Tipos de nuvens

PUBLICIDADE


Nuvens são formações decorrentes de fenômenos atmosféricos que provocam a condensação de vapor de água ou cristais de gelo que ficam em suspensão, sob diferentes condições de temperatura, pressão, velocidades de ventos e altitudes variadas.

As nuvens podem ter diversos aspectos conforme as condições climáticas em que são formadas e a sua posição relativa à superfície.

A quantidade de luz que recebe e a posição em relação ao sol, caracterizam também aspectos relativos à luminância, que juntamente com a densidade das gotículas de água ou dos cristais de gelo presentes na nuvem, evidenciam sua textura, refletindo em sua aparência.

Elas podem ser baixas, médias e altas. Podem ainda ter a aparência de aglomerados de vários blocos pequenos e leves, nesgas esparsas, blocos grandes e densos tanto claros quanto escuros, agregações pesadas e baixas, entre outras.

Os principais tipos de nuvens são os CIRRUS, os CUMULOS, os EXTRATOS, os NIMBUS e os CONGESTUS.

O cirrus são nuvens altas. Os cúmulos são nuvens médias. Os estratus, os congestus e os nimbus são nuvens geralmente baixas.

Mas existem outras classificações, resultado de variações, com combinações de seus variados aspectos, sob condições atmosféricas diferentes que provavelmente se interpõem.

Os cirros são nuvens isoladas e leves, formadas a grandes altitudes. Têm a forma de nesgas esparsas ou esfiapadas convergindo para o horizonte.

cirrus-1

Os cúmulos são nuvens caracterizadas por flocos densos e isolados, formados geralmente a média altitude. Tem a base disposta horizontalmente e geram chuvas em pancadas rápidas muitas vezes com raios e trovões. São brancas e muitas vezes nos proporcionam belos e singulares formatos no céu.

cumulus

Os estratus são nuvens baixas, densas, cinzentas de base distribuída uniformemente no horizonte, provocando chuviscos e nevoeiros.

estratus-1

Os nimbus são também nuvens baixas, muito densas, de base horizontal, formando blocos contínuos, espessos e escuros. São nuvens que provocam chuvas fortes, tempestuosas e em grande quantidade, com muitos raios e trovões.

nimbus-1

Os congestus são nuvens baixas de desenvolvimento relacionado a grande instabilidade atmosférica. Apresentam estruturas dispostas verticalmente em grandes espessuras espraiadas para cima  com bordas superiores pontudas e base horizontal.

congestus-3

No cotidiano corrido dos dias atuais, muitas vezes observamos pouco os fenômenos naturais, onde perdemos grandes oportunidades de admirá-los e aprender  sobre os seus ciclos e o que os influencia.

Os fenômenos metereológicos que regulam as chuvas, os ventos, os tornados, os ciclones e as temperaturas na Terra têm sua gênese nos processos naturais que ocorrem na crosta a nível de biota mas também, envolvendo atividades geofísicas a partir do núcleo planeta e suas diversas camadas que influenciam o magnetismo, além do movimento de maré provocado pela lua entre outros.

O clima na terra tem se modificado ciclicamente ao longo das eras e as atividades biológicas no planeta têm grande influência sobre o mesmo, mormente nas quantidades de oxigênio, dióxido de carbono, nitrogênio, hidrogênio e outros elementos.

Desde o aparecimento do HOMO SAPIENS, entretanto, todo o Sistema Terra tem sofrido alterações dramáticas por suas atividades antropogênicas na crosta, o que tem levado a incríveis e rápidos processos de degradação das condições naturais básicas, necessárias à continuidade da vida.

* O conteúdo do site é produzido a partir de fatos concretos e de conhecimento baseado em evidências. Novas informações e ou avanços da ciência podem ensejar atualizações e aprimoramentos. Encontrou algum equívoco? Reporte-nos! *
Foto de Jefferson Alvarenga

Jefferson Alvarenga

Jefferson Alvarenga é criador e editor do Site Biota do Futuro. Biólogo, Pós Graduado em Gestão da Saúde Ambiental e em Imunologia e Microbiologia. Apaixonado por educação, pesquisa e por divulgação científica.

Como citar este conteúdo: ALVARENGA, Jefferson. Tipos de nuvens. Biota do Futuro. Betim, 10 de outubro de 2016. Disponível em: https://www.biotadofuturo.com.br/tipos-de-nuvens/. Acesso em 05/12/2025 às 08:25 h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News Letter

Inscreva-se e receba nossas atualizações

    O fogo como fator ecológico
    16 out

    O fogo como fator ecológico

    O fogo é um importante fator ecológico que participa na

    Metamorfose: desvendando o ciclo de vida dos insetos, uma jornada de transformação
    31 mar

    Metamorfose: desvendando o ciclo de vida dos insetos, uma jornada de transformação

    Os insetos são criaturas fascinantes e incrivelmente diversas. Eles representam

    Belo Horizonte, a Capital Nacional dos Ipês, recebe título internacional pela variedade de espécies em seu paisagismo
    06 out

    Belo Horizonte, a Capital Nacional dos Ipês, recebe título internacional pela variedade de espécies em seu paisagismo

    Belo Horizonte pela segunda vez consecutiva o título de “Tree City of the World” – Cidade Árvore do Mundo

    Tráfico de vida selvagem: uma ameaça à biodiversidade no Brasil e no mundo
    18 nov

    Tráfico de vida selvagem: uma ameaça à biodiversidade no Brasil e no mundo

    Todos os dias uma quantidade enorme de animais silvestres são

    Descoberto o maior reservatório de água do universo, dizem astrônomos
    24 mar

    Descoberto o maior reservatório de água do universo, dizem astrônomos

    Cerca de 140 trilhões vezes a quantidade de água existente

    População de rua no Brasil cresceu 25% em um período de 1 ano diz Observatório do 3º Setor
    27 abr

    População de rua no Brasil cresceu 25% em um período de 1 ano diz Observatório do 3º Setor

    A situação de vulnerabilidade humana tem se agravado seriamente nos

    Vida sob ameaça: os grandes eventos de extinção da história do nosso planeta
    16 abr

    Vida sob ameaça: os grandes eventos de extinção da história do nosso planeta

    O registro fóssil nos conta sobre evidências de vida antiga