Pesquisar

Falando à imprensa mundial, Papa Leão XIV, defendeu a liberdade de expressão e pediu a libertação de “jornalistas presos por terem buscado e relatado a verdade”

Mesmo não sendo um assunto direto do escopo de trabalho de muitos veículos de imprensa, como aqueles que lidam especificamente com divulgação científica por exemplo, esta semana, uma declaração do Papa Leão XIV, tocou profundamente a todos os que estão envolvidos com a comunicação e a produção e a divulgação de notícias, independente da sua linha de conteúdo.

Na última segunda-feira dia 12/05/2025, o Papa Leão XIV se reuniu em um encontro com a imprensa mundial na Sala Paulo VI, no Vaticano, informou o Vatican News em Português em sua conta no Instagran.

O Pontífice agradeceu na oportunidade, o trabalho dos jornalistas que cobrem as notícias da igreja, especialmente desde o momento em que o trono de São Pedro ficou vago pelo falecimento do Papa Francisco, até os eventos que culminaram com sua eleição.

“Agradeço o trabalho que realizaram e realizam neste tempo que para a Igreja, é essencialmente um tempo de Graça”, afirmou o Papa.

Assista ao Video

Leão XIV pediu, “não à guerra de palavras e das imagens, devemos rejeitar o paradigma da guerra”. E reiterou “a solidariedade da Igreja aos jornalistas presos por terem buscado e relatado a verdade”, pedindo sua libertação.

O sofrimento destes jornalistas (…) interpela a consciência das Nações e da comunidade internacional, chamando-nos a todos a salvaguardar o bem precioso da liberdade de expressão e de imprensa.”

“Penso naqueles que relatam a guerra mesmo à custa da própria vida, a coragem de quem defende a dignidade, a justiça e o direito dos povos à informação, porque só os povos informados podem fazer escolhas livres.

“Felizes os que promovem a paz”, disse o Papa, citando o Sermão da Montanha.

“Esta é uma bem-aventurança que nos interpela a todos e chama quem trabalha nos meios de comunicação “ao compromisso de levar adiante uma forma de comunicação diferente, que não busque o consenso a todo custo, não se revista de palavras agressivas, não abrace o modelo da competição, não separe nunca a busca da verdade do amor com que devemos humildemente buscá-la”.

“O modo como comunicamos é de fundamental importância”. “A paz começa em cada um de nós: no modo como olhamos, ouvimos e falamos dos outros”.

“Um dos desafios mais importantes hoje é promover uma comunicação capaz de nos tirar da “Torre de Babel” em que nos encontramos” – exortou Leão XIV.

Importantíssima a fala do Papa, principalmente nestes tempos sombrios, em que certos governantes mundo afora, buscam pretextos para censurar a todo custo os meios de comunicação e as redes sociais, sob o manto obscuro de pretensa regulação contra excessos, escondendo suas verdadeiras intenções, que é a de implantar um regime de monopólio de narrativas, digno das maiores ditaduras e dos piores tiranos que já passaram pelo nosso planeta.

* O conteúdo do site é produzido a partir de fatos concretos e de conhecimento baseado em evidências. Novas informações e ou avanços da ciência podem ensejar atualizações e aprimoramentos. Encontrou algum equívoco? Reporte-nos! *


Foto de Jefferson Alvarenga

Jefferson Alvarenga

Jefferson Alvarenga é criador e editor do Site Biota do Futuro. Biólogo, Pós Graduado em Gestão da Saúde Ambiental e em Imunologia e Microbiologia. Apaixonado por educação, pesquisa e por divulgação científica.

Como citar este conteúdo: ALVARENGA, Jefferson. Falando à imprensa mundial, Papa Leão XIV, defendeu a liberdade de expressão e pediu a libertação de “jornalistas presos por terem buscado e relatado a verdade”. Biota do Futuro. Betim, 15 de maio de 2025. Disponível em: https://www.biotadofuturo.com.br/falando-a-imprensa-mundial-papa-leao-xiv-defendeu-a-liberdade-de-expressao-e-pediu-a-libertacao-de-jornalistas-presos-por-terem-buscado-e-relatado-a-verdade/. Acesso em 19/05/2025 às 08:22 h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

News Letter

Inscreva-se e receba nossas atualizações