O plantio de árvores, a manutenção das florestas, o sequestro de carbono…

PUBLICIDADE


Os vegetais em seu processo de fotossíntese, sintetizam moléculas orgânicas, que entre seus elementos constituintes inclui o carbono. O carbono entra na planta durante a fotossíntese pela assimilação de CO2 do ar atmosférico.

O gás carbônico então, juntamente com a água, nutrientes e minerais absorvidos do solo, por ação da luz solar na clorofila serão transformados em carboidratos além da lignina um derivado polimérico de aminoácidos.

Estes compostos de carbono ficam armazenados nas células e tecidos vegetais. Durante a fotossíntese serão liberadas também, moléculas de oxigênio. Os carboidratos nos vegetais são representados pela celulose e pelo amido.

A celulose é o composto orgânico mais abundante do planeta e compõe a estrutura da parede celular dos vegetais. O amido é uma molécula de reserva de energia.

Além destas duas, outra molécula importante que retém carbono em sua constituição é a lignina que também faz parte da parede celular do vegetal, cuja função é proteger o tecido vegetal contra oxidação e micro organismos.

Portanto, a planta em seus processos vitais, necessita absorver, ou seja, sequestrar, retirar gás carbônico da atmosfera. O gás carbônico ou CO2 é um importante fator do efeito estufa e consequentemente do aquecimento global.

O efeito estufa é um fenômeno natural, onde os vários gases que compõem a atmosfera absorvem parte do calor do sol que chega ao planeta onde é refletido mandando-o de volta à superfície. Isso mantém a Terra com um nível de calor apropriado e extremamente imprescindível à formação e manutenção da vida.

Entretanto, um excesso de gases que provocam o efeito estufa, pode desequilibrar o sistema, gerando um aquecimento acima de valores benéficos pra a homeostase, ou seja, o equilíbrio da biosfera.

Esse fenômeno é chamado de aquecimento global e pode alterar o clima, interferindo no regime de chuvas, no derretimento das calotas polares e das geleiras das montanhas, aumentando o nível do mar.

Mas não é só o derretimento do gelo que aumenta o nível do mar. O aumento da temperatura pelo aquecimento global faz os corpos d’ água se expandirem aumentando seu volume.

Com a mudança climática devido ao aquecimento global, os ecossistemas naturais podem sofrer também com a perda da biodiversidade, erosões, chuva ácida, tempestades, queda de encostas, enchentes entre outras que podem ocorrer com maior intensidade.

Por isso é muito importante a manutenção das florestas naturais, o reflorestamento e o plantio de árvores nas áreas urbanas, para promover o sequestro de carbono da atmosfera e o armazenamento do mesmo nos tecidos vegetais. Ao mesmo tempo promoverá uma maior liberação de oxigênio e umidade na atmosfera, através da transpiração destes organismos.

Mas para evitar o aquecimento global é muito importante também a diminuição da emissão dos gases que aumentam o efeito estufa. Estes gases são provenientes das atividades humanas como queima de combustíveis fósseis, utilização de aerossóis, criação de gado em larga escala que além de produzir metano através do metabolismo destes animais, ainda incentiva o desmatamento para formação de pastagens.

Ao fazer o desmatamento o ser humano além de eliminar as formas biológicas naturais que retêm o CO2, em seus processos moleculares, estará também contribuindo para a liberação deste gás pela utilização da biomassa, afetando a biodiversidade, desestabilizando os solos, diminuindo a liberação de oxigênio e umidade, alterando o clima.


* O conteúdo do site é produzido a partir de fatos concretos e de conhecimento baseado em evidências. Novas informações e ou avanços da ciência podem ensejar atualizações e aprimoramentos. Encontrou algum equívoco? Reporte-nos! *
Foto de Jefferson Alvarenga

Jefferson Alvarenga

Jefferson Alvarenga é criador e editor do Site Biota do Futuro. Biólogo, Pós Graduado em Gestão da Saúde Ambiental e em Imunologia e Microbiologia. Apaixonado por educação, pesquisa e por divulgação científica.

Como citar este conteúdo: ALVARENGA, Jefferson. O plantio de árvores, a manutenção das florestas, o sequestro de carbono…. Biota do Futuro. Betim, 30 de janeiro de 2015. Disponível em: https://www.biotadofuturo.com.br/o-plantio-de-arvores-a-manutencao-das-florestas-o-sequestro-de-carbono/. Acesso em 05/12/2025 às 11:16 h.

Respostas de 2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News Letter

Inscreva-se e receba nossas atualizações

    Brasil está desmontando suas universidades, dizem Academia Brasileira de Ciências e SBPC
    20 maio

    Brasil está desmontando suas universidades, dizem Academia Brasileira de Ciências e SBPC

    "Profunda preocupação" - diz uma Nota Pública da Academia Brasileira

    Deserto florido: conheça o curioso fenômeno que acontece no Atacama no Chile 
    23 nov

    Deserto florido: conheça o curioso fenômeno que acontece no Atacama no Chile 

    Nos últimos dias do mês setembro e nos primeiros dias de outubro de 2025, um fenômeno incrível foi observado no Atacama, uma floração magnífica de vários quilômetros de extensão

    Exoplaneta com possível oceano de água líquida é descoberto pelo telescópio James Webb
    11 jul

    Exoplaneta com possível oceano de água líquida é descoberto pelo telescópio James Webb

    Um exoplaneta orbitando uma estrela "vizinha" ao Sistema Solar, com

    O que é a MPOX e como ela é transmitida?
    21 ago

    O que é a MPOX e como ela é transmitida?

    A MPOx é uma doença infecciosa cujo agente etiológico, ou

    O que é epigenética? Decifrando o controle da expressão gênica além do DNA
    04 abr

    O que é epigenética? Decifrando o controle da expressão gênica além do DNA

    Epigenética é o termo utilizado para indicar os processos que

    Cavernas do Brasil serão mapeadas para preservar a memória arqueológica e paleobiológica do país
    16 set

    Cavernas do Brasil serão mapeadas para preservar a memória arqueológica e paleobiológica do país

    O território brasileiro abriga cavernas com altíssimo valor arqueológico, cultural e científico

    Nova espécie de invertebrado com 20 braços é descoberta na Antártida dizem cientistas
    12 maio

    Nova espécie de invertebrado com 20 braços é descoberta na Antártida dizem cientistas

    Uma nova espécie marinha, um animal invertebrado habitando o Oceano

    Registro fóssil de aranha de 308 milhões de anos intriga cientistas
    20 maio

    Registro fóssil de aranha de 308 milhões de anos intriga cientistas

    O fóssil do artrópode datado do Período Carbonífero da Era