Brasil lidera o ranking dos países com a maior desigualdade do mundo

PUBLICIDADE


Um relatório do Banco UBS da Suiça, aponta que o Brasil lidera o Ranking das desiguldades no mundo.

Segundo o relatório, o nosso país tem o maior número de milionários da América Latina, o que seria ótimo, entretanto, a notícia desagradável é que a nação também figura como o país mais desigual do planeta.

A análise cobriu 56 nações e mostra que existe no nosso país uma extrema concentração de riqueza, visto que a distribuição de renda é altamente precária, uma realidade contraditória.

O Brasil está pontuado com um Índice de Gini de 0,82, o que revela uma maior concentração de capital no topo da pirâmide social, diz o Global Wealth Report 2025 do UBS LatAm Acess.

O Índice de Gini varia de 0 a 1, e quanto mais próximo de 1, maior a concentração de renda em um pequeno grupo da população, indicando uma sociedade mais desigual.

Comparativamente, a Alemanha ( com ìndice de Gini de 0,68), Suíça (0,67), exibem menores níveis de desigualdade, enquanto economias como África do Sul (0,81) e Emirados Árabes Unidos (0,81) margeiam o patamar do Brasil.

O Brasil persiste com uma estrutura de renda acentuadamente concentrada, embora muitas narrativas em contrário, mas ao que o estudo do Banco UBS indica, são apenas narrativas.

Segundo o Guia do Investidor, enquanto globalmente a riqueza média por adulto cresce, no Brasil a falta de políticas públicas voltadas à redução da desigualdade, restringe a prosperidade ao acesso de poucos, em relação à maioria da população.

Essa conjuntura, afeta o acesso da maior parte população a saúde, educação, saneamento básico e oportunidades econômicas, dificultando o crescimento sustentável e a inclusão de forma direta.

O Correio Brasiliense informou que na avaliação de Geraldo Biasoto, professor do Instituto de Economia da Universidade de Campinas (Unicamp), a extrema desigualdade apontada no relatório do UBS é “impulsionada por altas taxas de juros”.

* O conteúdo do site é produzido a partir de fatos concretos e de conhecimento baseado em evidências. Novas informações e ou avanços da ciência podem ensejar atualizações e aprimoramentos. Encontrou algum equívoco? Reporte-nos! *
Foto de Jefferson Alvarenga

Jefferson Alvarenga

Jefferson Alvarenga é criador e editor do Site Biota do Futuro. Biólogo, Pós Graduado em Gestão da Saúde Ambiental e em Imunologia e Microbiologia. Apaixonado por educação, pesquisa e por divulgação científica.

Como citar este conteúdo: ALVARENGA, Jefferson. Brasil lidera o ranking dos países com a maior desigualdade do mundo. Biota do Futuro. Betim, 24 de junho de 2025. Disponível em: https://www.biotadofuturo.com.br/brasil-lidera-o-ranking-dos-paises-com-a-maior-desigualdade-do-mundo/. Acesso em 02/01/2026 às 04:32 h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News Letter

Inscreva-se e receba nossas atualizações

    População de rua no Brasil cresceu 25% em um período de 1 ano diz Observatório do 3º Setor
    27 abr

    População de rua no Brasil cresceu 25% em um período de 1 ano diz Observatório do 3º Setor

    A situação de vulnerabilidade humana tem se agravado seriamente nos

    Quais os únicos mamíferos do mundo que possuem escamas?
    16 jun

    Quais os únicos mamíferos do mundo que possuem escamas?

    Os pangolins são criaturas incríveis e únicas, com adaptações evolutivas

    O que é biologia da conservação?
    03 nov

    O que é biologia da conservação?

    A disciplina, surgiu em 1978 na Primeira Conferência Internacional em

    Brasil cai no ranking das democracias, diz The Economist
    20 jun

    Brasil cai no ranking das democracias, diz The Economist

    Um levantamento feito pelo jornal Britânico The Economist aponta que