Nova espécie de árvore frutífera é descoberta na mata atlântica no Rio de Janeiro

Uma nova espécie de árvore, a 𝘚𝘪𝘱𝘩𝘰𝘯𝘦𝘶𝘨𝘦𝘯𝘢 𝘤𝘢𝘳𝘰𝘭𝘺𝘯𝘢𝘦, da família das Myrtaceae foi identificada na mata atlântica por cientistas do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, da Universidade de Brasília e da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

O nome científico da nova árvore, foi uma homenagem à pesquisadora Carolyn E. B. Proença, da Universidade de Brasília.

Os pesquisadores Thiago Fernandes e João Marcelo Braga e seus colegas estavam acompanhando o espécime desde 2018, observando o desenvolvimento e a frutificação da planta e coletando dados para embasar os seus estudos.

A árvore, pode chegar a 7 metros de altura. Ela é parente de outras árvores conhecidas, como as jabuticabeiras, jambos, araçás e pitangas.

Essas espécies são endêmicas, isto é, são restritas a certas regiões e a determinados biomas pelas características específicas de condições ambientais limitantes das áreas em que ocorrem.

A descoberta foi publicada em julho de 2024 na Revista Ciêntífica Brittonia, do Jardim Botânico de Nova York. A Siphoneugena carolynae é a décima terceira espécie do gênero Siphoneugena conhecida até hoje.

O local onde o indivíduo arbóreo foi estudado faz parte de uma antiga fazenda e já foi explorado por Charles Darwin em 1832, há quase 200 anos portanto.

Trata-se do Monumento Natural Municipal de Pedra de Itaocaia, uma unidade de conservação localizada em Maricá, estado do Rio de Janeiro, próximo ao Parque Estadual da Serra da Tiririca onde o único exemplar foi encontrado.

Frutos da Siphoneugena carolynae – Foto: Thiago Fernandes

A mata atlântica e todos os demais biomas brasileiros abrigam muitas especies ainda totalmente desconhecidas pela ciência.

Estima-se que cerca de 4000 espécies de árvores ainda não foram catalogadas na américa do sul e em torno de 9000 espécies podem ainda estar esperando para serem descobertas em todo o globo.

Por que a descoberta desta nova espécie é importante? Além de aumentar o conhecimento sobre a biodiversidade, essa descoberta reforça a importância das áreas protegidas para a conservação de espécies raras e endêmicas.

Além disso, é de extrema relevância o contínuo aporte de investimentos em pesquisas e conservação das áreas naturais, a fim de garantir que mais espécies desconhecidas possam ser identificadas e protegidas.

Bibliografia

FERNANDES, Thiago, et al. Siphoneugena carolynae (Myrtaceae), a new species from the Brazilian Atlantic Forest. Brittonia, a Journal Systematic Botany [S.I]. New York, EUA, julho de 2024. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s12228-024-09784-0. Acesso em 03/09/2024 às 16:30 h.

REINEHR, Patryck. Descoberta de nova espécie de árvore frutífera, Siphoneugena carolynae, no Rio de Janeiro. Super Rádio Tupi 96,5 FM [S.I]. Rio de Janeiro, Agosto de 2024. Disponível em: https://www.tupi.fm/brasil/descoberta-de-nova-especie-de-arvore-frutifera-siphoneugena-carolynae-no-rio-de-janeiro/. Acesso em 03/09/2024 às 16:50 h.

ARAUJO, Camila. Nova espécie de árvore frutífera, parente da jabuticabeira é descoberta em Maricá, no Rio. Um Só Planeta [S.I]. Disponível em: https://umsoplaneta.globo.com/biodiversidade/noticia/2024/08/19/nova-especie-de-arvore-frutifera-parente-da-jabuticabeira-e-descoberta-em-marica-no-rio.ghtml. Acesso em 03/09/2024 às 17:55 h.

VENTURA, Larissa. Nova espécie de árvore frutífera, inédita no mundo, é descoberta em Maricá. Diário do Rio. RJ, agosto de 2024. Disponível em: https://diariodorio.com/nova-especie-de-arvore-frutifera-inedita-no-mundo-e-descoberta-em-marica. Acesso em 03/09/2024 às 18:45 h.

CAMARGO, Suzana. South America hosts nearly half of 9,000 tree species unknown to science. Mongabay. [S.I]. Amazônia, Março de 2022. Disponível em: https://news.mongabay.com/2022/03/south-america-hosts-nearly-half-of-9000-tree-species-unknown-to-science/. Acesso em 03/09/2024 às 19:35 h.

Imagem da capa Siphoneugena carolynae – Foto: Thiago Fernandes.

 

* O conteúdo do site é produzido a partir de fatos concretos e de conhecimento baseado em evidências. Novas informações e ou avanços da ciência podem ensejar atualizações e aprimoramentos. Encontrou algum equívoco? Reporte-nos! *
Foto de Jefferson Alvarenga

Jefferson Alvarenga

Jefferson Alvarenga é criador e editor do Site Biota do Futuro. Biólogo, Pós Graduado em Gestão da Saúde Ambiental e em Imunologia e Microbiologia. Apaixonado por educação, pesquisa e por divulgação científica.

Como citar este conteúdo: ALVARENGA, Jefferson. Nova espécie de árvore frutífera é descoberta na mata atlântica no Rio de Janeiro. Biota do Futuro. Betim, 3 de setembro de 2024. Disponível em: https://www.biotadofuturo.com.br/nova-especie-de-arvore-frutifera-e-descoberta-na-mata-atlantica-no-rio-de-janeiro/. Acesso em 18/11/2025 às 20:15 h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News Letter

Inscreva-se e receba nossas atualizações

    Brasil ultrapassa 1 milhão de casos de Dengue em 2025
    23 abr

    Brasil ultrapassa 1 milhão de casos de Dengue em 2025

    É alarmante, o número de possíveis casos de Dengue já

    Betim prepara escolas para a volta às aulas
    25 jan

    Betim prepara escolas para a volta às aulas

    Nesse ano de 2025 o início do ano letivo está

    Vida espelhada, o que é e por que os biólogos a temem?
    23 dez

    Vida espelhada, o que é e por que os biólogos a temem?

    Muitas biomoléculas na natureza apresentam quiralidade, isto é, uma propriedade

    Praias de areias verdes, elas existem e são bem peculiares
    17 abr

    Praias de areias verdes, elas existem e são bem peculiares

    Os ambientes costeiros em todo o mundo são um convite

    Brasil está desmontando suas universidades, dizem Academia Brasileira de Ciências e SBPC
    20 maio

    Brasil está desmontando suas universidades, dizem Academia Brasileira de Ciências e SBPC

    "Profunda preocupação" - diz uma Nota Pública da Academia Brasileira

    Belo Horizonte, a Capital Nacional dos Ipês, recebe título internacional pela variedade de espécies em seu paisagismo
    06 out

    Belo Horizonte, a Capital Nacional dos Ipês, recebe título internacional pela variedade de espécies em seu paisagismo

    Belo Horizonte pela segunda vez consecutiva o título de “Tree City of the World” – Cidade Árvore do Mundo

    Nova espécie de invertebrado com 20 braços é descoberta na Antártida dizem cientistas
    12 maio

    Nova espécie de invertebrado com 20 braços é descoberta na Antártida dizem cientistas

    Uma nova espécie marinha, um animal invertebrado habitando o Oceano