Um projeto inovador em sáude ocular desenvolvido no município de Betim foi reconhecido pela Fiocruz durante o XXXVIII Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).
O evento foi realizado de 15 a 18 de junho no Expominas, em Belo Horizonte.
Betim participou com o Projeto “Prevenção e Cuidado: Implantação do Serviço de Telerretinografia para Usuários Diabéticos”, o qual foi premiado como o melhor trabalho da região Sudeste, na 4ª edição do Prêmio IdeiaSUS, iniciativa da Fiocruz em parceria com o Conasems.
A avaliação para a premiação considerou critérios como relevância, inovação, aplicabilidade, resultados alcançados e apresentação oral.
O projeto de Betim compõe um seleto grupo de cinco experiências reconhecidas nacionalmente entre centenas de práticas inscritas, abordando temas diversos em sáude pública. A conquista é de grande relavância para a cidade.

A premiação aconteceu durante a 20ª Mostra “Brasil, Aqui Tem SUS” na última terça-feira, dia 17 de junho, em cerimônia que que destacou experiências inovadoras e bem-sucedidas do Sistema Único de Saúde (SUS).
O projeto vencedor é apoiado pelo Núcleo de Telessaúde da Faculdade de Medicina da UFMG (NUTEL).
A parceria com a UFMG, ampliou sobremaneira a oferta de exames para rastreamento da retinopatia diabética, principal causa de cegueira evitável em adultos, com foco em usuários de alto risco.
Segundo matéria publicada no Portal de Notícias da Prefeitura, desde sua implantação, em julho de 2024, a capacidade mensal para realização dos exames específicos, passou de 70 para até 170 pacientes atendidos.
Em 2025 a PUC Betim, integrou a parceria, aumentando a oferta de exames, realizando também até 21 exames por dia.
O serviço é integrado à linha de cuidado de hipertensão e diabetes (HAS/DM). O exame é não invasivo, a captação de imagens é feita por um profissional habilitado e o laudo remoto é emitido por especialistas em até 72 horas.
“Até o momento, mais de 520 exames foram realizados com 34,7% apresentando alterações sugestivas de retinopatia, o que tem permitido a triagem precoce e o encaminhamento prioritário para oftalmologia” – informou o Portal da Prefeitura.
Fabrícia Pugedo, da Secretaria de Saúde de Betim e uma das autoras do trabalho, comemorou, realçando que o compromisso da cidade com a inovação e a promoção do cuidado integral em saúde, foi evidenciado com o reconhecimento pela Fiocruz.
“Ser reconhecida pela Fiocruz entre tantas experiências de excelência nos enche de orgulho. Esse prêmio mostra que o SUS Betim é capaz de transformar desafios em soluções concretas, com projetos que unem inovação, ciência e cuidado com as pessoas. A ampliação da telerretinografia é um marco para a saúde ocular na nossa cidade, e reforça nosso compromisso com um SUS cada vez mais resolutivo, eficiente e humano” – destacou.
As experiências vencedoras do IdeiaSUS, entre as quais está o trabalho desenvolvido em Betim, receberão um troféu e um certificado e também passarão por um acompanhamento técnico da Fiocruz por 12 meses. Um livro e um vídeo documental serão produzidos.
Com Informações da Prefeitura Municipal de Betim – Superintendência de Imprensa – SECOM – Divulgação
Imagem da Capa – Foto de José Antonio Otegui Auzmendi – pexels.com – Disponível em: https://www.pexels.com/pt-br/foto/optometrista-examinando-paciente-com-lampada-de-fenda-32209715/
Imagem do texto: Premiação do Projeto em Saúde Ocular de Betim durante o Conasems em Belo Horizonte – Foto PMB – Divulgação