Órgãos dos Sentidos: Visão

PUBLICIDADE


As informações provenientes do meio externo são importantes para que o organismo reconheça as inúmeras possíveis variações que podem acontecer nos fatores físicos e químicos do ambiente em que vivem e desenvolva respostas adequadas que lhe permita controlar e manter sua homeostase, ou seja, o equilíbrio, a estabilidade de suas funções biológicas internas.

Os órgãos sensoriais são os responsáveis para captar as variações ambientais na forma de estímulos e enviar as informações ao sistema nervoso a fim de que ele possa coordenar e integrar os ajustamentos que forem necessários ao perfeito funcionamento das atividades que sustentam a vida.

Estruturas do Olho Humano – Adaptado de FreePik – Macrovector

A visão é um dos sentidos altamente relevantes para a percepção dos estímulos provenientes da luz refletida pelo meio ambiente e para o processamento da mesma em imagens e cores pelo cérebro.

O órgão da visão é o olho, que é constituído de um bulbo e de estruturas anexas ou acessórias.

O bulbo ocular dispõe de um sistema de lentes que propicia a captação e a convergência dos raios luminosos refletidos pelos objetos para os fotorreceptores.

O bulbo está localizado um em cada uma das órbitas oculares e possui três túnicas concêntricas. A túnica fibrosa mais externa, a túnica vascular intermediária, e a túnica interna.

A túnica fibrosa é composta por uma porção anterior transparente, a córnea, um dos componentes do aparelho dióptrico onde ocorre a refração dos raios luminosos e por uma porção posterior opaca, a esclera, de coloração esbranquiçada, que serve como proteção para a inserção dos tendões dos músculos motores do olho.

A túnica vascular é altamente irrigada, sendo dividida em três partes. A porção posterior, o corióide possui coloração marrom e forra internamente a maior parte da esclera. O corpo ciliar possui um espessamento e une o corióide à íris. Em sua parte interna várias elevações desta porção, os processos cilares, sustentam as fibras do ligamento suspensor da lente. A Íris é a porção mais anterior, se constituindo de uma membrana circular pigmentada situada antes da lente tendo uma abertura central, a pupila.

O músculo dilatador da pupila e o músculo esfíncter da pupila, controlam o diâmetro da pupila, que se contrai sob a luz intensa e se dilata em caso de luminosidade reduzida. Além disso, um outro músculo, o músculo cilar, promove o fenômeno da acomodação, que ajusta o foco dos objetos mais próximos pelo deslocamento do corpo ciliar que aumenta a curvatura da parte central da lente aumentando seu poder de refração.

A túnica interna, a retina, capta os estímulos luminosos através de estruturas microscópicas que se apresentam no fundo do olho em forma de franja denteada, a ora serrata, que em sua parte posterior contém numerosas células foto receptoras, os cones e os bastontes.

No fundo do ollho encontram-se também, a mácula e o disco do nervo óptico. A mácula é o local responsável pela maior acuidade visual. O disco do nervo ótico é o local onde este nervo surge na retina, não possui células fotorreceptoras e se configura como um ponto cego da retina.

O aparelho dióptrico é a estrutura refrativa do olho. É composto pela córnea, pelo humor aquoso, pela lente e pelo corpo vítreo. A córnea já foi descrita anteriormente. O humor aquoso, uma substância plasmática, preenche as câmaras anterior e posterior do olho. A lente é uma estrutura biconvexa, principal responsável pela refração da luz que chega ao olho. O corpo vítreo de constituição gelatinosa e transparente ocupa 4/5 do espaço do olho posterior à lente.

O olho possui ainda estruturas anexas, que incluem os elementos de proteção, compreendidos pelos cílios, supercílios, pálpebras e glândulas lacrimais; e os músculos motores extrinsecos do olho, em número de sete, seis dos quais se fixam na esclera, e um deles levanta a pálbebra superior.

Bibliografia

DANGELO, José Geraldo; FATTINI, Carlo Américo. Anatomia Humana Básica. 2ª ed. São Paulo. Atheneu, 2006. 184 p.

Imagens:

1- INDY, Javi. Close-Up of Beautiful Little Girl Brown Eye. FreePic.Com [S.I], 2023.

2- Macrovector. Estruturas do Olho Humano. FreePic.Com [S.I], 2023.

* O conteúdo do site é produzido a partir de fatos concretos e de conhecimento baseado em evidências. Novas informações e ou avanços da ciência podem ensejar atualizações e aprimoramentos. Encontrou algum equívoco? Reporte-nos! *
Foto de Jefferson Alvarenga

Jefferson Alvarenga

Jefferson Alvarenga é criador e editor do Site Biota do Futuro. Biólogo, Pós Graduado em Gestão da Saúde Ambiental e em Imunologia e Microbiologia. Apaixonado por educação, pesquisa e por divulgação científica.

Como citar este conteúdo: ALVARENGA, Jefferson. Órgãos dos Sentidos: Visão. Biota do Futuro. Betim, 29 de setembro de 2023. Disponível em: https://www.biotadofuturo.com.br/orgaos-dos-sentidos-visao/. Acesso em 05/12/2025 às 06:27 h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News Letter

Inscreva-se e receba nossas atualizações

    O que é o lunistício? Como ele acontece e com que periodicidade?
    21 jun

    O que é o lunistício? Como ele acontece e com que periodicidade?

    Em determinadas épocas a Lua passa mais tempo brilhando no

    Vida sob ameaça: os grandes eventos de extinção da história do nosso planeta
    16 abr

    Vida sob ameaça: os grandes eventos de extinção da história do nosso planeta

    O registro fóssil nos conta sobre evidências de vida antiga

    Recorde de queimadas no Brasil em 2024 pode comprometer a floresta do futuro
    25 nov

    Recorde de queimadas no Brasil em 2024 pode comprometer a floresta do futuro

    Os incêndios florestais no Brasil em 2024 extrapolaram todos os

    Brasil não atinge meta de alfabetização de 2024, revelou avaliação nacional
    16 jul

    Brasil não atinge meta de alfabetização de 2024, revelou avaliação nacional

    Segundo dados divulgados pelo MEC em 11/07, o Brasil não

    Cientistas obtêm em laboratório fotossíntese em células de mamíferos de forma inédita
    06 jan

    Cientistas obtêm em laboratório fotossíntese em células de mamíferos de forma inédita

    Pesquisadores japoneses obtiveram êxito em um experimento inédito ao inserirem

    Projeto busca preservar a Harpia, a maior águia do Brasil e das américas
    03 mar

    Projeto busca preservar a Harpia, a maior águia do Brasil e das américas

    As águias são aves de rapina, ou seja, são animais

    Linha de Wallace, um limite natural que separa duas biotas distintas
    22 jun

    Linha de Wallace, um limite natural que separa duas biotas distintas

    A Linha de Wallace é um limite biogeográfico, uma barreira

    Neurônios evitam usar glicose para economizar energia e proteger o cérebro, diz estudo
    28 jul

    Neurônios evitam usar glicose para economizar energia e proteger o cérebro, diz estudo

    O cérebro é um órgão excepcionalmente exigente em aporte de