Um novo planeta, localizado na zona habitável de sua estrela, pode ter sido descoberto pelo Telescópio Espacial James Webb da Nasa.
É o que indicam fortes evidências baseadas em dados coletados através do MIRI – Instrumento de Infravermelho Médio, instalado no J. Webb.
Trata-se possivelmente de um gigante gasoso, que orbita a estrela Alpha Centauri A, integrante do sistema estelar triplo, composto por outras duas estrelas, Alpha Centauri B e Próxima Centauri.
O achado foi destaque em dois artigos publicados no The Astrophysical Journal Letters, assinados, um por Charles Beichman e outro por Aniket Sanghi e colaboradores.
Se confirmado, o planeta será o quarto já descoberto no Sistema Centauri. Outros três, descobertos anteriormente, orbitam a estrela anã vermelha Próxima Centauri, entre eles Próxima B.
Próxima B é uma superterra rochosa, também na zona habitável, com órbita travada em movimento síncrono com sua estrela, localizado a 4,2 anos-luz de distância da Terra.
O possível novo planeta em torno de Apha Centauri A, estaria a apenas 4 anos-luz de distância do nosso mundo, o que o torna o objeto extra solar mais próximo de nós – informou o Jet Propulsion Laboratory do California Institute of Technology.
O Sistema Centauri é composto pelo par binário Alpha Centauri A e Alpha Centauri B, semelhantes ao nosso sol e pela estrela anã vermelha mais distante das duas, Próxima Centauri. A estrela Próxima Centauri orbita o par principal.
O conjunto estelar triplo é percebido da Terra como um único ponto luminoso, o terceiro objeto mais brilhante no céu noturno visível apenas no hemisfério sul do nosso planeta.
Por causa de seu intenso brilho e a sua grande proximidade, tem sido difícil observar e confirmar a existência de outros mundos en torno de Alpha Centauri A e Alpha Centauri B.
A nova descoberta foi possível por meio de uma sequência de observações planejadas meticulosamente em agosto de 2024.
Usando uma máscara coronagráfica integrante do MIRI para bloquear a luz intensa do par binário, o objeto espacial cerca de 10 mil vezes menos luminoso que Alpha Centauri A, foi revelado em uma órbita elíptica a aproximadamente 2 vezes a distância entre o Sol e a Terra de seu astro hospedeiro.
Em observações posteriores, em fevereiro e abril de 2025, o objeto aproximadamente do tamanho de Saturno não foi detectado novamente.
O potencial novo planeta, pode ter se movimentado muito perto de Alpha Centauri A, o que teria impedido sua posterior detecção pelo J. Webb.
Novas observações serão necessárias para confirmar a existência do novo planeta em torno de Alpha Centauri A.
Imagem da Capa – Concepção artística do possível novo planeta em Alpha Centauri – Em primeiro plano o gigante gasoso. No canto superior esquerdo Alpha Centauri A. No canto superior direito Alpha Centauri B. Entre elas o nosso sol como o pequeno ponto mais luminoso na direção da constelação de Cassiopéia visto a partir de Centauri – Fonte: NASA, ESA, CSA, STScI, Robert L. Hurt (Caltech / IPAC)





