Órgãos dos Sentidos: Visão

As informações provenientes do meio externo são importantes para que o organismo reconheça as inúmeras possíveis variações que podem acontecer nos fatores físicos e químicos do ambiente em que vivem e desenvolva respostas adequadas que lhe permita controlar e manter sua homeostase, ou seja, o equilíbrio, a estabilidade de suas funções biológicas internas.

Os órgãos sensoriais são os responsáveis para captar as variações ambientais na forma de estímulos e enviar as informações ao sistema nervoso a fim de que ele possa coordenar e integrar os ajustamentos que forem necessários ao perfeito funcionamento das atividades que sustentam a vida.

Estruturas do Olho Humano – Adaptado de FreePik – Macrovector

A visão é um dos sentidos altamente relevantes para a percepção dos estímulos provenientes da luz refletida pelo meio ambiente e para o processamento da mesma em imagens e cores pelo cérebro.

O órgão da visão é o olho, que é constituído de um bulbo e de estruturas anexas ou acessórias.

O bulbo ocular dispõe de um sistema de lentes que propicia a captação e a convergência dos raios luminosos refletidos pelos objetos para os fotorreceptores.

O bulbo está localizado um em cada uma das órbitas oculares e possui três túnicas concêntricas. A túnica fibrosa mais externa, a túnica vascular intermediária, e a túnica interna.

A túnica fibrosa é composta por uma porção anterior transparente, a córnea, um dos componentes do aparelho dióptrico onde ocorre a refração dos raios luminosos e por uma porção posterior opaca, a esclera, de coloração esbranquiçada, que serve como proteção para a inserção dos tendões dos músculos motores do olho.

A túnica vascular é altamente irrigada, sendo dividida em três partes. A porção posterior, o corióide possui coloração marrom e forra internamente a maior parte da esclera. O corpo ciliar possui um espessamento e une o corióide à íris. Em sua parte interna várias elevações desta porção, os processos cilares, sustentam as fibras do ligamento suspensor da lente. A Íris é a porção mais anterior, se constituindo de uma membrana circular pigmentada situada antes da lente tendo uma abertura central, a pupila.

O músculo dilatador da pupila e o músculo esfíncter da pupila, controlam o diâmetro da pupila, que se contrai sob a luz intensa e se dilata em caso de luminosidade reduzida. Além disso, um outro músculo, o músculo cilar, promove o fenômeno da acomodação, que ajusta o foco dos objetos mais próximos pelo deslocamento do corpo ciliar que aumenta a curvatura da parte central da lente aumentando seu poder de refração.

A túnica interna, a retina, capta os estímulos luminosos através de estruturas microscópicas que se apresentam no fundo do olho em forma de franja denteada, a ora serrata, que em sua parte posterior contém numerosas células foto receptoras, os cones e os bastontes.

No fundo do ollho encontram-se também, a mácula e o disco do nervo óptico. A mácula é o local responsável pela maior acuidade visual. O disco do nervo ótico é o local onde este nervo surge na retina, não possui células fotorreceptoras e se configura como um ponto cego da retina.

O aparelho dióptrico é a estrutura refrativa do olho. É composto pela córnea, pelo humor aquoso, pela lente e pelo corpo vítreo. A córnea já foi descrita anteriormente. O humor aquoso, uma substância plasmática, preenche as câmaras anterior e posterior do olho. A lente é uma estrutura biconvexa, principal responsável pela refração da luz que chega ao olho. O corpo vítreo de constituição gelatinosa e transparente ocupa 4/5 do espaço do olho posterior à lente.

O olho possui ainda estruturas anexas, que incluem os elementos de proteção, compreendidos pelos cílios, supercílios, pálpebras e glândulas lacrimais; e os músculos motores extrinsecos do olho, em número de sete, seis dos quais se fixam na esclera, e um deles levanta a pálbebra superior.

Bibliografia

DANGELO, José Geraldo; FATTINI, Carlo Américo. Anatomia Humana Básica. 2ª ed. São Paulo. Atheneu, 2006. 184 p.

Imagens:

1- INDY, Javi. Close-Up of Beautiful Little Girl Brown Eye. FreePic.Com [S.I], 2023.

2- Macrovector. Estruturas do Olho Humano. FreePic.Com [S.I], 2023.

* O conteúdo do site é produzido a partir de fatos concretos e de conhecimento baseado em evidências. Novas informações e ou avanços da ciência podem ensejar atualizações e aprimoramentos. Encontrou algum equívoco? Reporte-nos! *
Foto de Jefferson Alvarenga

Jefferson Alvarenga

Jefferson Alvarenga é criador e editor do Site Biota do Futuro. Biólogo, Pós Graduado em Gestão da Saúde Ambiental e em Imunologia e Microbiologia. Apaixonado por educação, pesquisa e por divulgação científica.

Como citar este conteúdo: ALVARENGA, Jefferson. Órgãos dos Sentidos: Visão. Biota do Futuro. Betim, 29 de setembro de 2023. Disponível em: https://www.biotadofuturo.com.br/orgaos-dos-sentidos-visao/. Acesso em 19/01/2026 às 12:08 h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News Letter

Inscreva-se e receba nossas atualizações

    Pesquisadores descobrem planta fóssil de 350 milhões de anos
    03 maio

    Pesquisadores descobrem planta fóssil de 350 milhões de anos

    Trata-se da Sanfordiacaulis densifolia, uma planta possivelmente precursora das samambaias

    Novo planeta em zona habitável é descoberto no sistema estelar mais próximo da Terra
    16 ago

    Novo planeta em zona habitável é descoberto no sistema estelar mais próximo da Terra

    Um novo planeta, localizado na zona habitável de sua estrela,

    O que é a MPOX e como ela é transmitida?
    21 ago

    O que é a MPOX e como ela é transmitida?

    A MPOx é uma doença infecciosa cujo agente etiológico, ou

    Metamorfose: desvendando o ciclo de vida dos insetos, uma jornada de transformação
    31 mar

    Metamorfose: desvendando o ciclo de vida dos insetos, uma jornada de transformação

    Os insetos são criaturas fascinantes e incrivelmente diversas. Eles representam

    Cientistas testam tratamentos contra Alzheimer, resultados são promissores
    24 jul

    Cientistas testam tratamentos contra Alzheimer, resultados são promissores

    O Alzheimer é uma condição neuro degenerativa, ocasionada pelo acúmulo

    Fitoplâncton e zooplâncton, o que é? Qual sua importância na natureza?
    24 out

    Fitoplâncton e zooplâncton, o que é? Qual sua importância na natureza?

    A primeira coisa que você precisa saber é que trantam-se

    A Classe das aves, vertebrados homeotérmicos incríveis, remanescentes diretos dos dinossauros
    29 abr

    A Classe das aves, vertebrados homeotérmicos incríveis, remanescentes diretos dos dinossauros

    As aves surgiram no Período Jurássico da Era Mesozóica. Segundo

    Um rio que ferve no meio da floresta, existe e está na Amazônia peruana
    12 fev

    Um rio que ferve no meio da floresta, existe e está na Amazônia peruana

    Um rio cujas águas apresentam temperaturas de 86ºC até 99,1ºC.

    Fóssil de anfíbio gigante mais antigo que os dinossauros é encontrado no Rio Grande do Sul
    06 maio