Segundo informativo do Pacto Contra a Fome de junho de 2025, “cerca de três em cada quatro pessoas nas regiões Norte (75,3%) e Nordeste (81,7%) não têm renda suficiente para cobrir o custo de uma dieta minimamente saudável e arcar com outras despesas básicas”.
“Cerca de três em cada quatro pessoas nessas regiões estariam excluídas, do ponto de vista monetário, de um padrão alimentar minimamente adequado” – diz a organização.
O informe ainda aponta que “No Sul e Sudeste, os percentuais são menores: 56,6% e 66,6%, respectivamente”.
“Entretanto, mesmo nessa regiões, mais da metade da população enfrenta barreiras econômicas para garantir o acesso integral à alimentação adequada junto a outras despesas.”
“Essa assimetria regional reforça o diagnóstico de que o problema da insegurança alimentar no Brasil não é apenas resultado de choques inflacionários, mas decorre da combinação persistente entre baixa renda, desigualdade territorial e restrições estruturais no acesso a alimentos saudáveis” – concluiu a instituição.
Imagem da capa – Alimentação – Foto de cottonbro studio – pexels.com – Disponível em: https://www.pexels.com/pt-br/foto/pao-placa-prato-pessoa-6003063/