Por que algumas pessoas não contraem Covid-19? Cientistas explicam a imunidade ao vírus

Algumas pessoas parecem ser imunes ao vírus Sars-Cov-2, o agente etiológico causador da Covid-19. Intrigados, alguns pesquisadores resolveram investigar os motivos e os mecanismos pelos quais isso acontece.

As respostas imunes alteradas à infecção por SARS-CoV-2 estão na base de desfechos mais graves e fatais da doença.

As respostas de interferon tipo I prejudicadas, diminuição de subgrupos de células T e monócitos circulantes e o aumento da expansão clonal de células T e células B5 associaram-se a aos casos mais intensos e de alta morbidade por exemplo.

Um estudo, o primeiro envolvendo infecção humana controlada de Covid-19, foi realizado em um ambiente hospitalar com a participação de 36 voluntários que ficaram isolados e foram acompanhados rigorosamente através de exames laboratoriais de sangue e material da mucosa nasal coletados periodicamente durante a pesquisa.

Os 36 participantes tinham boa saúde e nunca contrairam Covid-19 e nem sequer foram vacinados contra a doença. Todos foram infectados com a cepa mais selvagem, a pré alfa. O resultado foi publicado na Revista Nature Medicine. Através dele foi possível detalhar uma linha do tempo, a mais completa relacionada à infecção já feita até agora.

Coronavírus – CDC – Pexels

A resposta imunológica de pacientes infectados com o Sars-Cov-2 depende de diversos fatores que característizam a infecção, entre eles, a carga viral, a cepa e o tempo decorrido desde a exposição, juntamente com variáveis clínicas, incluindo comorbidades, padrão de tratamento e imunidade preexistente. Isso influencia sobremaneira a análise dos dados relacionados a pesquisas sobre a resposta imune ao vírus.

O estudo realizado indicou evidências de que as pessoas que parecem ser imunes à doença apresentaram elevada atividade em um gene que pode ser o responsável por sinalizar ao sistema imunológico a presença do vírus, fazendo com que o mesmo fosse rapidamente eliminado, o que ocasionou que uma resposta imune com as reações inflamatórias típicas da doença não fossem desencadeadas.

Um complexo do sistema imunológico conhecido como HLA é o local onde os genes HLA-DQA2 foram encontrados. Eles ajudam o organismo a identificar as proteínas patogênicas dos vírus e as pessoas que apresentam uma mutação comum no HLA contenndo os genes reagem como se o sistema imunológico já conhecesse os vírus mesmo sem terem tido nenhuma exposição anterior a eles.

Essa condição específica proporciona que os seus portadores nem cheguem a desenvolver sinais e sintomas da doença. Outras respostas também foram verificadas como a ativação imediata de células imunológicas de mucosa e uma menor atividade de determinadas células envolvidas na reação inflamatória.

As respostas celulares altamente dinâmicas observadas indicaram que a atividade do interferon no sangue precedeu à resposta das células ciliadas do epitélio nasofaríngeo. Células T e macrófagos foram contaminados de forma não produtiva.

A COVID-19 é uma doença grave, potencialmente fatal causada pelo Coronavírus 2 da Síndrome Respiratória Aguda Grave que desencadeou uma das maiores emergencias globais em saúde publica mais recentemente registradas.

O estudo foi resultado de esforços de uma força-tarefa do governo do Reino Unido, do Imperial College London, da Royal Free London NHS Foundation Trust, da University College London e hVIVO.

Bibliografia

LINDEBOOM, R.G.H., WORLOCK, K.B., DRATVA, L.M. et al. Human SARS-CoV-2 challenge uncovers local and systemic response dynamics. Nature (2024). https://doi.org/10.1038/s41586-024-07575-x

LOBATO, isabela. Cientistas explicam por que algumas pessoas não contraem covid-19. Super Interessante – saúde [S.i]. Grupo Abril. São Paulo, 2024. Disponível em: https://super.abril.com.br/saude/cientistas-explicam-por-que-algumas-pessoas-nao-contraem-covid-19/. Acesso em: 21/06/2024 às 9:30 h.

Coronavírus – Foto de CDC – Pexels. Disponível em: Imagem da Capa

Coronavírus – Foto de CDC – Pexels. Disponível em: Imagem do Conteúdo

* O conteúdo do site é produzido a partir de fatos concretos e de conhecimento baseado em evidências. Novas informações e ou avanços da ciência podem ensejar atualizações e aprimoramentos. Encontrou algum equívoco? Reporte-nos! *
Foto de Jefferson Alvarenga

Jefferson Alvarenga

Jefferson Alvarenga é criador e editor do Site Biota do Futuro. Biólogo, Pós Graduado em Gestão da Saúde Ambiental e em Imunologia e Microbiologia. Apaixonado por educação, pesquisa e por divulgação científica.

Como citar este conteúdo: ALVARENGA, Jefferson. Por que algumas pessoas não contraem Covid-19? Cientistas explicam a imunidade ao vírus. Biota do Futuro. Betim, 22 de junho de 2024. Disponível em: https://www.biotadofuturo.com.br/por-que-algumas-pessoas-nao-contraem-covid-19-cientistas-explicam-a-imunidade-ao-virus/. Acesso em 04/10/2025 às 11:43 h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News Letter

Inscreva-se e receba nossas atualizações

    Animais peçonhentos e animais venenosos, qual a diferença?
    22 maio

    Animais peçonhentos e animais venenosos, qual a diferença?

    Imagine um reservatório com água mas sem nenhum meio que

    O que é o ProLegis da Câmara Municipal de Betim?
    17 set

    O que é o ProLegis da Câmara Municipal de Betim?

    O ProLegis da Câmara Municipal de Betim é um sistema digital utilizado para gerenciar e disponibilizar os processos legislativos da cidade

    Quais os únicos mamíferos do mundo que possuem escamas?
    16 jun

    Quais os únicos mamíferos do mundo que possuem escamas?

    Os pangolins são criaturas incríveis e únicas, com adaptações evolutivas

    É possível morrer de rir? Parece estranho, mas pode acontecer
    04 set

    É possível morrer de rir? Parece estranho, mas pode acontecer

    Historicamente, casos de morte por riso foram documentados desde a Grécia Antiga até aos dias mais atuais.

    Exoplaneta com possível oceano de água líquida é descoberto pelo telescópio James Webb
    11 jul

    Exoplaneta com possível oceano de água líquida é descoberto pelo telescópio James Webb

    Um exoplaneta orbitando uma estrela "vizinha" ao Sistema Solar, com

    A germinação da semente, o início de uma nova vida
    02 abr

    A germinação da semente, o início de uma nova vida

    A germinação da semente é um dos processos mais fascinantes

    Cientistas testam medicamento que faz dente nascer de novo
    12 jul

    Cientistas testam medicamento que faz dente nascer de novo

    Um medicamento, desenvolvido por cientistas japoneses, pode revolucionar o tratamento