O que é botânica e o que é o Reino Plantae?

Botânica é o ramo da biologia que estuda os organismos do REINO PLANTAE, ou seja, os vegetais. Mas também incluem tradicionalmente estudos referentes a procariotos (bactérias fotossintetizantes), protistas (algas com capacidade fotossintética) e fungos.

Os procariotos e protistas heterotróficos são objetos de estudo de outros ramos da Biologia.

A moderna classificação dos seres vivos preconiza um sistema de três domínios e seis reinos.

O domínio ARQUEA engloba o reino Arqueabactéria, o domínio BACTÉRIA inclui o reino Bactéria e o domínio EUCÁRIA possui os reinos protista, fungi, plantae e animália.

O Reino Plantae pertence pois ao Domínio Eucaria. EUCÁRIAengloba todos os organismos multicelulares ou unicelulares que apresentam o material genético em um núcleo envolto por uma membrana a CARIOTECA.

As plantas são todas pluricelulares e possuem tecidos verdadeiros, ou seja, suas células são diferenciadas e organizadas com funções específicas.

As plantas ou vegetais são produtores primários, fotossintetizantes e autótrofos, ou seja, possuem a capacidade de fabricar seu próprio alimento, ao realizar transformações que possibilitam que a energia da luz solar seja armazenada em compostos de carbono hidratados através da fotossíntese.

Todas as plantas possuem vacúolos, uma parede celular de celulose e organelas especializadas na realização da fotossíntese, os cloroplastos onde estão localizados os pigmentos fotossintetizantes as clorofilas.

São embriófitas, ou seja, possuem a presença de um embrião multicelular retido no gametófito feminino durante a fase esporofítica.

A reprodução é principalmente sexuada com alternância de gerações haplóides e diplóides.

Nas plantas mais primitivas, a geração haplóide representada pelo gametófito (n) é a parte dominante, enquanto que nos grupos mais evoluídos, o gametófito foi reduzido durante o processo de evolução, sendo a geração esporofítica a parte dominante.

As plantas são distribuídas em dois grandes grupos. A CRIPTÓGAMAS e as FANERÓGAMAS.

A palavra criptógama vem do grego, com o prefixo cripto significando escondido e o sufixo gamae significando gameta. Portanto englobam as plantas em que a estrutura reprodutiva não é perceptível, portanto sem sementes.

São criptógamas as briófitas que não possuem vasos condutores e se algumas possuem tecidos condutores especializados, os mesmos não possuem as paredes das células condutoras lignificadas e as pteridófitas, plantas vasculares com vasos condutores lignificados.

Já o termo fanerógama também de origem grega, possui o prefixo fanero significando visível e o sufixo gamae, como já vimos com o significado de gameta. As fanerógamas incluem o grupo das plantas em que a estrutura reprodutiva é claramente visível, apresentando o embrião envolto em uma semente.

As fanerógamas são as gimnospermas, plantas vasculares com sementes nuas pois não produzem frutos e nem flores e as angiospermas, plantas vasculares com flores e a semente protegida por um fruto. Também costuma ser usado o termo espermatófita para as fanerógamas.

Ainda todas as plantas que possuem vasos condutores representados por estruturas especializadas para a condução da seiva bruta denominadas xilema e por estruturas apropriadas para a condução da seiva elaborada denominadas floema são classificadas como traqueófitas.

As plantas evoluíram de um ancestral primitivo comum, um representante protista, possivelmente uma alga verde do grupo das carófitas que apresentam características compartilhadas comuns em vários aspectos.

As briófitas segundo análise dos registros fósseis datam do período siluriano. As pteridófitas apareceram no devoniano e se diversificaram no carbonífero. Já as gimnospermas dominaram a era mesozóica. Por último as angiospermas apresentam seus primeiros registros fósseis no cretáceo.

Bibliografia

RAVEN, Peter H. ; EVERT, Ray F.; EICHHORN, Susan E. Biologia Vegetal. 7ª ed. Rio de Janeiro. Guanabara koogan S.A, 2007. 830 p.

RICKLEFS, Robert E. A Economia da Natureza. 5ª ed. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 2009. 503 p.

 

* O conteúdo do site é produzido a partir de fatos concretos e de conhecimento baseado em evidências. Novas informações e ou avanços da ciência podem ensejar atualizações e aprimoramentos. Encontrou algum equívoco? Reporte-nos! *
Foto de Jefferson Alvarenga

Jefferson Alvarenga

Jefferson Alvarenga é criador e editor do Site Biota do Futuro. Biólogo, Pós Graduado em Gestão da Saúde Ambiental e em Imunologia e Microbiologia. Apaixonado por educação, pesquisa e por divulgação científica.

Como citar este conteúdo: ALVARENGA, Jefferson. O que é botânica e o que é o Reino Plantae?. Biota do Futuro. Betim, 8 de abril de 2017. Disponível em: https://www.biotadofuturo.com.br/o-que-e-botanica-e-o-que-e-o-reino-plantae/. Acesso em 19/01/2026 às 12:08 h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News Letter

Inscreva-se e receba nossas atualizações

    Mamíferos peçonhentos, existem?
    05 jul

    Mamíferos peçonhentos, existem?

    Por incrível que pareça, a resposta é sim. Embora raros,

    Desmatamento avançou intensamente sobre Terra Indígena Munduruku e outras áreas protegidas em 2025 
    20 dez

    Desmatamento avançou intensamente sobre Terra Indígena Munduruku e outras áreas protegidas em 2025 

    IMAZON revelou que a Terra Indígena Munduruku foi a mais atingida pelo desmatamento entre as reservas indígenas na região amazônica

    Catástrofe: amazônia queimando, maior índice de incêndios em 17 anos
    04 set

    Catástrofe: amazônia queimando, maior índice de incêndios em 17 anos

    Devastação, perda de biodiversidade, tragédia ambiental. Onde há fumaça há

    Amazônia tem 55 milhões de árvores gigantes, estima estudo
    30 dez

    Amazônia tem 55 milhões de árvores gigantes, estima estudo

    As grandes árvores da Amazônia influenciam no equilíbrio da floresta atuando de forma importante sobre a biodiversidade

    Desmatamento na Amazônia voltou a crescer em janeiro de 2025, diz Imazon
    27 fev

    Desmatamento na Amazônia voltou a crescer em janeiro de 2025, diz Imazon

    O desmatamento na amazônia legal brasileira voltou a crescer assustadoramente

    Fóssil de anfíbio gigante mais antigo que os dinossauros é encontrado no Rio Grande do Sul
    06 maio
    Brasil cai no ranking das democracias, diz The Economist
    20 jun

    Brasil cai no ranking das democracias, diz The Economist

    Um levantamento feito pelo jornal Britânico The Economist aponta que

    Brasil ultrapassa 1 milhão de casos de Dengue em 2025
    23 abr

    Brasil ultrapassa 1 milhão de casos de Dengue em 2025

    É alarmante, o número de possíveis casos de Dengue já

    Desmatamento na Amazônia: construção de rodovia para COP 30, destrói floresta que deveria ser protegida
    07 abr

    Desmatamento na Amazônia: construção de rodovia para COP 30, destrói floresta que deveria ser protegida

    A Amazônia desempenha um papel importantíssimo na absorção de carbono,