Novo planeta em zona habitável é descoberto no sistema estelar mais próximo da Terra

PUBLICIDADE


Um novo planeta, localizado na zona habitável de sua estrela, pode ter sido descoberto pelo Telescópio Espacial James Webb da Nasa.

É o que indicam fortes evidências baseadas em dados coletados através do MIRI – Instrumento de Infravermelho Médio, instalado no J. Webb.

Trata-se possivelmente de um gigante gasoso, que orbita a estrela Alpha Centauri A, integrante do sistema estelar triplo, composto por outras duas estrelas, Alpha Centauri B e Próxima Centauri.

O achado foi destaque em dois artigos publicados no The Astrophysical Journal Letters, assinados, um por Charles Beichman e outro por Aniket Sanghi e colaboradores.

Se confirmado, o planeta será o quarto já descoberto no Sistema Centauri. Outros três, descobertos anteriormente, orbitam a estrela anã vermelha Próxima Centauri, entre eles Próxima B.

Próxima B é uma superterra rochosa, também na zona habitável, com órbita travada em movimento síncrono com sua estrela, localizado a 4,2 anos-luz de distância da Terra.

O possível novo planeta em torno de Apha Centauri A, estaria a apenas 4 anos-luz de distância do nosso mundo, o que o torna o objeto extra solar mais próximo de nós – informou o Jet Propulsion Laboratory do California Institute of Technology.

O Sistema Centauri é composto pelo par binário Alpha Centauri A e Alpha Centauri B, semelhantes ao nosso sol e pela estrela anã vermelha mais distante das duas, Próxima Centauri. A estrela Próxima Centauri orbita o par principal.

O conjunto estelar triplo é percebido da Terra como um único ponto luminoso, o terceiro objeto mais brilhante no céu noturno visível apenas no hemisfério sul do nosso planeta.

Por causa de seu intenso brilho e a sua grande proximidade, tem sido difícil observar e confirmar a existência de outros mundos en torno de Alpha Centauri A e Alpha Centauri B.

A nova descoberta foi possível por meio de uma sequência de observações planejadas meticulosamente em agosto de 2024.

Usando uma máscara coronagráfica integrante do MIRI para bloquear a luz intensa do par binário, o objeto espacial cerca de 10 mil vezes menos luminoso que Alpha Centauri A, foi revelado em uma órbita elíptica a aproximadamente 2 vezes a distância entre o Sol e a Terra de seu astro hospedeiro.

Em observações posteriores, em fevereiro e abril de 2025, o objeto aproximadamente do tamanho de Saturno não foi detectado novamente.

O potencial novo planeta, pode ter se movimentado muito perto de Alpha Centauri A, o que teria impedido sua posterior detecção pelo J. Webb.

Novas observações serão necessárias para confirmar a existência do novo planeta em torno de Alpha Centauri A.


Imagem da Capa – Concepção artística do possível novo planeta em Alpha Centauri – Em primeiro plano o gigante gasoso. No canto superior esquerdo Alpha Centauri A. No canto superior direito Alpha Centauri B. Entre elas o nosso sol como o pequeno ponto mais luminoso na direção da constelação de Cassiopéia visto a partir de Centauri – Fonte: NASA, ESA, CSA, STScI, Robert L. Hurt (Caltech / IPAC)

* O conteúdo do site é produzido a partir de fatos concretos e de conhecimento baseado em evidências. Novas informações e ou avanços da ciência podem ensejar atualizações e aprimoramentos. Encontrou algum equívoco? Reporte-nos! *
Foto de Jefferson Alvarenga

Jefferson Alvarenga

Jefferson Alvarenga é criador e editor do Site Biota do Futuro. Biólogo, Pós Graduado em Gestão da Saúde Ambiental e em Imunologia e Microbiologia. Apaixonado por educação, pesquisa e por divulgação científica.

Como citar este conteúdo: ALVARENGA, Jefferson. Novo planeta em zona habitável é descoberto no sistema estelar mais próximo da Terra. Biota do Futuro. Betim, 16 de agosto de 2025. Disponível em: https://www.biotadofuturo.com.br/novo-planeta-em-zona-habitavel-e-descoberto-no-sistema-estelar-mais-proximo-da-terra/. Acesso em 02/01/2026 às 01:18 h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News Letter

Inscreva-se e receba nossas atualizações

    É possível morrer de rir? Parece estranho, mas pode acontecer
    04 set

    É possível morrer de rir? Parece estranho, mas pode acontecer

    Historicamente, casos de morte por riso foram documentados desde a Grécia Antiga até aos dias mais atuais.

    Quais os únicos mamíferos que põem ovos? Vamos conhecê-los?
    18 jun

    Quais os únicos mamíferos que põem ovos? Vamos conhecê-los?

    Os monotremados são os únicos mamíferos que põem ovos. Atualmente,

    Infecção viral tem sobrecarregado hospitais na China e preocupa OMS
    16 jan

    Infecção viral tem sobrecarregado hospitais na China e preocupa OMS

    Infecções por um vírus respiratório que causa fortes sintomas gripais,

    Desmatamento avançou intensamente sobre Terra Indígena Munduruku e outras áreas protegidas em 2025 
    20 dez

    Desmatamento avançou intensamente sobre Terra Indígena Munduruku e outras áreas protegidas em 2025 

    IMAZON revelou que a Terra Indígena Munduruku foi a mais atingida pelo desmatamento entre as reservas indígenas na região amazônica

    Como surgiram os átomos? Será que eles continuam se formando?
    05 maio

    Como surgiram os átomos? Será que eles continuam se formando?

    Hoje vamos falar um pouquinho sobre a origem dos átomos.

    Quais são as florestas mais antigas do mundo?
    19 dez

    Quais são as florestas mais antigas do mundo?

    Um artigo publicado na Revista Geological Society em abril de 2024, coloca uma

    Neurônios evitam usar glicose para economizar energia e proteger o cérebro, diz estudo
    28 jul

    Neurônios evitam usar glicose para economizar energia e proteger o cérebro, diz estudo

    O cérebro é um órgão excepcionalmente exigente em aporte de

    O que é biologia da conservação?
    03 nov

    O que é biologia da conservação?

    A disciplina, surgiu em 1978 na Primeira Conferência Internacional em