhecimento seria a perda de informações sobre como as células devem funcionar. O controle epigenético não funciona.

A deterioração de informação epigenética altera a regulação gênica.

O controle epigenético é um sistema de ligar e desligar genes em padrões específicos sem alterar a sequência básica de DNA subjacente do gene – Informou o SciTechDaily.

Reiniciar o epigenoma de forma segura, permite restaurar essa informações.

Os cientistas desvendaram como fazer esse “reset”, de forma a retomar o controle epigenético, possibilitando devolver características juvenis em células adultas. O novo estudo foi publicado na Revista Aging em 2023.

O estudo utilizou uma abordagem envolvendo três genes Oct4, Sox2 e Klf4.

Os três genes, juntamente com um quarto (c-Myc), que não foi usado no trabalho, são conhecidos coletivamente como fatores Yamanaka.

Shinya Yamanaka, Prêmio Nobel de 2012, foi que quem identificou os quatro fatores de transcrição, Oct4, Sox2, Klf4 e c-Myc, que poderiam apagar marcadores epigenéticos nas células e retornar essas células ao seu estado embrionário primitivo, permitindo sua reprogramação.

Segundo o estudo publicado na Aging, a indução ectópica, dos fatores Yamanaka OCT4, SOX2 e KLF4 (OSK) em mamíferos, pode restaurar padrões de metilação do DNA jovem.

“Uma das mudanças mais importantes no epigenoma é a metilação do DNA, um processo pelo qual os grupos metil são anexados ao DNA”. detalhou o SciTechDaily reportando o estudo de 2020.

“Os padrões de metilação do DNA são estabelecidos durante o desenvolvimento embrionário para produzir os vários tipos de células”.

“Com o tempo, os padrões juvenis de metilação do DNA são perdidos e os genes dentro das células que deveriam ser ativados são desligados e vice-versa, resultando em função celular prejudicada” – completou o SciTechDaily.

O estudo publicado na Aging, apontou que foi preciso “rastrear moléculas que revertem o envelhecimento celular e rejuvenescem células humanas sem alterar o genoma”.

“Identificamos seis coquetéis químicos, que, em menos de uma semana e sem comprometer a identidade celular, restauram um perfil de transcrição jovem em todo o genoma e invertem a idade transcriptômica.”

“Assim, o rejuvenescimento pela reversão da idade pode ser alcançado, não apenas por meios genéticos, mas também químicos” – revelaram os cientistas no estudo.

A notícia repercutiu em vários veículos de imprensa como a Rádio Itatiaia, Época Negócios e O Globo, por exemplo.

Imagem da capa – Idosos – Foto de Pixabay – pexels.com – Disponível em: https://www.pexels.com/pt-br/foto/homem-ao-lado-da-mulher-no-balanco-34761/

* O conteúdo do site é produzido a partir de fatos concretos e de conhecimento baseado em evidências. Novas informações e ou avanços da ciência podem ensejar atualizações e aprimoramentos. Encontrou algum equívoco? Reporte-nos! *
Foto de Jefferson Alvarenga

Jefferson Alvarenga

Jefferson Alvarenga é criador e editor do Site Biota do Futuro. Biólogo, Pós Graduado em Gestão da Saúde Ambiental e em Imunologia e Microbiologia. Apaixonado por educação, pesquisa e por divulgação científica.

Como citar este conteúdo: ALVARENGA, Jefferson. Reverter o envelhecimento pode se tornar uma realidade possível, diz pesquisador de Havard. Biota do Futuro. Betim, 20 de julho de 2025. Disponível em: https://www.biotadofuturo.com.br/reverter-o-envelhecimento-pode-se-tornar-uma-realidade-possivel-diz-pesquisador-de-havard/. Acesso em 18/11/2025 às 19:01 h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News Letter

Inscreva-se e receba nossas atualizações

    O que fazer em caso de acidente com cobras peçonhentas? Onde buscar tratamento?
    20 nov

    O que fazer em caso de acidente com cobras peçonhentas? Onde buscar tratamento?

    No Brasil existem duas famílias principais de serpentes peçonhentas. A

    Telescópio com a maior câmera do mundo registra imagens incríveis do universo
    28 jun

    Telescópio com a maior câmera do mundo registra imagens incríveis do universo

    Imagens impressionantes do universo, cenas de tirar o fôlego. Um

    Pelo direito de nascer, vida SIM, aborto NÃO!
    23 nov

    Pelo direito de nascer, vida SIM, aborto NÃO!

    O site Biota do Futuro preza pela vida. Defender a

    Nova espécie de invertebrado com 20 braços é descoberta na Antártida dizem cientistas
    12 maio

    Nova espécie de invertebrado com 20 braços é descoberta na Antártida dizem cientistas

    Uma nova espécie marinha, um animal invertebrado habitando o Oceano

    Vida sob ameaça: os grandes eventos de extinção da história do nosso planeta
    16 abr

    Vida sob ameaça: os grandes eventos de extinção da história do nosso planeta

    O registro fóssil nos conta sobre evidências de vida antiga

    Corais-cérebro podem viver até 900 anos e são vitais para os ecossistemas marinhos
    15 dez

    Corais-cérebro podem viver até 900 anos e são vitais para os ecossistemas marinhos

    O coral-cérebro é um construtor de recifes. São criaturas com