Unidade de Pronto Atendimento de Betim obtém reconhecimento nacional por Boas Práticas do Hcor e Ministério da Saúde

Unidade de Pronto Atendimento de Betim obtém reconhecimento nacional por Boas Práticas do Hcor e Ministério da Saúde

A UPA Alterosas em Betim recebeu no dia 30/01, reconhecimento nacional pelo ótimo desempenho no Projeto “Boas Práticas na Atenção de Urgências”.

O projeto é conduzido pelo Hcor e realizado por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), do Ministério da Saúde. Mais de 400 unidades de saúde participam do projeto em todo o país.

O objetivo é aprimorar o atendimento nas UPAS, com vistas a melhorar a qualidade da assistência em saúde e garantir o manejo clínico seguro e ágil, nos atendimentos para casos de acidente vascular cerebral (AVC), síndrome coronariana aguda e sepse, condições críticas que exigem intervenção rápida, especializada e eficiente.

Pelo Projeto, os profissionais de saúde seguem protocolos rígidos para cada etapa de atendimento ao paciente. Durante os procedimentos, aperfeiçamentos visando a melhoria dos resultados, são amplamente avaliados e debatidos pelas equipes, buscando identificar pontos que podem ser revisados e otimizados.

Segundo Calaudionora Sá, coordenadora de enfermagem da UPA Alterosas, “a segurança e a qualidade no atendimento aos pacientes são componentes prioritários”. A abordagem colaborativa do projeto, permite um contínuo aprendizado, proporcionando o fortalecimento de intervenções clínicas objetivas e eficazes.

Os profissionais recebem qualificação através de cursos na modalidade de educação à distância, sessões de aprendizagem virtual ao vivo e visitas presenciais que reforçam as diretrizes, orientam melhorias e promovem a troca de conhecimeto.

Os participantes do projeto recebem ainda, suporte remoto para laudos de eletrocardiograma, através de um Programa de Tele-eletrocardiografia, o que permite maior agilidade na identificação e no atendimento de pacientes com infarto agudo do miocárdio e arritmias cardíacas.

Todos os casos são acompanhados pelos especialistas do Hcor até o encerramento, por intemédio de consultorias contínuas aos integrantes das equipes que fazem parte do projeto.

“A implementação do projeto Boas Práticas na UPA Alterosas tem permitido avanços significativos na qualidade do atendimento, garantindo maior segurança aos pacientes e aprimorando os protocolos de urgência cardiovascular”, informou Secretária Municipal de Saúde, Jaqueline Santana.

“A conquista desse reconhecimento nacional reforça o compromisso da Prefeitura de Betim em oferecer um serviço de saúde cada vez mais eficiente e qualificado para a população, alinhado às diretrizes do Ministério da Saúde e às melhores práticas assistenciais”, completou a Secretária.

Segundo matéria veiculada no Portal da Prefeitura de Betim, desde quando o projeto foi implantado, em junho de 2024, até dezembo, a UPA Alterosas registrou melhoria de 60% na conduta clínica nos casos envolvendo sepse (infecção generalizada), alcançando um percentual de 85% de eficiência na administração de antibióticos dentro da primeira hora do diagnóstico.

Imagem da capa – Upa Alterosas – Foto Prefeitura de Betim

* O conteúdo do site é produzido a partir de fatos concretos e de conhecimento baseado em evidências. Novas informações e ou avanços da ciência podem ensejar atualizações e aprimoramentos. Encontrou algum equívoco? Reporte-nos! *
Foto de Jefferson Alvarenga

Jefferson Alvarenga

Jefferson Alvarenga é criador e editor do Site Biota do Futuro. Biólogo, Pós Graduado em Gestão da Saúde Ambiental e em Imunologia e Microbiologia. Apaixonado por educação, pesquisa e por divulgação científica.

Como citar este conteúdo: ALVARENGA, Jefferson. Unidade de Pronto Atendimento de Betim obtém reconhecimento nacional por Boas Práticas do Hcor e Ministério da Saúde. Biota do Futuro. Betim, 1 de fevereiro de 2025. Disponível em: https://www.biotadofuturo.com.br/unidade-de-pronto-atendimento-de-betim-obtem-reconhecimento-nacional-por-boas-praticas-do-hcor-e-ministerio-da-saude/. Acesso em 18/11/2025 às 20:16 h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News Letter

Inscreva-se e receba nossas atualizações

    Peixe fóssil de 80 milhões de anos é descoberto em Minas Gerais
    21 jan

    Peixe fóssil de 80 milhões de anos é descoberto em Minas Gerais

    Uma espécie de peixe fossilizado até então desconhecida da ciência

    Quais os únicos mamíferos do mundo que possuem escamas?
    16 jun

    Quais os únicos mamíferos do mundo que possuem escamas?

    Os pangolins são criaturas incríveis e únicas, com adaptações evolutivas

    Cientistas testam tratamentos contra Alzheimer, resultados são promissores
    24 jul

    Cientistas testam tratamentos contra Alzheimer, resultados são promissores

    O Alzheimer é uma condição neuro degenerativa, ocasionada pelo acúmulo

    Amazônia é responsável por 10% do plástico despejado nos oceanos, aponta estudo
    30 set

    Amazônia é responsável por 10% do plástico despejado nos oceanos, aponta estudo

    A Amazônia é a maior bacia hidrográfica do planeta e possui o segundo rio mais poluído por plástico do mundo – Informou a Fiocruz Amazônia.

    Coral gigantesco é registrado por cientistas nas ilhas Salomão
    13 ago

    Coral gigantesco é registrado por cientistas nas ilhas Salomão

    O enorme animal foi descoberto por uma equipe de exploradores

    Pantanal tem 10.825 hectares queimados em janeiro de 2025
    01 mar

    Pantanal tem 10.825 hectares queimados em janeiro de 2025

    sOs incêndios no bioma Pantanal continuam destruindo os riquíssimos recursos

    Pesquisadores descobrem planta fóssil de 350 milhões de anos
    03 maio

    Pesquisadores descobrem planta fóssil de 350 milhões de anos

    Trata-se da Sanfordiacaulis densifolia, uma planta possivelmente precursora das samambaias