Degradação da Amazônia Legal cresceu 482% e desmatamento 68% indicam dados do Imazon de janeiro e fevereiro de 2025

Extração de madeira e queimadas, os grandes responsáveis pelos maiores índices até então já verificados de degradação da amazônia legal, em relação à série histórica, em levantamento feito até fevereiro de 2025.

Foram 33.807 km² de florestas degradadas. O Pará e o Maranhão são os Estados mais afetados, acumulando 89% da área impactada. Entre os 10 municípios mais afetados, sete são paraenses, dois são maranhenses e um está no Mato Grosso.

Os dados são do SAD – Sistema de Alerta de Desmatamento, do Imazon – Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia e englobam o período de agosto de 2024 a fevereiro 2025.

O Ciclo de Desmatamento de 2025 medido pelo Imazon corresponde ao período de agosto/2024 a julho/2025. Assim, os dados apontados são parciais para o calendário do período. No Total houve um acréscimo de 482% na área degradada de agosto do ano passado até fevereiro deste ano.

É bom ressaltar que degradação e desmatamento são eventos diferentes. A degradação pode facilitar o desmatamento por tornar a região natural mais vulnerável. Uma e outra, causam impactos diferentes e apresentam distintas possibilidades de recuperação.

A degradação ocorre quando a floresta sofre danos consideráveis, entretanto, não acontece a remoção total da vegetação. A área afetada pode ser regenerada de forma natural ou por ações de restauração por interferência humana. O corte para exploração madeireira e as queimadas são os principais responsáveis pela degradação florestal.

O desmatamento, diferentemente é mais impactante, a floresta é removida totalmente visando a utilização da área para outros fins. A floresta original se perde totalmente, sendo muito difícil a sua recuperação de forma natural.

O mês de fevereiro de 2025 registrou 211 Km² de floresta degradada, um aumento de 1407% em relação ao mesmo período de 2024. Um índice recorde, o maior até então já registrado no período.

Ainda segundo o Imazon, no mês de Janeiro de 2025 foram registrados 133 Km² de floresta desmatada, um aumento de 68% em relação ao mesmo mês de 2024.

O Brasil será o anfintrião para a realização da COP-30 – a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, tendo como sede, Belém, a capital paraense.

Cinco das oito unidades de conservação que mais sofreram degradação estão no Estado do Pará. Uma está no Amapá, outra no Maranhão e ainda mais uma no Mato Grosso.

Entre as áreas degradadas estão também duas terras indígenas importantes, ambas no Pará. As Terras Indígenas Anambé e Alto Rio Guamá concentraram uma devastação equivalente a 42 campos de futebol por dia de vegetação devastada apontou o Imazon.

Imagem da capa – Foto de Zoran Milosavljevic – pexels.com – Disponível em: https://www.pexels.com/pt-br/foto/madeira-floresta-selva-mata-13397505/

* O conteúdo do site é produzido a partir de fatos concretos e de conhecimento baseado em evidências. Novas informações e ou avanços da ciência podem ensejar atualizações e aprimoramentos. Encontrou algum equívoco? Reporte-nos! *
Foto de Jefferson Alvarenga

Jefferson Alvarenga

Jefferson Alvarenga é criador e editor do Site Biota do Futuro. Biólogo, Pós Graduado em Gestão da Saúde Ambiental e em Imunologia e Microbiologia. Apaixonado por educação, pesquisa e por divulgação científica.

Como citar este conteúdo: ALVARENGA, Jefferson. Degradação da Amazônia Legal cresceu 482% e desmatamento 68% indicam dados do Imazon de janeiro e fevereiro de 2025. Biota do Futuro. Betim, 25 de abril de 2025. Disponível em: https://www.biotadofuturo.com.br/degradacao-da-amazonia-legal-cresceu-482-e-desmatamento-68-indicam-dados-do-imazon-de-janeiro-e-fevereiro-de-2025/. Acesso em 18/11/2025 às 20:15 h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News Letter

Inscreva-se e receba nossas atualizações

    Descoberto o maior reservatório de água do universo, dizem astrônomos
    24 mar

    Descoberto o maior reservatório de água do universo, dizem astrônomos

    Cerca de 140 trilhões vezes a quantidade de água existente

    Cientistas testam medicamento que faz dente nascer de novo
    12 jul

    Cientistas testam medicamento que faz dente nascer de novo

    Um medicamento, desenvolvido por cientistas japoneses, pode revolucionar o tratamento

    Registro fóssil de aranha de 308 milhões de anos intriga cientistas
    20 maio

    Registro fóssil de aranha de 308 milhões de anos intriga cientistas

    O fóssil do artrópode datado do Período Carbonífero da Era

    O que é criptobiose?
    04 nov

    O que é criptobiose?

    Criptobiose é a capacidade de um organismo colocar em absoluta

    Inédito: Cientistas registram em vídeo, momento exato em que um coração se forma
    17 maio

    Inédito: Cientistas registram em vídeo, momento exato em que um coração se forma

    Um registro absolutamente incrível envolvendo a fisiologia do desenvolvimento animal

    Estrutura inédita é observada em células humanas, apontam cientistas
    04 jul

    Estrutura inédita é observada em células humanas, apontam cientistas

    Um método ultra moderno de observação, a Tomografia Criogênica de

    Tráfico de vida selvagem: uma ameaça à biodiversidade no Brasil e no mundo
    18 nov

    Tráfico de vida selvagem: uma ameaça à biodiversidade no Brasil e no mundo

    Todos os dias uma quantidade enorme de animais silvestres são

    Vida espelhada, o que é e por que os biólogos a temem?
    23 dez

    Vida espelhada, o que é e por que os biólogos a temem?

    Muitas biomoléculas na natureza apresentam quiralidade, isto é, uma propriedade