Inédito: Cientistas registram em vídeo, momento exato em que um coração se forma

PUBLICIDADE


Um registro absolutamente incrível envolvendo a fisiologia do desenvolvimento animal foi feito por pesquisadores do University College London (UCL), Inglaterra.

Pela primeira vez os cientistas desta Universidade lograram êxito em capturar em tempo real o momento exato em que o coração de um embrião começa a se formar em um mamífero.

O vídeo mostra as células cardíacas, ainda nos primeiros momentos da vida, se organizando de forma surpreendentemente coordenada no embrião de um camundongo vivo.

As células envolvidas no processo de formação do coração se movimentam com precisão desde os estágios iniciais do desenvolvimento, revelando um propósito definido.

As imagens foram obtidas durante 40 horas de observação onde os cientistas acompanharam o processo de gastrulação fazendo uma tomada a cada 2 minutos da atividade celular.

A gastrulação é a etapa em que as células embrionárias começam a se especializar e a se organizar nas estruturas primordiais que culminam com a formação dos diversos tecidos e órgãos do corpo dos animais.

Foi utilizada a técnica de microscopia avançada de lâmina de luz para observar os processos celulares em alta resolução para a realização do estudo e obtenção do vídeo.

Marcadores luminescentes foram usados para realçar os cardiomiócitos em diferentes cores, oportunizando que essas células elementares do coração pudessem ser observadas desde o início de sua gênese embrionária.

As observações em tempo real mostraram que as células seguem trajetórias definidas desde o início, cada grupo se direcionanto para uma estrutura específica do órgão central do sistema circulatório em formação.

Assista ao vídeo

O video em time-lapse mostra que as células cardíacas se organizam e estabelecem um movimento direcional muito antes do que se sabia até agora.

O trabalho mostra as células multipotentes se movendo, se dividindo e formando o órgão em sua versão primária, já com o formato característico desde os estágios iniciais de maneira espontânea.

As células multipotentes são aquelas que têm a capacidade de se diferenciar em outros tipos mais específicos, de uma determinada linhagem, como as células do coração por exemplo.

As células observadas não se moveram de forma aleatória, elas obedeceram a um direcionamento, adotando caminhos específicos, algumas se dirigiram para formar os ventrículos – as câmaras de bombeamento do coração – e outras se encaminharam para formar os átrios – por onde o sangue entra no órgão, vindo do corpo e dos pulmões.

O feito se constitui em um novíssimo avanço da ciência do desenvolvimento embrionário. O trabalho foi publicado no The EMBO Journal e amplia as esperanças para mais pesquisas envolvendo os defeitos congênitos cardíacos que acometem milhares de bebês mundo afora todos os anos.

Bibliografia

ABUKAR, Shayma et al. Early coordination of cell migration and cardiac fate determination during mammalian gastrulation. The EMBO Journal [S.I]. Heidelberg, Alemanha, Maio de 2025. Disponível em: https://www.embopress.org/doi/full/10.1038/s44318-025-00441-0. Acesso em 17/05/2025 às 9:25 h.

UCL. Scientists film the heart forming in 3D earlier than ever before. UCL News [S.I]. Londres, Inglaterra, Maio de 2025. Disponível em: https://www.ucl.ac.uk/news/2025/may/scientists-film-heart-forming-3d-earlier-ever. Acesso em 17/05/2025 às 10:30 h.

Imagem da Capa – Coração em formação – Foto University College London – UCL – Reprodução – Disponível em: hearttube-fotor-20250512163858.jpg (768×480)

* O conteúdo do site é produzido a partir de fatos concretos e de conhecimento baseado em evidências. Novas informações e ou avanços da ciência podem ensejar atualizações e aprimoramentos. Encontrou algum equívoco? Reporte-nos! *
Foto de Jefferson Alvarenga

Jefferson Alvarenga

Jefferson Alvarenga é criador e editor do Site Biota do Futuro. Biólogo, Pós Graduado em Gestão da Saúde Ambiental e em Imunologia e Microbiologia. Apaixonado por educação, pesquisa e por divulgação científica.

Como citar este conteúdo: ALVARENGA, Jefferson. Inédito: Cientistas registram em vídeo, momento exato em que um coração se forma. Biota do Futuro. Betim, 17 de maio de 2025. Disponível em: https://www.biotadofuturo.com.br/inedito-cientistas-registram-em-video-momento-exato-em-que-um-coracao-se-forma/. Acesso em 10/01/2026 às 19:47 h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News Letter

Inscreva-se e receba nossas atualizações

    Betim prepara escolas para a volta às aulas
    25 jan

    Betim prepara escolas para a volta às aulas

    Nesse ano de 2025 o início do ano letivo está

    Crise humanitária persiste em Terra Yanomami
    22 nov

    Crise humanitária persiste em Terra Yanomami

    A Terra Yanomami é o maior território indígena do Brasil com quase 10 milhões de hectares compreendendo domínios dos estados do Amazonas e Roraima

    Pantanal tem 10.825 hectares queimados em janeiro de 2025
    01 mar

    Pantanal tem 10.825 hectares queimados em janeiro de 2025

    sOs incêndios no bioma Pantanal continuam destruindo os riquíssimos recursos

    Estrela com a menor quantidade de metais já descoberta foi formada logo após o Big Bang, dizem astrônomos 
    10 dez

    Estrela com a menor quantidade de metais já descoberta foi formada logo após o Big Bang, dizem astrônomos 

    As estrelas formadas em períodos muito próximos à origem do universo, são quase totalmente desprovidas de elementos pesados

    Infecção viral tem sobrecarregado hospitais na China e preocupa OMS
    16 jan

    Infecção viral tem sobrecarregado hospitais na China e preocupa OMS

    Infecções por um vírus respiratório que causa fortes sintomas gripais,

    O que é biologia da conservação?
    03 nov

    O que é biologia da conservação?

    A disciplina, surgiu em 1978 na Primeira Conferência Internacional em