Pesquisadores imprimem córnea humana em 3D de forma inédita

Em um esforço científico sem precedentes, cientistas do Reino Unido, anunciaram em artigo a ser publicado em Agosto de 2018, pela revista Experimental Eye Research, terem obtido sucesso com a bioimpressão de uma córnea humana em 3D.

“A bioimpressão 3D é uma tecnologia emergente que pode ser aproveitada para a fabricação de tecido biológico para aplicações clínicas”, cita o artigo.

Segundo os cientistas do Instituto de Medicina Genética da Universidade de New Castle, foram utilizadas células tronco de um doador saudável, que foram combinadas com alginato e colágeno contento queratócitos da córnea encapsulados, para criar uma “biotinta”, uma solução com alta viabilidade celular que pode ser impressa.

Utilizando uma bioimpressora 3D, a córnea experimental surgiu como uma estrutura de anéis circulares concêntricos, resultado da extrusão da “tinta” biológica.

Em seguida o material obtido foi colocado em um meio de cultura para se desenvolver e formar a córnea propriamente dita.

Os trabalhos foram liderados pelo docente Che Connon, titular da cadeira de Engenharia de Tecidos da referida universidade britânica.

O Professor Che J. Connon explicou que o hidrogel de cultura exclusivo resultado das pesquisas, mantém as células tronco vivas, agregando propriedades de rigidez e plasticidade suficientes para manter a forma, com capacidade de serem ejetadas com sucesso pela impressora.

As pesquisas demonstraram que é possível “imprimir” córneas com medidas específicas dos olhos de cada paciente em particular, o que pode tornar o tratamento personalizado e exlcusivo para a anatomia do olho de cada caso examinado.

A bioimpressão demorou apenas cerca de 10 minutos e segundo a equipe de pesquisadores, o experimento ainda precisará passar por inúmeros testes durante vários anos até que a córnea humana assim obtida possa ser utilizada em transplantes de forma a beneficiar milhares de pessoas afetadas por cegueira proveniente de lesão neste tecido do olho.

Cerca de 10 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem com lesões na córnea causadas pelo tracoma uma doença infecciosa ocular cujo agente etiológico é a bactéria Chlamydia trachomatis.

Outras 5 milhões de pessoas aguardam tratamento por apresentarem cegueira causada por queimaduras, lacerações, escoriações ou outras doenças.

A técnica apresentou baixo custo e representa um enorme avanço para o futuro próximo, trazendo esperanças promissoras para o tratamento da cegueira em todo o mundo.

Bibliografia

Abigail Isaacson ,Stephen Swioklo ,Che J. Connon. Experimental Eye Research. Bioimpressão 3D de um estroma da córnea equivalente. Volume 173, Agosto de 2018. Páginas 188-193 – Volume impresso em andamento.

Science Direct. Bioimpressão 3D de um estroma da córnea equivalente. Disponível online em 30 de Maio de 2018 em:

https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0014483518302124 – Acesso em 06/06/2018.

* O conteúdo do site é produzido a partir de fatos concretos e de conhecimento baseado em evidências. Novas informações e ou avanços da ciência podem ensejar atualizações e aprimoramentos. Encontrou algum equívoco? Reporte-nos! *
Foto de Jefferson Alvarenga

Jefferson Alvarenga

Jefferson Alvarenga é criador e editor do Site Biota do Futuro. Biólogo, Pós Graduado em Gestão da Saúde Ambiental e em Imunologia e Microbiologia. Apaixonado por educação, pesquisa e por divulgação científica.

Como citar este conteúdo: ALVARENGA, Jefferson. Pesquisadores imprimem córnea humana em 3D de forma inédita. Biota do Futuro. Betim, 6 de junho de 2018. Disponível em: https://www.biotadofuturo.com.br/pesquisadores-imprimem-cornea-humana-em-3d-de-forma-inedita/. Acesso em 19/01/2026 às 14:04 h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News Letter

Inscreva-se e receba nossas atualizações

    Cavernas do Brasil serão mapeadas para preservar a memória arqueológica e paleobiológica do país
    16 set

    Cavernas do Brasil serão mapeadas para preservar a memória arqueológica e paleobiológica do país

    O território brasileiro abriga cavernas com altíssimo valor arqueológico, cultural e científico

    É possível morrer de rir? Parece estranho, mas pode acontecer
    04 set

    É possível morrer de rir? Parece estranho, mas pode acontecer

    Historicamente, casos de morte por riso foram documentados desde a Grécia Antiga até aos dias mais atuais.

    Inédito: Cientistas registram em vídeo, momento exato em que um coração se forma
    17 maio

    Inédito: Cientistas registram em vídeo, momento exato em que um coração se forma

    Um registro absolutamente incrível envolvendo a fisiologia do desenvolvimento animal

    A germinação da semente, o início de uma nova vida
    02 abr

    A germinação da semente, o início de uma nova vida

    A germinação da semente é um dos processos mais fascinantes

    Onças-pintadas do Pantanal são as maiores do Brasil, saiba por que
    24 nov

    Onças-pintadas do Pantanal são as maiores do Brasil, saiba por que

    As onças-pintadas são animais incríveis, predadores de topo da cadeia alimentar com uma estupenda capacidade de se camuflar na natureza

    Vacina de Oxford gera forte resposta imune entre os idosos, diz jornal
    27 out

    Vacina de Oxford gera forte resposta imune entre os idosos, diz jornal

    A notícia é do Jornal britânico Financial Times, em reportagem

    O que é o ProLegis da Câmara Municipal de Betim?
    17 set

    O que é o ProLegis da Câmara Municipal de Betim?

    O ProLegis da Câmara Municipal de Betim é um sistema digital utilizado para gerenciar e disponibilizar os processos legislativos da cidade