A cidade de Betim tem promovido desde o início da gestão do Prefeito Heron Guimarães uma ampla reforma administrativa, visando a transformar o município em um polo de tecnologia e eficiência pública.
Avanços foram realizados nos últimos meses no sentido de buscar a implementação de um instrumento moderno, idealizado para transformar a gestão pública de Betim em um verdadeiro modelo.
Um sistema inovador com a missão de gerar soluções que possam redesenhar serviços, implementar a simplificação de processos, acelerar o que funciona, corrigir o que não funciona e criar novas ferramentas e metodologias que melhorem a vida dos cidadãos.

Assim surgiu a Fundação Beta, lançada nesta terça feira dia 02/07, em evento realizado no Teatro Municipal da cidade, com a presença de diversos convidados, autoridades e a participação da imprensa local.
A Beta, Fundação Pública de Pesquisa e Tecnologia Avançada do Município de Betim, é uma entidade municipal, com personalidade jurídica de direito público e autonomia administrativa e financeira.
Ela nasce com o compromisso da transparência, da escuta pública e tendo a comunicação como pilar para a construção de uma sociedade bem informada, crítica e participativa.
O propósito é modernizar a gestão pública, fomentar o desenvolvimento tecnológico e construir um futuro mais inteligente e sustentável para o município.
Suas diretrizes abrangem a promoção da ciência e da inovação como instrumentos de transformação social, desenvolvimento econômico e melhoria dos serviços públicos.
O objetivo é cuidar de quem vive na cidade com excelência através de soluções de governança mais ágeis, mais humanas, baseadas em metodologias administrativas de ponta, aplicadas em políticas públicas de forma prática, para além do discurso.
Um novo ciclo de desenvolvimento, envolvendo gestão de dados, inteligência e presença pública a serviço de quem mais importa, a população de Betim. É o que propõe a Fundação Beta.

Entre algumas propostas basilares da fundação está a implementação de um Parque Tecnológico Municipal, que servirá como ecossistema para aproximar universidades, empresas e o poder público, com vistas ao fomento de pesquisas científicas voltadas às demandas locais.
A inclusão digital e social, o apoio ao empreendedorismo, o gerenciamento da propriedade intelectual e o estabelecimento de parcerias nacionais e internacionais para transferência de conhecimento e intercâmbio, são responsabilidades que serão atribuídas à Beta a partir de sua implementação.

A Fundação Beta emerge com o compromisso da transparência, da escuta pública e tendo a comunicação, como pilar para a construção de uma sociedade bem informada, crítica e participativa.
Além disso, irá realizar estudos e projetos voltados à digitalização de processos e à modernização da gestão pública municipal. Um centro criado para pensar a cidade com visão estratégica no futuro, mas com ações concretas no presente.
A difusão do conhecimento, o diálogo, o incentivo à cidadania participativa, serão também ferramentas a serem usadas para a valorização das boas práticas de gestão pública e a busca pela melhoria contínua dos processos.
Nykison Linhares, Presidente da Fundação Beta, destacou durante o evento de lançamento da entidade, o significado deste importante marco na história de Betim.
“Este é um pacto com o futuro. Iniciamos esse processo ouvindo quem está na ponta, com a criação do grupo ‘Antenas’ — formado por servidores de todas as secretarias, que nos ajudaram a mapear gargalos, propor soluções e desenhar estratégias de modernização da gestão pública.
“A Fundação Beta terá a missão de criar soluções para os cidadãos e servidores, fomentar parcerias e impulsionar políticas públicas mais eficazes. E é com o envolvimento direto de cada servidor e cada cidadão – que serão ouvidos e valorizados – que vamos avançar, passo a passo, nessa transformação” – esclareceu Nykson, que também enfatizou que, “a admintração púbica dexará de ser passiva, se tornando ativa, indo de encontro ao cidadão”.
Também durante o evento, o Prefeito Heron Guimarães explicou: “Nesta noite, estamos conectando tecnologia às pessoas. Não estamos falando apenas de futuro — o que estamos fazendo aqui é agir no presente, com os olhos voltados para o que virá”.
“Vamos aproximar a gestão do cidadão e usaremos dados para garantir serviços públicos mais eficientes. Com esse suporte técnico, humano e tecnológico, vamos transformar a nossa forma de governar” – completou o Prefeito.
A Vice-Presidente da Fundação Beta, Marcela Lorhana, falando sobre as diretrizes da nova instituição, enfatizou em seu discurso que “as pessoas devem estar no centro das soluções”, como parâmetro de uma administração moderna, baseada em tecnologia e inteligência.
A Vice-Prefeita Cleusa Lara, agradeceu ao Prefeito Heron Guimarães por ter abraçado o projeto de eficiência pública representado pela Fundação Beta, realçando a importância da ciência como ferramenta de inclusão social.
A proposta da Fundação Beta de aproximar a gestão dos cidadãos betinenses será baseada em quatro premissas básicas, união, inovação, estratégia e tecnologia aplicada.
Com Informações da Prefeitura Municipal de Betim – Superintendência de Imprensa – SECOM – Vivi Martinelli – Divulgação
Imagem do texto – Prefeito de Betim Heron Guimarães discursa durande o lançamento da Fundação Beta – Foto PMB – Divulgação
Imagem do texto – Cleusa Lara vice Prefeita de Betim discursa durante a cerimônia de lançamento da Fundação Beta – Foto PMB – Diulgação
Imagem da capa – Nykison Linhares Presidente da Fundação Beta – Betim MG – Foto – Biota do Futuro






Respostas de 2
Parabéns pelo projeto!
união, inovação, estratégia e tecnologia são realmente a base para a tão esperada inclusão social.
Parabéns ao governo pela iniciativa e ao site Biota do futuro pela ótima divulgação.