Incêndios recordes na amazônia: fumaça tóxica chega ao sul do Brasil

Todos têm acompanhado pela mídia que o Brasil tem passado por eventos de incêndios florestais sem precedentes desde o ano de 2023, tendo o quadro se agravado sobremaneira em 2024.

Praticamente todos os biomas brasileiros têm sido afetados especialmente a amazônia e o pantanal, importantíssimos pela biodiversidade ímpar que abrigam em nosso território.

Os reflexos destes incêndios têm sido sentidos em todo o Brasil. Muita fumaça, ar seco, maior incidência de doenças do trato respiratório, com as quais sofrem mais os idosos e as crianças principalmente.

Agora, a fumaça proveniente dos incêndios recordes que ocorrem na amazônia chegou ao sul do Brasil. A situação é muito grave.

A empresa de metereologia Metsul e a Empresa de Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina -Epagri -já tinha alertado para a possível ocorrência desta situação adversa que agora se confirmou. É o que noticiaram a Jovem Pan News e o Estadão.

Um corredor de ventos transporta a fumaça ao longo de milhares de quilômetros de norte a sul da américa latina e decorre de condições climáticas favorecidas por correntes que são provenientes do oceano atlântico, passando pela amazônia, sendo então forçado pela cordilheira dos andes a tomar o rumo mais ao sul.

Focos de incêndio na Amazônia – Imagem de satelite – Condições meteorológicas criaram um corredor de ventos que transporta a fumaça ao longo de quilômetros, de norte a sul da América Latina

Esse mesmo fenômeno transporta umidade da floresta formando quando em condições favoráveis de umidade, temperatura e pressão, os chamados RIOS VOADORES.

Segundo a MetSul essa corrente de ventos que transporta ar quente acaba trazendo a fumaça dos incêndios que ocorrem na amazônia transitando a cerca de 1500 metros de altitude.

As imagens de satélite mostram que a fumaça tem origem de forma geral no norte do país.

Foram identificados 3432 focos de calor na amazônia entre 21 h do dia 01/09 até 21 horas do dia 02/09. O número superou os 3224 focos de calor registrados em 30 de agosto. Essas informações são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE.

O efeito da fumaça na atmosfera reflete em tons de cinza no céu e as cores do nascer e o por do sol se tornam mais realçadas. São previstas ondas de calor no sul em razão destas correntes de ar quente.

Capa – Foto de DANIEL DOS SANTOS GONCALVES: https://www.pexels.com/pt-br/foto/noite-grama-fogo-incendio-27083694/

* O conteúdo do site é produzido a partir de fatos concretos e de conhecimento baseado em evidências. Novas informações e ou avanços da ciência podem ensejar atualizações e aprimoramentos. Encontrou algum equívoco? Reporte-nos! *
Foto de Jefferson Alvarenga

Jefferson Alvarenga

Jefferson Alvarenga é criador e editor do Site Biota do Futuro. Biólogo, Pós Graduado em Gestão da Saúde Ambiental e em Imunologia e Microbiologia. Apaixonado por educação, pesquisa e por divulgação científica.

Como citar este conteúdo: ALVARENGA, Jefferson. Incêndios recordes na amazônia: fumaça tóxica chega ao sul do Brasil. Biota do Futuro. Betim, 4 de setembro de 2024. Disponível em: https://www.biotadofuturo.com.br/incendios-recordes-na-amazonia-fumaca-toxica-chega-ao-sul-do-brasil/. Acesso em 04/10/2025 às 11:43 h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News Letter

Inscreva-se e receba nossas atualizações

    Mariposas usam estrelas como orientação durante rota migratória, sugere pesquisa
    06 jul

    Mariposas usam estrelas como orientação durante rota migratória, sugere pesquisa

    Todos os anos durante a primavera milhares de mariposas da

    Fóssil de anfíbio gigante mais antigo que os dinossauros é encontrado no Rio Grande do Sul
    06 maio
    Terapia combinada poderá restaurar células produtoras de insulina e reverter diabetes
    25 jul
    Animais peçonhentos e animais venenosos, qual a diferença?
    22 maio

    Animais peçonhentos e animais venenosos, qual a diferença?

    Imagine um reservatório com água mas sem nenhum meio que

    Alteração do polo magnético da Terra tem colocado cientistas em alerta
    14 jul

    Alteração do polo magnético da Terra tem colocado cientistas em alerta

    O planeta Terra possui um Polo Norte Geográfico, relacionado à

    Exoplaneta com possível oceano de água líquida é descoberto pelo telescópio James Webb
    11 jul

    Exoplaneta com possível oceano de água líquida é descoberto pelo telescópio James Webb

    Um exoplaneta orbitando uma estrela "vizinha" ao Sistema Solar, com

    Brasil ultrapassa 1 milhão de casos de Dengue em 2025
    23 abr

    Brasil ultrapassa 1 milhão de casos de Dengue em 2025

    É alarmante, o número de possíveis casos de Dengue já