Vitrine climática: Betim leva o “Paraopeba Vivo” à COP30 

PUBLICIDADE


Uma iniciativa do Município de Betim transformou uma área historicamente marcada por inundações e ocupações irregulares em um parque ecológico sustentável.  

Essa ação foi selecionada para ser apresentada na 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que será realizada agora em novembro, em Belém (PA). 

Trata-se do Projeto “Paraopeba Vivo – Mananciais Protegidos”. A cidade comemorou a seleção. O Projeto será apresentado na sessão “Implementando a Adaptação Climática nas Cidades”, no Pavilhão Brasil (Zona Verde), no dia 10 de novembro, às 14h15. 

O “Paraopeba Vivo” foi escolhido entre mais de 400 propostas brasileiras inseridas no Mapeamento de Iniciativas Climáticas Urbanas no Brasil. O reconhecimento internacional reforça o compromisso da administração municipal com a adaptação climática, a preservação ambiental e a inclusão social. 

Segundo o Portal de Notícias da Prefeitura de Betim, o projeto foi “idealizado e executado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semmad), em parceria com a Defesa Civil Municipal e a Empresa de Construções, Obras e Serviços de Betim (Ecos) e outras pastas”.  

“O projeto adota soluções baseadas na natureza para promover recuperação de ecossistemas ribeirinhos, mitigar riscos de inundação e aumentar a resiliência urbana” – informou a Prefeitura. 

Um dos principais resultados do “Paraopeba Vivo” é o Parque Ecológico Paraopeba Vivo Nelson Flores, implantado no bairro Citrolândia, às margens do Córrego Bandeirinhas. 

O novo parque conta com pista de caminhada, ciclovia, academia popular, parquinho infantil, estacionamento e bebedouros, promovendo lazer, mobilidade e integração com a natureza. 

A infraestrutura foi projetada para favorecer a drenagem natural e resistir a fortes chuvas, tornando o espaço um exemplo de infraestrutura verde e gestão hídrica sustentável. 

O local, antes classificado como área de risco, deu lugar a um espaço de 17 mil metros quadrados, onde engenharia, urbanismo, paisagismo e ação social se uniram para transformar vulnerabilidade em sustentabilidade. 

Foram plantadas mais de cinco mil mudas, entre espécies nativas e frutíferas, que contribuem para renaturalizar o solo, fortalecer a fauna local e ampliar a cobertura verde. 

As famílias que viviam na área foram realocadas de forma segura e digna, por meio do Programa de Auxílio Habitacional, garantindo proteção às moradias e recuperação integral do território. 

O Secretário Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rodrigo Gonçalves destacou que “a seleção do projeto representa o reconhecimento de uma política pública consolidada” na área ambiental na cidade. 

“Ser escolhido para a COP30 é o resultado de um trabalho técnico e comprometido”.  

“O ‘Paraopeba Vivo’ mostra que é possível construir cidades mais resilientes e ambientalmente responsáveis, transformando áreas de risco em lugares de convivência, lazer e preservação” – completou o Secretário 

Heron Guimarães, Prefeito de Betim, ressaltou que “a presença na COP30 simboliza o avanço da cidade em políticas ambientais efetivas”. “Projetos como o Paraopeba Vivo demonstram que as transformações locais podem gerar impacto global”. 

Com o “Paraopeba Vivo na COP30, Betim torna-se uma referência nacional em soluções climáticas concretas e um exemplo de como políticas públicas locais podem inspirar mudanças globais. Betim, reafirma assim, sua liderança em sustentabilidade urbana. 

Ainda segundo o Prefeito Heron, sua administração está “investindo em soluções concretas que unem desenvolvimento urbano, cuidado com as pessoas e respeito ao meio ambiente”, afirmou. 

O “Paraopeba Vivo” é uma clara indicação de que planejamento ambiental, inclusão social e inovação podem caminhar juntos.   

Com Informações da Prefeitura Municipal de Betim – Superintendência de Imprensa – SECOM – Imagem – Parque Ecológico Paraopeba Vivo Nelson Flores – Foto PMB – Divulgação

* O conteúdo do site é produzido a partir de fatos concretos e de conhecimento baseado em evidências. Novas informações e ou avanços da ciência podem ensejar atualizações e aprimoramentos. Encontrou algum equívoco? Reporte-nos! *
Foto de Jefferson Alvarenga

Jefferson Alvarenga

Jefferson Alvarenga é criador e editor do Site Biota do Futuro. Biólogo, Pós Graduado em Gestão da Saúde Ambiental e em Imunologia e Microbiologia. Apaixonado por educação, pesquisa e por divulgação científica.

Como citar este conteúdo: ALVARENGA, Jefferson. Vitrine climática: Betim leva o “Paraopeba Vivo” à COP30 . Biota do Futuro. Betim, 8 de novembro de 2025. Disponível em: https://www.biotadofuturo.com.br/vitrine-climatica-betim-leva-o-paraopeba-vivo-a-cop30/. Acesso em 10/01/2026 às 19:51 h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News Letter

Inscreva-se e receba nossas atualizações

    A rede de “internet” da floresta, você conhece?
    03 jul

    A rede de “internet” da floresta, você conhece?

    Árvores podem parecer independentes umas das outras, mas o solo

    Metamorfose: desvendando o ciclo de vida dos insetos, uma jornada de transformação
    31 mar

    Metamorfose: desvendando o ciclo de vida dos insetos, uma jornada de transformação

    Os insetos são criaturas fascinantes e incrivelmente diversas. Eles representam

    Onças-pintadas do Pantanal são as maiores do Brasil, saiba por que
    24 nov

    Onças-pintadas do Pantanal são as maiores do Brasil, saiba por que

    As onças-pintadas são animais incríveis, predadores de topo da cadeia alimentar com uma estupenda capacidade de se camuflar na natureza

    O maior aquífero subterrâneo do mundo está na Amazônia
    01 jan

    O maior aquífero subterrâneo do mundo está na Amazônia

    A Amazônia abriga a maior floresta tropical do mundo com

    O que é epigenética? Decifrando o controle da expressão gênica além do DNA
    04 abr

    O que é epigenética? Decifrando o controle da expressão gênica além do DNA

    Epigenética é o termo utilizado para indicar os processos que

    Nova espécie de invertebrado com 20 braços é descoberta na Antártida dizem cientistas
    12 maio

    Nova espécie de invertebrado com 20 braços é descoberta na Antártida dizem cientistas

    Uma nova espécie marinha, um animal invertebrado habitando o Oceano

    Ecossistema incrível é revelado após desprendimento de iceberg na Antártida
    05 abr

    Ecossistema incrível é revelado após desprendimento de iceberg na Antártida

    Um gigantesco iceberg do tamanho da cidade de Chicago nos