O que são plastídeos?


Plastos ou plastídeos são organelas citoplasmáticas próprias das células vegetais. Possuem também dupla membrana com aspecto trilaminar que caracteriza a unidade de membrana das células dos seres vivos, com sua bi camada lipoprotéica e seu espaço entre as camadas. Possuem também um genoma próprio semelhante aquele das bactérias e das mitocôndrias.

Os plastídeos são estruturas intra celulares originadas de proplastos presentes nos tecidos meristemáticos que são aqueles tecidos ainda indiferenciados que nas células vegetais têm a capacidade de produzir novas células.

Os proplastos são pequenos e incolores e se diferenciam  em plastos a medida que se desenvolvem nas células dos tecidos vegetais que realizam a fotossíntese.

Nas células meristemáticas os proplastos são multiplicados e repassados às células filhas durante o processo de divisão celular.

Nas células já diferenciadas os plastos funcionais dão origem a novos plastos por fissão binária.

A transmissão do genoma plastidial na reprodução sexuada dos vegetais é feito pelo gameta feminino na maioria dos vegetais superiores, caracterizando como no caso das mitocôndrias uma herança de origem essencialmente materna dessas organelas.

Os plastos podem ser de três naturezas. Os cromoplastos e os cloroplastos apresentam pigmentos que absorvem a luz solar em algumas faixas de ondas e refletem outras. A luz refletida determina a cor do pigmento e da peça da anatomia vegetal que o contém. Os leucoplastos não apresentam pigmentos e portanto são incolores.



Os plastos que realizam a fotossíntese são os cloroplastos pois possuem o pigmento essencial para a realização deste importante processo através do qual a maior parte da energia do sol entra na biosfera.

Moléculas de clorofila no interior dos cloroplastos de uma célula vegetal
Moléculas de clorofila no interior dos cloroplastos de uma célula vegetal

Os cromoplastos, plastos que não realizam a fotossíntese, são os xantoplastos (pigmentos amarelos) e os eritroplastos (pigmentos vermelhos).

Xantoplastos e eritroplastos co evoluíram com os insetos e outros animais propiciando interações ecológicas que favorecem e estimulam a polinização e a dispersão de sementes  através da frugivoria (alimentação a base de frutos).

O desenvolvimento dos cromoplastos representados pelos xantoplastos e eritroplastos ocorre pelo enorme acúmulo de grandes quantidades de carotenóides podendo acontecer também pela degradação da clorofila, com alteração da estrutura lamelar das membranas internas dos cloroplastos durante o processo de amadurecimento dos frutos por ação de fito hormônios ou na fase de senescência das folhas.

Os leucoplastos, que são os plastos não pigmentados sintetizam e armazenam substâncias de reserva como o amido (amiloplastos), proteínas (proteoplastos) e lipídeos (oleoplastos).

Os amiloplastos podem se diferenciar em cloroplastos em presença de luz e outras condições.

Por fim, como já foi dito, os cloroplastos são os plastídeos ou plastos onde tem lugar a fotossíntese. Os pigmentos de clorofila que eles contêm são excitados pela energização dos elétrons de seus átomos constituintes.

A energia luminosa do sol é assim processada no interior dos cloroplastos e transformada em energia química presente nas ligações dos átomos dos compostos de carbono que são sintetizados em presença de água, CO2  e minerais do solo, com a consequente liberação de oxigênio para a atmosfera.

Bibliografia

RAVEN, Peter H. ; EVERT, Ray F.; EICHHORN, Susan E. Biologia Vegetal. 7ª ed. Rio de Janeiro. Guanabara koogan S.A, 2007. 830 p.

* O conteúdo do site é produzido a partir de fatos concretos e de conhecimento baseado em evidências. Novas informações e ou avanços da ciência podem ensejar atualizações e aprimoramentos. Encontrou algum equívoco? Reporte-nos! *
Foto de Jefferson Alvarenga

Jefferson Alvarenga

Jefferson Alvarenga é criador e editor do Site Biota do Futuro. Biólogo, Pós Graduado em Gestão da Saúde Ambiental e em Imunologia e Microbiologia. Apaixonado por educação, pesquisa e por divulgação científica.

Como citar este conteúdo: ALVARENGA, Jefferson. O que são plastídeos?. Biota do Futuro. Betim, 26 de outubro de 2016. Disponível em: https://www.biotadofuturo.com.br/o-que-sao-plastideos/. Acesso em 30/01/2026 às 14:31 h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News Letter

Inscreva-se e receba nossas atualizações

    Cavernas do Brasil serão mapeadas para preservar a memória arqueológica e paleobiológica do país
    16 set

    Cavernas do Brasil serão mapeadas para preservar a memória arqueológica e paleobiológica do país

    O território brasileiro abriga cavernas com altíssimo valor arqueológico, cultural e científico

    O que é biologia da conservação?
    03 nov

    O que é biologia da conservação?

    A disciplina, surgiu em 1978 na Primeira Conferência Internacional em

    Quais os únicos mamíferos que põem ovos? Vamos conhecê-los?
    18 jun

    Quais os únicos mamíferos que põem ovos? Vamos conhecê-los?

    Os monotremados são os únicos mamíferos que põem ovos. Atualmente,

    Vida sob ameaça: os grandes eventos de extinção da história do nosso planeta
    16 abr

    Vida sob ameaça: os grandes eventos de extinção da história do nosso planeta

    O registro fóssil nos conta sobre evidências de vida antiga

    Descoberto o maior reservatório de água do universo, dizem astrônomos
    24 mar

    Descoberto o maior reservatório de água do universo, dizem astrônomos

    Cerca de 140 trilhões vezes a quantidade de água existente

    Surpreendente recuperação do gelo da Antártida intriga cientistas
    16 maio

    Surpreendente recuperação do gelo da Antártida intriga cientistas

    O extremo sul do planeta apresentou de forma absolutamente intrigante

    Telescópio James Webb detecta dióxido de carbono em Caronte a maior lua de Plutão
    04 out
    Tráfico de vida selvagem: uma ameaça à biodiversidade no Brasil e no mundo
    18 nov

    Tráfico de vida selvagem: uma ameaça à biodiversidade no Brasil e no mundo

    Todos os dias uma quantidade enorme de animais silvestres são

    Fósseis do sul da França revelam linhagem inédita de neandertais que viveram isolados por 50 mil anos
    18 set