Nova espécie de árvore frutífera é descoberta na mata atlântica no Rio de Janeiro

Uma nova espécie de árvore, a 𝘚𝘪𝘱𝘩𝘰𝘯𝘦𝘶𝘨𝘦𝘯𝘢 𝘤𝘢𝘳𝘰𝘭𝘺𝘯𝘢𝘦, da família das Myrtaceae foi identificada na mata atlântica por cientistas do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, da Universidade de Brasília e da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

O nome científico da nova árvore, foi uma homenagem à pesquisadora Carolyn E. B. Proença, da Universidade de Brasília.

Os pesquisadores Thiago Fernandes e João Marcelo Braga e seus colegas estavam acompanhando o espécime desde 2018, observando o desenvolvimento e a frutificação da planta e coletando dados para embasar os seus estudos.

A árvore, pode chegar a 7 metros de altura. Ela é parente de outras árvores conhecidas, como as jabuticabeiras, jambos, araçás e pitangas.

Essas espécies são endêmicas, isto é, são restritas a certas regiões e a determinados biomas pelas características específicas de condições ambientais limitantes das áreas em que ocorrem.

A descoberta foi publicada em julho de 2024 na Revista Ciêntífica Brittonia, do Jardim Botânico de Nova York. A Siphoneugena carolynae é a décima terceira espécie do gênero Siphoneugena conhecida até hoje.

O local onde o indivíduo arbóreo foi estudado faz parte de uma antiga fazenda e já foi explorado por Charles Darwin em 1832, há quase 200 anos portanto.

Trata-se do Monumento Natural Municipal de Pedra de Itaocaia, uma unidade de conservação localizada em Maricá, estado do Rio de Janeiro, próximo ao Parque Estadual da Serra da Tiririca onde o único exemplar foi encontrado.

Frutos da Siphoneugena carolynae – Foto: Thiago Fernandes

A mata atlântica e todos os demais biomas brasileiros abrigam muitas especies ainda totalmente desconhecidas pela ciência.

Estima-se que cerca de 4000 espécies de árvores ainda não foram catalogadas na américa do sul e em torno de 9000 espécies podem ainda estar esperando para serem descobertas em todo o globo.

Por que a descoberta desta nova espécie é importante? Além de aumentar o conhecimento sobre a biodiversidade, essa descoberta reforça a importância das áreas protegidas para a conservação de espécies raras e endêmicas.

Além disso, é de extrema relevância o contínuo aporte de investimentos em pesquisas e conservação das áreas naturais, a fim de garantir que mais espécies desconhecidas possam ser identificadas e protegidas.

Bibliografia

FERNANDES, Thiago, et al. Siphoneugena carolynae (Myrtaceae), a new species from the Brazilian Atlantic Forest. Brittonia, a Journal Systematic Botany [S.I]. New York, EUA, julho de 2024. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s12228-024-09784-0. Acesso em 03/09/2024 às 16:30 h.

REINEHR, Patryck. Descoberta de nova espécie de árvore frutífera, Siphoneugena carolynae, no Rio de Janeiro. Super Rádio Tupi 96,5 FM [S.I]. Rio de Janeiro, Agosto de 2024. Disponível em: https://www.tupi.fm/brasil/descoberta-de-nova-especie-de-arvore-frutifera-siphoneugena-carolynae-no-rio-de-janeiro/. Acesso em 03/09/2024 às 16:50 h.

ARAUJO, Camila. Nova espécie de árvore frutífera, parente da jabuticabeira é descoberta em Maricá, no Rio. Um Só Planeta [S.I]. Disponível em: https://umsoplaneta.globo.com/biodiversidade/noticia/2024/08/19/nova-especie-de-arvore-frutifera-parente-da-jabuticabeira-e-descoberta-em-marica-no-rio.ghtml. Acesso em 03/09/2024 às 17:55 h.

VENTURA, Larissa. Nova espécie de árvore frutífera, inédita no mundo, é descoberta em Maricá. Diário do Rio. RJ, agosto de 2024. Disponível em: https://diariodorio.com/nova-especie-de-arvore-frutifera-inedita-no-mundo-e-descoberta-em-marica. Acesso em 03/09/2024 às 18:45 h.

CAMARGO, Suzana. South America hosts nearly half of 9,000 tree species unknown to science. Mongabay. [S.I]. Amazônia, Março de 2022. Disponível em: https://news.mongabay.com/2022/03/south-america-hosts-nearly-half-of-9000-tree-species-unknown-to-science/. Acesso em 03/09/2024 às 19:35 h.

Imagem da capa Siphoneugena carolynae – Foto: Thiago Fernandes.

 

* O conteúdo do site é produzido a partir de fatos concretos e de conhecimento baseado em evidências. Novas informações e ou avanços da ciência podem ensejar atualizações e aprimoramentos. Encontrou algum equívoco? Reporte-nos! *
Foto de Jefferson Alvarenga

Jefferson Alvarenga

Jefferson Alvarenga é criador e editor do Site Biota do Futuro. Biólogo, Pós Graduado em Gestão da Saúde Ambiental e em Imunologia e Microbiologia. Apaixonado por educação, pesquisa e por divulgação científica.

Como citar este conteúdo: ALVARENGA, Jefferson. Nova espécie de árvore frutífera é descoberta na mata atlântica no Rio de Janeiro. Biota do Futuro. Betim, 3 de setembro de 2024. Disponível em: https://www.biotadofuturo.com.br/nova-especie-de-arvore-frutifera-e-descoberta-na-mata-atlantica-no-rio-de-janeiro/. Acesso em 04/10/2025 às 11:43 h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News Letter

Inscreva-se e receba nossas atualizações

    Em cerca de 250 Milhões de anos surgirá um novo supercontinente dizem cientistas
    22 fev

    Em cerca de 250 Milhões de anos surgirá um novo supercontinente dizem cientistas

    A estrutura da Terra é composta por crosta, manto superior,

    Linha de Wallace, um limite natural que separa duas biotas distintas
    22 jun

    Linha de Wallace, um limite natural que separa duas biotas distintas

    A Linha de Wallace é um limite biogeográfico, uma barreira

    Surpreendente recuperação do gelo da Antártida intriga cientistas
    16 maio

    Surpreendente recuperação do gelo da Antártida intriga cientistas

    O extremo sul do planeta apresentou de forma absolutamente intrigante

    Tucano do peito amarelo
    11 set

    Tucano do peito amarelo

    Aves do Brasil - Veja o Vídeo [video width="1920" height="1080"

    Incêndios florestais no Brasil, fumaça aumentará e chegará no extremo sul da américa latina
    09 set

    Incêndios florestais no Brasil, fumaça aumentará e chegará no extremo sul da américa latina

    Buenos Aires e Montevideo também também serão atingidos pela fumaça

    Quais os únicos mamíferos que põem ovos? Vamos conhecê-los?
    18 jun

    Quais os únicos mamíferos que põem ovos? Vamos conhecê-los?

    Os monotremados são os únicos mamíferos que põem ovos. Atualmente,

    Ecossistema incrível é revelado após desprendimento de iceberg na Antártida
    05 abr

    Ecossistema incrível é revelado após desprendimento de iceberg na Antártida

    Um gigantesco iceberg do tamanho da cidade de Chicago nos

    Incêndios recordes na amazônia: fumaça tóxica chega ao sul do Brasil
    04 set

    Incêndios recordes na amazônia: fumaça tóxica chega ao sul do Brasil

    Todos têm acompanhado pela mídia que o Brasil tem passado