Protozoário da toxoplasmose pode virar vacina contra o Câncer

O Dr. David J. Bzik, é o responsável pela equipe de cientistas do laboratório da Geisel School of Medicine at Dartmouth emHanover, EUA, que pesquisa novas tecnologias contra o câncer.

Estes cientistas estão trabalhando com testes de uma vacina produzida a partir de cepas ou formas modificadas do organismo causador da toxoplasmose.

O protozoário Toxoplasma gondii é um hospedeiro do intestino do gato e infecta um terço da população mundial, sendo que a maioria não apresenta sinais ou sintomas. Exceto nas pessoas com sistema imunológico comprometido, onde pode ocasionar graves problemas.

Os cientistas descobriram que em pessoas saudáveis, o T. gondii é combatido pelo sistema imune, através de células de defesa denominadas “Natural Killer” que é um tipo de linfócito T citotóxico. Estas células de defesa da mesma forma atacam um tumor cancerígeno.

Entretanto, o tumor ao se desenvolver no organismo, ele “desliga” o sistema imune. Os pesquisadores realizando testes com ratos, descobriram então, que ao inocular o T. gondii em pessoas com câncer, o sistema imune voltava a reagir, colocando as “Natural Killers’ novamente em ação, agindo então contra as células do tumor.

Mas como seria perigoso injetar o micro organismo da toxoplasmose em um indivíduo com câncer, desenvolveram em laboratório formas modificadas do protozoário.

Formas modificadas de um micro organismo, não conseguem se desenvolver nem se reproduzir em animais ou humanos, portanto não causam doenças. Porém ativam o sistema imune.

Assim produziram uma vacina imunoterapêutica chamada CPS. Essa vacina proporcionou que o sistema imune agisse sobre o tumor, em testes no laboratório, impedindo o avanço das células cancerígenas e diminuindo seu número, até fazê-las desaparecer.

Os resultados dos testes foram muito promissores e com altas taxas de sobrevivência dos animais, levando os cientistas ao prognóstico de que a vacina poderá ser capaz de prevenir possíveis recorrências de câncer, através de uma imunidade vitalícia.

Fonte: dartmouth.edu

* O conteúdo do site é produzido a partir de fatos concretos e de conhecimento baseado em evidências. Novas informações e ou avanços da ciência podem ensejar atualizações e aprimoramentos. Encontrou algum equívoco? Reporte-nos! *
Foto de Jefferson Alvarenga

Jefferson Alvarenga

Jefferson Alvarenga é criador e editor do Site Biota do Futuro. Biólogo, Pós Graduado em Gestão da Saúde Ambiental e em Imunologia e Microbiologia. Apaixonado por educação, pesquisa e por divulgação científica.

Como citar este conteúdo: ALVARENGA, Jefferson. Protozoário da toxoplasmose pode virar vacina contra o Câncer. Biota do Futuro. Betim, 30 de janeiro de 2015. Disponível em: https://www.biotadofuturo.com.br/protozoario-da-toxoplasmose-pode-virar-vacina-contra-o-cancer/. Acesso em 04/10/2025 às 11:50 h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News Letter

Inscreva-se e receba nossas atualizações

    Nasa anuncia descoberta de água na superfície da Lua
    29 out

    Nasa anuncia descoberta de água na superfície da Lua

    O Observatório Estratosférico de Astronomia Infravermelha da NASA (SOFIA) detectou

    Quais são as florestas mais antigas do mundo?
    19 dez

    Quais são as florestas mais antigas do mundo?

    Um artigo publicado na Revista Geological Society em abril de 2024, coloca uma

    Cientistas obtêm em laboratório fotossíntese em células de mamíferos de forma inédita
    06 jan

    Cientistas obtêm em laboratório fotossíntese em células de mamíferos de forma inédita

    Pesquisadores japoneses obtiveram êxito em um experimento inédito ao inserirem

    O que é o ProLegis da Câmara Municipal de Betim?
    17 set

    O que é o ProLegis da Câmara Municipal de Betim?

    O ProLegis da Câmara Municipal de Betim é um sistema digital utilizado para gerenciar e disponibilizar os processos legislativos da cidade

    Estrutura inédita é observada em células humanas, apontam cientistas
    04 jul

    Estrutura inédita é observada em células humanas, apontam cientistas

    Um método ultra moderno de observação, a Tomografia Criogênica de

    Fumaça dos incêndios no Brasil atingiu o sul do continente africano
    08 nov

    Fumaça dos incêndios no Brasil atingiu o sul do continente africano

    A informação veio do Serviço de Monitoramento Atmosférico Copernicus -

    Tragédia ambiental: degradação da Amazônia em 2024 é a maior dos últimos 15 anos
    28 out

    Tragédia ambiental: degradação da Amazônia em 2024 é a maior dos últimos 15 anos

    Um desastre gigantesco! Uma verdadeira calamidade! Essa é a definição