Reverter o envelhecimento pode se tornar uma realidade possível, diz pesquisador de Havard

Não é ficção científica – é o que afirmou o Cientista da Havard Medical School, David Sinclair, sobre a possibilidade de reverter o envelhecimeto.

Um avanço que parecia impossível para a ciência pode virar realidade em breve, através do trabalho de Sinclair e seus colegas em seu laboratório em Havard.

O Autor Sênior David Sinclair é professor de genética no Instituto Blavatnik da Harvard Medical School, co-diretor do Centro Paul F. Glenn para Pesquisa em Biologia do Envelhecimento no HMS e especialista em envelhecimento.

Em testes realizados com camundongos e macacos, os cientistas conseguiram ativar determinados fatores genéticos de forma controlada, permitindo restaurar o estado mais juvenil em células e tecidos.

Foi possível reduzir a idade biológica de forma mensurável e melhorar consideravelmente as condições físicas.

Segundo Sinclair os testes em humanos começarão em breve. Uma possível revolução em termos de saúde e longevidade é esperada, uma grande “mudança na medicina preventiva e regenerativa”- revelou;

O principal objetivo é que esses tratamentos sejam acessíveis a toda a população – disse Sinclair.

Em 2020, em estudo envolvendo cientistas do mesmo instituto, também utilizando terapia gênica, reativaram genes presentes apenas em embriões, revertendo cegueira por danos no nervo óptico e outros tipos de condições limitantes da visão em camundongos.

As pesquisas revelaram que o epigenoma desempenha um papel fundamental no envelhecimento. Não é apenas o desgaste celular o único responsável pela senescência.

Um dos fatores do envelhecimento seria a perda de informações sobre como as células devem funcionar. O controle epigenético não funciona.

A deterioração de informação epigenética altera a regulação gênica.

O controle epigenético é um sistema de ligar e desligar genes em padrões específicos sem alterar a sequência básica de DNA subjacente do gene – Informou o SciTechDaily.

Reiniciar o epigenoma de forma segura, permite restaurar essa informações.

Os cientistas desvendaram como fazer esse “reset”, de forma a retomar o controle epigenético, possibilitando devolver características juvenis em células adultas. O novo estudo foi publicado na Revista Aging em 2023.

O estudo utilizou uma abordagem envolvendo três genes Oct4, Sox2 e Klf4.

Os três genes, juntamente com um quarto (c-Myc), que não foi usado no trabalho, são conhecidos coletivamente como fatores Yamanaka.

Shinya Yamanaka, Prêmio Nobel de 2012, foi que quem identificou os quatro fatores de transcrição, Oct4, Sox2, Klf4 e c-Myc, que poderiam apagar marcadores epigenéticos nas células e retornar essas células ao seu estado embrionário primitivo, permitindo sua reprogramação.

Segundo o estudo publicado na Aging, a indução ectópica, dos fatores Yamanaka OCT4, SOX2 e KLF4 (OSK) em mamíferos, pode restaurar padrões de metilação do DNA jovem.

“Uma das mudanças mais importantes no epigenoma é a metilação do DNA, um processo pelo qual os grupos metil são anexados ao DNA”. detalhou o SciTechDaily reportando o estudo de 2020.

“Os padrões de metilação do DNA são estabelecidos durante o desenvolvimento embrionário para produzir os vários tipos de células”.

“Com o tempo, os padrões juvenis de metilação do DNA são perdidos e os genes dentro das células que deveriam ser ativados são desligados e vice-versa, resultando em função celular prejudicada” – completou o SciTechDaily.

O estudo publicado na Aging, apontou que foi preciso “rastrear moléculas que revertem o envelhecimento celular e rejuvenescem células humanas sem alterar o genoma”.

“Identificamos seis coquetéis químicos, que, em menos de uma semana e sem comprometer a identidade celular, restauram um perfil de transcrição jovem em todo o genoma e invertem a idade transcriptômica.”

“Assim, o rejuvenescimento pela reversão da idade pode ser alcançado, não apenas por meios genéticos, mas também químicos” – revelaram os cientistas no estudo.

A notícia repercutiu em vários veículos de imprensa como a Rádio Itatiaia, Época Negócios e O Globo, por exemplo.

Imagem da capa – Idosos – Foto de Pixabay – pexels.com – Disponível em: https://www.pexels.com/pt-br/foto/homem-ao-lado-da-mulher-no-balanco-34761/

* O conteúdo do site é produzido a partir de fatos concretos e de conhecimento baseado em evidências. Novas informações e ou avanços da ciência podem ensejar atualizações e aprimoramentos. Encontrou algum equívoco? Reporte-nos! *
Foto de Jefferson Alvarenga

Jefferson Alvarenga

Jefferson Alvarenga é criador e editor do Site Biota do Futuro. Biólogo, Pós Graduado em Gestão da Saúde Ambiental e em Imunologia e Microbiologia. Apaixonado por educação, pesquisa e por divulgação científica.

Como citar este conteúdo: ALVARENGA, Jefferson. Reverter o envelhecimento pode se tornar uma realidade possível, diz pesquisador de Havard. Biota do Futuro. Betim, 20 de julho de 2025. Disponível em: https://www.biotadofuturo.com.br/reverter-o-envelhecimento-pode-se-tornar-uma-realidade-possivel-diz-pesquisador-de-havard/. Acesso em 04/10/2025 às 10:15 h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News Letter

Inscreva-se e receba nossas atualizações

    O que fazer em caso de acidente com cobras peçonhentas? Onde buscar tratamento?
    20 nov

    O que fazer em caso de acidente com cobras peçonhentas? Onde buscar tratamento?

    No Brasil existem duas famílias principais de serpentes peçonhentas. A

    Amazônia se tornou a maior emissora de gases de efeito estufa do mundo em 2024
    02 nov

    Amazônia se tornou a maior emissora de gases de efeito estufa do mundo em 2024

    Os dados são do Serviço de Monitoramento Atmosférico Copernicus -

    Por que algumas pessoas não contraem Covid-19? Cientistas explicam a imunidade ao vírus
    22 jun

    Por que algumas pessoas não contraem Covid-19? Cientistas explicam a imunidade ao vírus

    Algumas pessoas parecem ser imunes ao vírus Sars-Cov-2, o agente

    Biologia vegetal
    08 dez

    Biologia vegetal

    AS ANGIOSPERMAS O nome deriva do grego “angeion“, vaso, recipiente

    Brasil não atinge meta de alfabetização de 2024, revelou avaliação nacional
    16 jul

    Brasil não atinge meta de alfabetização de 2024, revelou avaliação nacional

    Segundo dados divulgados pelo MEC em 11/07, o Brasil não

    É possível morrer de rir? Parece estranho, mas pode acontecer
    04 set

    É possível morrer de rir? Parece estranho, mas pode acontecer

    Historicamente, casos de morte por riso foram documentados desde a Grécia Antiga até aos dias mais atuais.

    Nasa anuncia descoberta de água na superfície da Lua
    29 out

    Nasa anuncia descoberta de água na superfície da Lua

    O Observatório Estratosférico de Astronomia Infravermelha da NASA (SOFIA) detectou

    Animais peçonhentos e animais venenosos, qual a diferença?
    22 maio

    Animais peçonhentos e animais venenosos, qual a diferença?

    Imagine um reservatório com água mas sem nenhum meio que

    Registro fóssil de aranha de 308 milhões de anos intriga cientistas
    20 maio

    Registro fóssil de aranha de 308 milhões de anos intriga cientistas

    O fóssil do artrópode datado do Período Carbonífero da Era